"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)
sábado, 26 de novembro de 2011
REFLEXÕES
Inovações
Marechal Deodoro vive hoje um momento de grandes mudanças em seus costumes e tradições. Os caciques que hoje se arvoraram de donos da cidade começam a querer introduzir inovações que podem até ser consideradas por uns poucos como acertadas, mas a maioria da população repudia veementemente.
Entre as tais está incluída a “vontade” do padre RAUL MOREIRA FILHO. O polêmico padre toma algumas atitudes intempestivas que ferem o direito do cidadão. A mais recente proibição é quanto a comercialização de bebidas alcoólicas no período da festa da padroeira. Aliás, outras proibições dessa monta já foram feitas em outras ocasiões.
Não estou querendo fazer apologia às bebidas e muito menos incentivando o seu uso. Até considero que o alcool é a droga que mais mata, mas é liberada pela lei. No caso específico da festa da padroeira, a sua proibição é inteiramente ilegal e fere acintosamente os direitos legais da população.A festa religiosa deve ficar restrita ao âmbito da igreja, enquanto na rua a festa é pagã e como tal não pode ser regida pelos ditames da igreja. No máximo poder-se-ia tentar um acordo, mas proibir jamais.
Atualmente a igreja interfere nas festas ou outros eventos sob o pretexto de que incomodam a prática religiosa, mas não se preocupa em soltar fogos de madrugada incomodando a vizinhança que deseja dormir até um pouco mais tarde. Inclusive já houve caso de enfermos serem importunados por essas manifestações. Vamos dar a Cesar o que é de Cesar....
O IPHAN, por outro lado, também cria obstáculos e tenta mudar a tradição que é considerada um patrimônio imaterial da primeira capital do Estado. O que o órgão deveria fazer mesmo seria gerir com mais eficiência a proteção ao patrimônio civil e religioso da cidade, que lentamente vem se descaracterizando sob os olhares complacentes de alguns de seus técnicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário