FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A FUTRICADA DAS RUAS



Inteligível
O português do presidente da Câmara do dia, vereador Delegado Abelardo, o povo não entende - um português erudito com terminologias dignas dos doutos acadêmicos e eminentes juristas. O povão já diz que gosta de ouvi-lo, mas só não entende nada. Será que é uma tática para não ser claro?

Falta de Palavra
O vereador Juscelino conta que em Março o prefeito dissera que ele tirasse o seu ônibus  das fazendas e não trouxesse a ambulância prometendo que lhe pagaria uma boa quantia por mês para compensar. “Além de ter a certeza que ele não cumpriria, a ambulância serve para salvar vidas que ele não se preocupa e não existe dinheiro no mundo que pague isso” - disse o vereador.

Impopular
O prefeito Cristiano (também conhecido como Kadaff Tupininquim) está se doutorando na arte de ser impopular. Segundo um dos seus ex-assessores diretos, ele queria mesmo que os conflitos e protestos populares fossem resolvido na porrada pela Guarda Municipal. Ele não gosta do diálogo para apaziguar os ânimos das manifestações. Até dizem que seu ídolo é o folclórico Lula Cabeleira.

Mais uma Kadaffiana
A futricada anda comentando que o prefeito Cristiano Kadaff  se reuniu com os cinco vereadores que lhe rendem homenagem e mais oito secretários para dizer que quem estivesse contra ele seriam detonados. O recado-ameaça foi pesado, segundo o que os futricas se encarregam de espalhar atribuindo a um a favor contra que estava presente.

Edil encrenqueiro
Cacau: o encrenqueiro. É como gente ligada ao prefeito que já denomina o vereador. Também pudera... ele não dá trégua aos erros cometidos pelo executivo municipal. E tome críticas à falta de merenda escolar, ao fim da gestão democrática, ao aumento do IPTU...

Mais uma do Rodas
Conversando entre amigos, o empresário Rodas disse que o prefeito o encarregou de abrir a primeira reunião de governo que aconteceu no Maceió Mar Hotel. Na ocasião o então assessor número um de Matheus falara de moralidade, de decência, de não roubar para apenas recuperar Marechal e a auto-estima do povo. Ledo engano!!! Deu tudo errado. E em outra ocasião com a presença de Dr. Fifi e diante da diretoria da Braskem e do Polo o prefeito afirmara que seu projeto era renovar o mandato e partir para vôos mais altos como ser o sucessor de Almeida e depois governador do Estado. Sera???

Grupo que cresce
O grupo político que se forma e que tem Cacau como líder, tem a única certeza de que não aceitam mais a presença de um chefe do executivo que tinha tudo para dar certo, mas que se perdeu na ganância pelo poder, apenas pelo poder... e que parece gostar de uns troquinhos extras no bolso, na cueca, nas meias e em qualquer outro lugar que possa caber.

JORNAL ATUALIDADES de Junho












sexta-feira, 10 de junho de 2011

REFLEXÕES DA SEMANA

Incredibilidade

A cada dia que passa tenho me sentido mais ignorante, ou talvez apenas um mero decrépito. Apesar de muito me esforçar não consigo decifrar a meta de nosso chefe do executivo. Se seu objetivo é se reeleger, fico eu a raciocinar, qual seria a estratégia para conseguir os votos necessários para superar os setenta e tantos percentuais de rejeição que ouvimos falar em pesquisas não oficiais e consequentemente sem a devida permissão para serem divulgadas?
Ouvi de um de seus assessores diretos e que se coloca até como seu conselheiro, que obviamente não quer que seu nome seja revelado, que “o prefeito será derrotado por ele mesmo”. Esta afirmativa tem por base as atitudes e procedimentos públicos do chefe do executivo. Seus atos têm sido aparentemente adversos ao do que se imagina de quem deseja atingir a conquista da simpatia popular. A não ser que se espere dele um povo inteiramente masoquista.
Demissões sem justificativa e sem aviso, não cumprimento de promessas de campanha, estrutura urbana sucateada, falta de médicos e medicamentos, falta de professores e merenda escolar, aumento extorsivo das taxas do IPTU, falta de justificativa para a aplicação de verbas federais e agora, pasmem, a desrespeitosa, afrontosa e infundada proposta de reajuste salarial para os servidores da Educação: menos que 1 (um) por cento. Diante desses absurdos e muitos outros mais, fico a me indagar: sou eu o decrépito e de parca inteligência ou nosso prefeito tem outros objetivos que estão bem adiante e acima de meu alcance.
Para ser mais franco, em minha análise vejo a atuação de nosso dirigente maior como de uma pessoa extremamente prepotente, que se julga infinitamente superior aos reles mortais que o cercam, ou um homem público que não tem o menor respeito a seu povo o considerando como incipientes criaturas sem dignidade e que se vendem por qualquer quinquilharia. O dinheiro que, segundo alguns de seus ex-companheiros foi usurpado no pouco tempo que está no comando dos destinos de Marechal Deodoro o tornando milionário, lhe embotou o raciocínio lógico ou o fez pensar que lhe conferiu o poder de comprar a consciência e a respeitabilidade de todos. Será que estou errado?

Paulo Alencar

domingo, 5 de junho de 2011

ENCONTRO DAS OPOSIÇÕES NO VIVENDA



Mais um encontro do grupo que se coloca como opositores ao atual prefeito de Marechal Deodoro se realizou no Vivenda Sonho Meu, de propriedade do engenheiro Danúbio Lessa.

O empresário Robson Rodas mais uma vez afirmou que: “Fiz de tudo para eleger esse prefeito, mas com 90 dias de governo do Cristiano me decepcionei.” Em seu discurso Rodas, se diz responsável pelos danos que a cidade vem sofrendo e “por isso me sinto na obrigação de desfazer o meu erro. Melhor do que você errar é reconhecer o erro”, disparou, Robson afirmando que a prefeitura da cidade está cheia de ‘sanguessugas’.

Rodas sendo parabenizado pelo vereador Cacau

O empresário fez questão em reafirmar categoricamente: “O meu intuito é tirar este irresponsável que está se locupletando com as finanças de Marechal Deodoro.” E complementou dizendo que trará dois deputados para conversar e se somarem às oposições a Matheus. “Jeferson Morais e Maurício Tavares se somarão a Sergio Toledo na luta pelo resgate da dignidade do povo deodorense."

Zé Carlos, que capitaneia um grupo de candidatos a vereador que se configura bem estruturado, pediu a palavra e disse: “Hoje faço parte desse grupo de oposição que inicia uma luta, mas como todos sabem toda guerra tem que ter um líder senão está fadada ao insucesso.” O candidato a vereador questionou se alguma pessoa do grupo poderia vir a ser o líder que ele, como soldado, sente falta. O vereador Cacau respondeu: “O momento é para fortalecer um grupo para disputar vagas na Câmara de Vereadores; é prematuro se pensar em chapas majoritárias nesse instante. Eu até fico lisonjeado em ouvir meu nome como um dos prováveis candidatos majoritários e o político em Marechal que disser não pensar em um dia ser prefeito está mentindo. O propósito deste grupo não é elevar o Cacau, o Junior, o Boneco ou qualquer outro a condição de candidato a majoritário e sim trabalhar para melhoria do município.”


Vale ressaltar que o vereador Boneco aproveitou para, mais uma vez desabafar: “Eu hoje me coloco na oposição porque este prefeito não tem respeito a ninguém, não está fazendo nada e também atingiu o meu ego me deixando muito machucado. A minha família foi desmoralizada e eu não admito que nenhum irresponsável venha denegrir uma família tradicional, de respeito e com dignidade como é a minha. Ele abriu uma ferida que sangra até hoje e esse sangramento só irá sarar quando eu vir esse prefeitinho fora deste município. Errei em acreditar nele, tal qual o Rodas também foi induzido a errar, mas reconhecemos o erro e hoje somos oposição, que pode ser ainda pequena, mas já é respeitada”. 


sábado, 4 de junho de 2011

A FUTRICADA DAS RUAS



Entrevero
Os futricas já andam no bochicho com relação ao entrevero dos vereadores no dia 03 de junho. Tudo começou por conta de um requerimento do Delegado Abelardo para anular as comissões que foram eleitas enquanto Boneco estava na presidência. Boneco pede vistas ao requerimento, um direito previsto no regimento da casa. O presidente não gosta e manda cortar os microfones de Boneco e Tião, que também entrou na discussão.

Bombeiro
Assumindo uma postura de bombeiro, Cacau pede a palavra e vai à tribuna pedindo calma e prudência nas falas, dizendo que os vereadores deveriam se unir deixando de lado as comissões para cobrar mais ações em prol da comunidade por parte do prefeito. Lembrou das deficiências na educação, na saúde, na segurança, na coleta e armazenamento do lixo. Lembrou ainda Cacau do retrocesso na administração pública com a tentativa de extinguir a Gestão Democrática que tornava a comunidade participante no processo de escolha da direção das escolas municipais.

Arrebatando aplausos
Aproveitando a deixa, Boneco pede a palavra e lembra da vergonha do orçamento para 2011 aprovado irregularmente pelos aliados do chefe do executivo onde está alocado para o Gabinete do Prefeito mais de 4 milhões, enquanto para a Educação não vai muito além de 2 milhões. A platéia presente o aplaudiu delirantemente. A futricada nas ruas que acompanhavam o entrevero dos edis também demonstraram satisfação no aparte de Boenco.

Situação dividida
A polêmica e o bate-barba gerado pelo presidente da ocasião, Delegado Abelardo, incitou a demonstração de aprovação dos membros opositores Valter Cabeção e Neo das Pedras em favor dos vereadores Cacau e Boneco. Seria um começo de virada da maioria atual, questionaram alguns futricas nas ruas.

Vaias
Ao final, segundo os comentários de observadores e futriqueiros  de plantão, o presidente saiu da sessão sob vaias dos presentes. O que se ouve é que o espírito Kadafiano do executivo está contaminando a direção da Câmara, o que é uma péssima demonstração e um negativo exemplo dado aos mais jovens.

Aniversariante do dia
Enquanto na Câmara o clima estava quente, na prefeitura era só festa. Motivo: aniversário do chefinho, que parece ter superado o estresse que motivara seu afastamento chegando na prefeitura todo sorridente. Seus súditos prepararam uma “festa surpresa” recheada com forró pé-de-serra, come e bebes muito foguetório. Não daria pra o Kadaff Tupiniquim reagir de outra forma que foi registrada e até transmitida ao vivo pela imprensa do Estado.

Vice fortalecido
O vice prefeito de Mal. Deodoro, Dr. Fifi, que é sem sombra de dúvidas um político de larga experiência, considerado uma raposa do meio, vem se fortalecendo e se preparando para se unir às oposições ao prefeito atual. Suas pretensões são a de disputar a cadeira maior, mas ele é bastante sábio e prudente para não se aventurar sem o devido respaldo e contando com o grupo de oposição a seu lado. Como as oposições a Matheus hoje são conscientes de que deve haver unificação em torno de apenas uma candidatura majoritária, as conversas estão só começando. Já se comenta que nos bastidores, e muito em surdina, já existem alguns cochichos com o objetivo de um namoro a ser firmado em breve.

Onde andas sindicato?
Ô perguntinha que tem atormentado os muitos funcionários públicos de MD. O outrora e saudoso SINMAD, combativo, atuante, participante, corajoso parece não mais existir. Será que o Kadaff também o comprou? – é o que a população que sente na pela a apatia do órgão e os que apenas observam o cenário político atual pergunta. As saudades das lutas travadas contra o então “ditador” DD (que hoje está sendo considerado aprendiz de déspota diante dos acontecimentos), ao lado do FORDEMPA e de outras entidades afins são evidenciadas em várias rodas entre futricas e observadores políticos da primeira capital do Estado.

Lei do silencio
A polícia deveria principalmente nos finais de semana, dar uma passadinha pelas ruas residenciais do Francês e verificar o abuso sonoro que alguns moradores praticam em suas festinhas e reuniões. O incômodo previsto na lei não se limita aos horários tardios da noite. Basta que a intensidade sonora ultrapasse os limites previstos e o infrator persista no incômodo passa a ser crime previsto no art. 54 da Lei nº 9.605/98, cuja pena é de reclusão de 01 a 04 anos.

REFLEXÕES DA SEMANA



Entrevero na Câmara


As disposições resolutas e inalteráveis em face de posições antagônicas começam a esquentar o clima na famosa Casa de Tavares Bastos deodorense. O bom é que, graças à cobrança do vereador Cacau e a iniciativa do vereador Boneco, enquanto no cargo para o qual fora eleito regularmente, a população está tomando conhecimento do que lá acontece. As boquinhas de som tão esperadas estão enfim cumprindo o seu papel deixando o povo, que não consegue ter acesso ao minúsculo auditório daquela casa, ciente dos trabalhos lá realizados. A população agora pode saber quem trabalha e quem só quer o bem bom, quem está do lado do povo e quem só está pensando em rechear o próprio bolso, quem age corretamente e quem prefere os caminhos da ilegalidade. Isso é como deve ser: democracia. E democracia é a população fiscalizando seus representantes, os vereadores, que por sua vez deveriam estar fiscalizando os atos do chefe do executivo, aquele que fica com a arrecadação e deve, consequentemente, prestar conta de seus atos e de como a usa a seus patrões (a população).
Voltando a altercação que ocorreu na sessão do dia 03 de junho, a polêmica girou, para variar, sobre os atos considerados pelo grupo da oposição como ilegais praticados pelos vereadores fieis ao prefeito. Nesse rol de ilegalidades foi apontada a apreciação de várias matérias sérias e importantes, mas que para atender ao chefe do executivo foram aprovadas sem o quorum regimental previsto. Segundo os contra (Cacau, Juscelino, Boneco e Tião), com a presença de menos de 2/3 dos vereadores (como prevê o Regimento Interno) se encontram aprovados na mesma situação o orçamento do Município, créditos para aquisição de imóveis para o FAPEM, e a manobra para destituir a mesa diretora eleita por antecipação (com Boneco como presidente) de acordo com a Lei aprovada na época em que o Dr. Fifi era o presidente da casa e consequentemente vigente para eleger a atual (com o vereador Delegado Abelardo na presidência).
O bate-barba tomou proporções nada democráticas com o presidente Delegado Abelardo cerceando o direito a fala de dois vereadores opositores mandando desligar os seus microfones. Apesar dos pedidos de calma e união do vereador Cacau, acirraram-se as discussões gerando um clima nada ameno, que deveria ser a tônica de pessoas esclarecidas e que se dizem defensores de um regime democrático. Acredito que não é o que a população, mesmo a menos politizada, aquela que só pensa na oncinha no dia da eleição e nos favores pessoais que possa conseguir  posteriormente, espera de políticos por ela eleita.

Paulo Alencar

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CASUALIDADES


 FEIJOADA DOS AMIGOS
Foi um dos maiores acontecimentos dos últimos tempos em Marechal Deodoro. Era de se esperar este encontro de lideres políticos que se preocupa com o destino da cidade. Muitas situações negativas acontecendo a todo o momento, descontentamento de mais de 70% dos deodorenses com a atual administração municipal e alguns vereadores que insistem em não atuar adequadamente, são os ingredientes que compõe uma boa feijoada entre amigos.

INGREDIENTE ADICIONAL
O empresário Robson Rodas este presente nesta feijoada e resolveu  acrescentar alguns ingredientes que estavam faltando, foi uma das pimentas malagueta que o atual prefeito vai ter que saborear por muito tempo. Reunido ao grupo oposicionista manifestou seu entusiasmo por ter voltado ao convívio com o povo deodorense de onde jamais deveria ter se afastado, e desabafou, “eu trouxe esta merda pra cá e vou mandar esta bosta de volta para onde veio”.

LIXÃO PRIMEIRA CELULA ESTADUAL

O município de Marechal Deodoro será o primeiro no Estado a implantar a célula de aterro controlado. O prefeito Cristiano Matheus recebeu o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Soares e técnicos do órgão, para apresentar o local onde será depositado o lixo deodorense. É bom ficar de olho para não ser mais uma das promessas não cumprida do prefeito. Em quanto isso, ainda vamos conviver um bom tempo com o lixão atual e sua má administração.

M ASSAGUEIRA PEDE SOCORRO

O povoado Massagueira, agoniza na UTI, muitos problemas levaram os moradores bloquearem a estrada e pedir providências, as reclamações foram: Ruas sem calçamentos (e não são poucas), esburacadas, sem saneamento básico, muito lamaçal, falta constante de água. Estes mesmos problemas acontecem em outros povoados e bairros da nossa cidade. Descaso total por parte da prefeitura. 
     
FRANCÊS AGONIZA       

A praia do Francês tem sofrido com uma onda de violência assustadora, muitos homicídios, assaltos que tem ocorrido constantemente na área, fez com que os moradores da região organizassem uma reunião na noite de segunda feira (30), com o Comandante de Policiamento da Capital (CPC) Coronel Gilmar Batinga, para que  medidas enérgicas e efetivas fossem tomadas. O comandante se propôs a efetuar algumas mudanças no patrulhamento da região como: acrescentar duas viaturas, aumentar o policiamento das 13h a 1 hora, além de por mais 18 homens na rua.

Os moradores também cobraram ações da prefeitura de Marechal Deodoro, as reclamações foram sobre: o matagal cresce nas áreas que não são habitadas, o que propicia a atividade de ladrões e viciados em drogas. Além da falta de manutenção na iluminação pública que contribui para ações destes marginais.