O Drama do Século
Inquestionavelmente a droga é hoje o maior problema do país. Ela se alastrou e hoje praticamente toma conta de todo território chegando às mais longínquas comunidades. O Estado é responsável e deve medidas eficazes para eliminar esta praga que desestrutura a família brasileira.
Ampliação do aparato policial parece ser a única solução que encontram nossas autoridades. Uma solução questionável se a considerarmos de forma isolada. A violência das ações policiais é necessária em casos extremos e eficaz se forem usadas concomitantemente com outras estratégias que podem atacar o cerne do verdadeiro problema. Prender traficantes e viciados não desmonta completamente a organização criminosa. Se prenderem só os viciados, os traficantes sentirão inicialmente, mas logo se reorganizarão transferindo seu "negócio" pra outro lugar. Se prenderem apenas os traficantes, estes logo serão substituídos por outros que retomarão o fornecimento das drogas. Promover o tratamento para viciados seria um complemento a essas ações em busca da solução.
Entretanto todas essas ações não surtirão um efeito totalmente positivo se não forem atreladas à educação de base. Aqui retomo a teoria da necessidade de ser dada à criança e ao adolescente uma educação sólida que sirva de extensão do ambiente familiar. Quando falo em educação não me refiro apenas na alfabetização, mas na profissionalização e nos ensinamentos de moral e civismo há muito abolidos das escolas. Só fornecendo atrativos à criança para estimulá-la a uma permanência em tempo integral na escola com conforto, alimentação saudável e educação para a vida, poderemos vislumbrar um futuro não muito distante longe das drogas. Numa escola estimulante e com uma formação sólida a criança não se sentirá atraída pelos marginais e consequentemente permanecerá longe das drogas. Esta é uma medida emergencial que deve ser abraçada por todos os dirigentes sérios e comprometidos com a população.
Paulo Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário