FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fatos&Futrikas


Reeleição
A se configurar o que os futriqueiros de plantão vêm efusivamente divulgando sobre a existência de mais dois candidatos de oposição a Cristiano Matheus, pode se anunciar desde já o resultado das próximas eleições para majoritário - Cristiano mais quatro anos. Quatro anos, pois ele diz que não ficará só dois anos, como imaginavam alguns de seus aliados.

Oposição Forçada
Não se imaginava que o Senador Fernando Collor fosse traído em seus acordos com Matheus, perdendo a vaga do vice que deveria assumir por dois anos com o afastamento do prefeito para disputa de uma vaga no legislativo federal. Daí Euclides, primo e fiel escudeiro de Collor em Marechal Deodoro, vir a romper com o prefeito e lançar sua candidatura majoritária de oposição.

Mais um Racha
O deputado Marcos Barbosa, até poucos dias aliadíssimo à candidatura única de oposição liderada por Junior Damaso, que já vem em campanha desde 2009, se lança oficialmente como mais um candidato oposicionista ao atual prefeito. Seu poder de fogo pode ser grande, mas isolado dos demais fica frágil para enfrentar a máquina administrativa que está bem azeitada e promete fazer estragos não temendo nem a justiça, como, segundo a futricada, diz o poderoso chefão.

Opinião da Futricada
Não precisa ser um abalizado conhecedor da arte de fazer política (arte bem banalizada nos dias atuais) para saber o que qualquer futrica deodorense afirma categoricamente: se existirem mais de um candidato a prefeito de oposição a Matheus é melhor lhe passar antecipadamente o diploma e preparar o paletó para a posse. Não existe a menor chance de enfrentar a dinheirama guardada para a campanha da situação e ainda ter como adversário um povo (com o poder de decidir nos votos) iludido com as obras de última hora do prefeito. P’ra que desperdiçar energias por uma causa inócua?

Inacreditável
Pode se dizer que é inacreditável a possibilidade de homens inteligentes se deixarem levar pela vaidade e a prepotência a ponto de perderem a chance de galgar o poder em Deodoro num segundo plano e apenas adiar a oportunidade de chegar ao cargo máximo do executivo. A coerência seria indubitavelmente a união de todos esses adversários de Matheus em torno daquele que já tem a preferência do eleitorado, não tem rejeição, é de boa índole e representa a retomada do respeito ao deodorense - opinião do povão. O que os futricas observam, entretanto, é que a sede pelo poder embota a inteligência e o bom senso.

Mais lenha na Fogueira
Segundo o que se comenta nas rodas politiqueiras de Marechal Deodoro, mesmo que as chances do atual prefeito sejam grandes em função das obras oportunistas e de última hora (pois o povo tem memória curta) e da dinheirama que vem sendo derramada, a sua reeleição depende muito do judiciário. Farto material comprobatório da possibilidade de improbidade administrativa em sua gestão, entre outros ilícitos, estão sendo compilados e podem ser colocados a público em breves dias. A Câmara de Vereadores não deve ficar de fora e algumas denúncias coletivas e individuais também estão sendo juntadas para serem entregues aos órgãos competentes. A futricada promete mais futricas em breve para esquentar a campanha.

Campanhas Arrojadas
Alguns vereadores já se lançam com o que o TRE define como abuso de poder econômico além de atos infringíveis da legislação vigente. Mesmo sem serem oficialmente candidatos, definidos nas convenções, já tem afilhados de Matheus com carros e ambulâncias plotadas (adesivadas) com seus nomes e fotos circulando acintosamente pelo município. Outros candidatos distribuem cestas alimentícias e dão ajudas remuneratórias utilizando cadastros oficiais da prefeitura. Os futricas consideram esses candidatos como altamente corajosos ou simplesmente com a certeza de estarem acobertados com o manto da impunidade cedido por quem detém o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário