FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

FATOS&FUTRYKAS

Buraco esquecido
Comunidade do Sitio Buraco do Priquito se revolta pela situação de desprezo em que se encontra. Segundo alguns moradores da localidade, a prefeitura de Marechal Deodoro praticamente esqueceu seus habitantes que vêm enfrentando vários problemas. Entre eles, citam os moradores, existe a sede utilizada para comemorações da Escola Municipal Izaura Almeida dos Santos e do Esporte Clube Beira Rio (Time da comunidade), que nunca passou por nenhuma inspeção ou manutenção e hoje se encontra com rachaduras e risco de desabamento. A falta quase ausência de iluminação pública e o calçamento, há muitos anos esperado. Com a proximidade do período chuvoso o problema se agrava. A comunidade, se sentindo abandonada, gostaria que as autoridades responsáveis enxergassem a realidade do Sítio Buraco.

Parabéns

Nem tudo está perdido! Enquanto se mostra no dia a dia o desastre administrativo e o total desrespeito para com a população deodorense pela administração municipal de Marechal Deodoro, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), liderada por Deco Amorim e Raminho, está prestes a implantar importantes modificações no trânsito do Centro Histórico. Algumas ruas, por sua largura insuficiente e o crescente tráfego naquelas artérias, terão sentido único. A maior preocupação da direção do órgão é que pela grande mudança poderá existir resistência de alguns condutores em acatá-las pelo hábito e o comodismo. Outro aspecto importante é que depois de anos de criação da SMTT só agora os agentes poderão aplicar multas aos infratores, mas, segundo Raminho, isto só acontecerá depois de aproximadamente três meses de esclarecimentos e educação para as novas definições na sinalização de trânsito.


Sucessão da Situação
Mais uma vez a futricada comenta fervorosamente sobre os possíveis nomes que serão candidatos ao cargo maior do município de MD. Diante da iminente possibilidade de inelegibilidade do principal opositor a Cristiano Matheus , Danilo Damaso, os vereadores se assanham querendo participação na disputa. Parece ser unânime entre os edis que o vice do atual prefeito seja extraído de um dos membros da mesa diretora, deixando de fora o Bocão, o Fifi e até mesmo Euclydes Mello, ou quem Collor pensa indicar. O nome já existe, segundo a futricada nos corredores da Câmara e em breve poderemos anunciar.

Sucessão da Oposição
Entre os que fazem a oposição, o consenso é, indubitavelmente, o nome de Júnior Damaso que apresenta as melhores condições de superar o rolo compressor de Matheus e a quase unanimidade de adeptos entre os vereadores. Pelo menos pelas pesquisas, mesmo não autorizadas, Junior supera a preferência ao atual prefeito. Com a desistência (e agora a possível impossibilidade de Danilo ser o candidato) cresce o direcionamento da preferência popular para o seu sobrinho Junior, pessoa sem mácula, simpática e altamente solícita aos anseios da população. A única dúvida que ainda paira no ar é com relação ao seu parceiro de chapa: Cacá Rodas, Robson Rodas e agora o nome que está também em evidência que é o Deputado Marcos Barbosa. Barbosa pode vir a ser o parceiro ideal de Junior já que se coloca totalmente em oposição ao prefeito e tem livre trânsito entre os deodorenses, principalmente os alvirrubros.

Sem Chance 
Parece que finalmente a turma do prefeito Matheus conseguiu afastar a possibilidade de ter o ex-prefeito Danilo Dâmaso como principal adversário nas próximas eleições. A Câmara de Vereadores reprovou as contas do ex-prefeito acatando a recomendação do Tribunal de Contas, colocando assim o polêmico Danilo na condição de inelegível. O mais curioso é que, em passado não muito longínquo, Danilo teve as contas aprovadas por grande parte dos vereadores que aí estão, mesmo sob a mesma recomendação do TC.  Isto faz lembrar o adágio popular baseado na lenda de Teseu, aquele que matou o Minotauro e se tornou rei de Creta, que diz: “Rei Morto, Rei Posto”.


Oposição???
Mais uma (aparente) vitória do prefeito Matheus..., por enquanto, segundo a futricada! Diante dos últimos acontecimentos na egrégia casa de Tavares Bastos, a Câmara Municipal de Marechal Deodoro, a futricada já anda comentando que os resquícios de oposição sucumbiram. Não se percebe mais nenhuma ação, mesmo com relação à retomada da mesa diretora encabeçada pelo vereador Boneco. Tá tudo tão calmo que deixa o povão com a “pulga atrás das orelhas”. Nas últimas sessões os ditos opositores não comparecem ou deliberadamente chegaram atrasados permitindo que a turma de Matheus aprovasse e desaprovasse o que bem queriam. Na última sessão mais uma vez foi reeditada a votação do orçamento, diante da remota possibilidade de nulidade daquela outra realizada após o horário regulamentar e sobre a qual um vereador (da oposição) conseguiu uma declaração oficial que não haveria a reunião, mas não a usou como arma para anulá-la. O orçamento foi novamente aprovado e mais uma vez por apenas cinco vereadores ante a inadvertida ausência de um dos seguidores de Matheus. Reedição do erro, já que desta feita Juscelino compareceu e votou.

Oposição, onde estás?
Naquela Audiência Pública que tratou de um preparativo para elaboração de normas para controle da transparência nas contas públicas, não se viu nenhum vereador presente, mesmo os da situação, que pudessem dar alguma contribuição, já que são representantes do povo. Até o prefeito apareceu rapidamente, mas os edis não. Será que os problemas dos resíduos sólidos do município não seriam do interesse dos representantes do povo? Na outra audiência pública realizada no dia 23 sobre o problema do lixão (resíduos sólidos) mais uma vez não pareceu nenhum vereador. “Total indiferença para o que se faz com alguma seriedade”, comentou um integrante da prefeitura que se fez presente a reunião.

Lixão
Foi realizada no dia 23 passado uma audiência pública que, segundo Erickson Melo, Secretário Municipal de Meio Ambiente de MD, teve como principal finalidade discutir e divulgar as medidas que estão sendo tomadas para resolver o grave e crônico problema do lixão em Marechal Deodoro. Entre as medidas apontadas chegou-se a conclusão que uma usina de compostagem seria a forma ideal, pois representa a reutilização de materiais recuperáveis e recicláveis, transformação de matérias orgânicas em substâncias humicas (adubo) e aterro sanitário dos resíduos inaproveitáveis (o restante do lixo). Desta forma, além de resolver o problema do meio ambiente, gera emprego legal para os catadores e produz adubo para ser utilizado na agricultura local. Para tal já está negociado um terreno no lado oposto do atual lixão distando aproximadamente 5Km do atual. Falta agora “por a mão na massa” e partir para a execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário