FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lagos, Lagoas e Lagunas
alagoasminhaterra.blogspot.com
Têm existido dúvidas quanto à conceituação das nossas Manguaba e Mundaú. Tanto que a orla de Marechal Deodoro tem sido denominada de lagunar. Tomando-se como correta a denominação da Maguaba como lagoa, a orla deveria ser lagoar. Portanto para se tirar as dúvidas, recorremos aos conceitos emitidos pelos doutos no assunto. Fomos ao site aguacorrenteong.wordpress.com e lá encontramos o seguinte:

Lagoa Rodrigo de Freitas
A Lagoa é uma porção de água cercada por terra. Diferente do que muitos pensam, em conceito, a lagoa é menor do que um lago.
Lago de Sobradinho
O Lago tem a estrutura de uma lagoa, porém, conceituadamente apresenta um tamanho maior. Além disso, o lago é uma depressão natural, sua água pode ser proveniente de chuva, de uma nascente local, ou de um curso de água.
Laguna dos Patos
A Laguna é uma depressão formada por água salobra ou salgada que se localiza em bordas litorâneas e se comunicam com o mar através de um canal. As lagunas quase não são citadas hoje em dia, sendo quase sempre, erradamente, chamadas de ”lagoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário