FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

domingo, 28 de julho de 2013

ATUALIDADES



Mais segurança


O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou no último dia 16 um convênio com 24 municípios de diversas regiões do Brasil para adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Priorizando a prevenção, o programa busca ir às causas da violência, mas sem desprezar o combate através da repressão para enfrentar a criminalidade. As 90 ações preventivas e repressivas estarão a disposição para que as cidades possam escolher quais projetos preventivos de segurança pública do Pronasci se adequam à sua realidade e entre elas está o Mulheres da Paz, que capacita lideranças femininas para identificar jovens à beira da criminalidade e encaminhá-los ao Protejo (Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável).
O total de recursos destinados a cada município dependerá das propostas apresentadas.
São integrantes do Pronasci 112 municípios, 21 estados e o Distrito Federal. Entre os novos municípios que vão entrar para o Pronasci estão Cuiabá (MT), Palmas (TO), Natal (RN), Marechal Deodoro (AL) e Juazeiro (BA).



Frustração presidencial 

A presidente Dilma Rousseff, numa tentativa oportunista, foi pedir ao papa apoio da Igreja Católica para projetos internacionais de combate à fome. Querendo usar de mais um artifício para minimizar os efeitos negativos dos escândalos de corrupção que marcam seu governo e sob a égide do ex-presidente, pediu para que o papa transformasse sua vinda ao Brasil em viagem de chefe de Estado, o que o obrigaria a fazer escala em Brasília. Um ato impensado da presidente numa tentativa de ligar sua imagem à popularidade crescente do papa Francisco. O papa descartou de pronto o pedido e ainda acrescentou que não admitiria políticos na visita à favela Varginha, no Rio de Janeiro.

Não se necessita médicos

Terminou nesta no dia 25 o prazo para os municípios aderirem ao programa Mais Médicos do Governo Federal, que enviará mais profissionais as cidades com carência de médicos. Em Alagoas, apenas sete das 66 cidades prioritárias fizeram a adesão.
Os municípios que se inscreveram até agora foram: Mata Grande, Pão de Açúcar, Penedo, Santana do Ipanema, São Brás, São Miguel dos Milagres e São Sebastião. Outras seis cidades que não estavam na lista também decidiram se inscrever:  Campo Alegre, Jacaré dos Homens, Olho D'Água do Casado, Olivença, Porto de Pedras e Santana do Mundaú. Marechal Deodoro ficou fora e daí a pergunta: Será que não precisa de melhorar a SAÚDE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário