FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

REFELXÕES DA SEMANA

Farra do Boi

Nos municípios brasileiros nada parece funcionar. Faltam médicos e remédios nos postos de Saúde, falta merenda nas escolas, o transporte escolar é deficiente, a segurança nem se fala, bem como a infra-estrutura urbana incluindo as estradas vicinais que ligam a sede dos municípios aos povoados e fazendas. É realmente uma GRANDE VERGONHA! Será que em Marechal Deodoro a coisa é diferente? Ou o que temos por aqui é mais sério que nos demais municípios?
O que se toma conhecimento no momento é a grande farra de propinas, ou se quiserem amenizar o termo, de ajudas aos que pretendem entrar para corriola de aproveitadores que se travestem de representantes do povo. É uma verdadeira “farra do boi” que se promove com o dinheiro que deveria ser usado para o benefício da população, em especial daquela que mais se subjuga aos corruptos e inescrupulosos políticos (melhor seria usar o termo politiqueiros, pois política deveria ser algo muito sério e responsável).
Será que nosso ingênuo povão ainda acha que esses pulhas acobertam os pretensos sanguessugas com cargos e pagamentos complementares usando seu dinheiro próprio? E mesmo que a dinheirama usada para os mensalinhos tupiniquins venha do bolso de quem as promove, fiquem certos que sua origem não deve ter sido das mais honestas. Ninguém joga dinheiro fora aleatoriamente, sem que haja algum interesse, mesmo que oculto e obscuro. No final de tudo a conta é mesmo paga por toda população que desembolsa diariamente fábulas em impostos embutidos no ato da aquisição de um simples caixa de fósforos até aos mais vultosos bens.
Existe como dar um basta nisso? Creio que sim. É só a povo se conscientizar que não dá mais para ficar calado e aceitar o cabresto de políticos corruptos que posam de bons moços e ludibriam descaradamente os incautos eleitores. A população precisa tomar conhecimento que existem ainda mecanismos de repressão aos desmandos. Existem órgãos públicos que podem (e devem) tomar alguma medida para por um freio nos desmedidos e impudentes gestores do dinheiro do povo. Os promotores de justiça, agentes públicos que ali estão para defender os interesses de toda população, funcionam como fiscais da lei podendo entrar com ações e conduzir inquéritos para investigarem suspeitas de crimes, como desvio de recursos públicos (dinheiro do povo, assunto de todos) e atuam em varas cíveis e criminais. O Ministério Público Estadual é responsável pela apuração e punição dos crimes regionais, como os cometidos pelos prefeitos e governadores ou ainda os de sonegação de ICMS, entre outros. Além da Justiça comum, os promotores também estão presentes na Justiça Especial - Militar, Eleitoral e do Trabalho.
O que falta agora para que cada um cumpra o seu papel de fiscal de seu próprio dinheiro que está sendo gerido indevidamente? É só denunciar o que sabe ou o que viu. Nao precisa temer que será respeitado o sigilo e o nome do denunciante não precisa ser divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário