FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Reflexões


Que fenômeno é esse?
Um homem que foi acusado de uso indevido do erário, de improbidade administrativa, de utilizar o bem público como se fora de sua propriedade particular. Preso duas vezes para investigações. Tido como tirano algumas vezes e paternalista em outras. Amado da mesma forma que é odiado pelos conterrâneos. Simpático com os seus, agressivo com os adversários. Não mede conseqüência e age por impulso na maioria dos casos onde seus objetivos são entravados. Suas palavras ferem com a mesma facilidade que afagam. Este é o Danilo Damaso que todos os deodorenses conhecem. O homem que é ovacionado por centenas de pessoas ao retornar do mais longo período que passou detido por acusações. Acusações que ele mesmo diz desconhecer até o presente.
Diante disso eu fico a questionar - que fenômeno é este que faz com que um homem semi-analfabeto que galgou o mais alto cargo do poder executivo local ao tempo em que é afastado por sérias acusações locais e em outro estado, tenha uma calorosa receptividade pelo mesmo povo que há pouco tempo o tinha como uma verdadeira praga na administração pública.
É público e notório que até a presente data Danilo foi o administrador público que mais realizou obras em Marechal Deodoro. É de conhecimento geral que ele é um dos mais populares políticos de sua terra. É também do saber dos deodorenses que seus intempestivos atos o tornaram o homem público mais folclórico da terra do Marechal. Mas será que esses atributos são responsáveis por esta elevada aceitação popular e que encobrem a pecha que lhe é atribuída?
Mesmo diante das evidências de sua vida, sou forçado a acreditar que essa preferência tem outro fator que contribui para as atitudes desse povo sofrido e ainda esperançoso. Pode-se considerar que além dos feitos deste homem pelo povo de Marechal, uma referência o coloca num patamar dos mais altos conseguidos por um homem público na primeira capital do Estado - a relação comparativa ao atual administrador público que atingiu também outro inédito índice da história política desta terra - a mais alta rejeição conseguida por um prefeito.
Poderia até dizer que além de seu trabalho e de seu carisma, o desrespeito do prefeito Cristiano Matheus pelo deodorense muito contribuiu para sua retomada ao topo da preferência de seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário