FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Di Polytikos&Di Polytika

Ano eleitoral já começou

A partir de 1º de janeiro, propaganda e programas sociais têm limitações.

O primeiro dia de 2012 marca o início do calendário eleitoral no ano em que os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. A população e os órgãos fiscalizadores deverão ficar de olhos abertos para os candidatos à reeleição quanto às regras para publicidade institucional a partir deste domingo.
A propaganda institucional é liberada até o dia 7 de julho, mas não é permitido exceder a média do que foi gasto nos três anos que antecederam as eleições.
Outra regra importante é que de acordo com o calendário eleitoral, a partir deste domingo (1º) está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos.
 

A lei só abre exceção para casos de calamidade pública ou emergência e de programas sociais em andamento, legalmente autorizados e que tenham aparecido no orçamento do ano anterior.

Outra proibição é para a continuidade de programas sociais oferecidos por entidades vinculadas a um eventual candidato nas eleições de 2012 como acontece com vários candidatos a vereador.

Pesquisas eleitorais
A partir deste domingo, também passa a valer a obrigatoriedade de registro na Justiça Eleitoral de pesquisa de intenção de voto para as eleições municipais deste ano. A lei determina que a pesquisa deve ser registrada pelo menos cinco dias antes da divulgação.
Poderão ser consultadas no sistema de acompanhamento da Justiça Eleitoral, informações como quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos empregados no trabalho, nome de quem pagou, metodologia, período de realização da pesquisa e margem de erro.

Na prática
Nada disso faz efeito se não houver seriedade na aplicação das sanções que a legislação prescreve em caso de infração a qualquer de seus itens. Outro fator importante é que toda população fique atenta e aprenda que só fiscalizando e denunciando é que se consegue um nível de moralização satisfatório.

Atos obscuros na Câmara
Continuam os problemas de suposta irregularidade nos atos da atual mesa diretora da Câmara de Marechal Deodoro.

Face os últimos atos de interesse do prefeito Cris Matheus estarem sendo aprovados por parte dos vereadores da bancada situacionista (os vereadores chamados pela população por catengas) com a possibilidade não terem respaldo legal e, conseguintemente sem efeito legal, as tramóias para modificação deste quadro estão sendo agigantadas. Como se sabe, a aprovação do Orçamento para 2012 e do TCC da Saúde foram aprovados às escondidas dos vereadores da oposição e sem que lhes fosse dado o direito de tomar conhecimento do teor dos referidos instrumentos. O fato ocorrido (e já noticiado) foi comprovado até por certidão emitida pela Srª Anete, secretária da Câmara.
Vereadores da bancada do prefeito Cris Matheus

Outro problema é que, mesmo com esta manobra para despistar os três opositores à administração Cris Matheus (prefeito) e do Delegado Abelardo (presidente da Câmara), só se encontravam presentes à sessão secreta cinco dos edis, número insuficiente para aprovação do Orçamento (2/3). O vereador Juscelino (sexto membro) se encontrava naquele dia em viagem ao visinho estado de Pernambuco. A cópia da ata da tal sessão foi alvo de pedido verbal do vereador Elio Junior - Boneco e reforçada por requerimento protocolado no início desta semana. O que se comenta nos bastidores, pois ninguém quer falar sobre o assunto, é que ainda não foi fornecido o documento na esperança de que convençam Juscelino a assinar a lista de presença, mesmo não tendo comparecido. Só com a assinatura do sexto vereador a aprovação do Orçamento para 2012 seria válida.
A futricada anda dizendo que Juscelino hoje só assina se for muito bem remunerado, mas nada pode ser comprovado. A população anda com a pulga atrás da orelha diante de tanta irregularidade acompanhada de tanta omissão e ostracismo de quem poderia através da justiça reverter o quadro de desmando na política deodorense.


Quatro Regras para o Abastecimento Seguro de seu carro


1) Desligue o Motor
2) Não Fume
3) Não use seu telefone celular - deixe-o dentro do veículo ou desligue-o preferencialmente
4) Não retorne ao seu veículo durante o abastecimento

Se for retornar ao seu veículo durante o abastecimento e antes de retirar o bocal da bomba, nunca se esqueça de TOCAR EM UM METAL; assim você estará se descarregando da eletricidade estática. São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas.
O Senhor Bob Renkes, do Petroleum Equipment Institute, promove uma campanha para informar dos riscos de incêndios causados pela "eletricidade estática" em postos de gasolina. Sua empresa, já investigou 150 casos desse tipo de incêndio.
Você poderá obter maiores esclarecimentos acessando http://www.pei.org/. Uma vez conectado, clique no centro da tela onde está escrito "Stop Static".

Nenhum comentário:

Postar um comentário