FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

terça-feira, 25 de março de 2014

OPINIÕES E COMENTÁRIOS



O Brasil Vermelho



O Lula diz que "O BRASIL é alto suficiente no petróleo" e que tem até o pré-sal; a DILMA compra refinarias de petróleo superfaturadas! A corrupção continua em nosso país, independente de opção partidária, e está acabando com nossa terra, um pais com uma extensão territorial de um continente, muito rico por sinal, pois mesmo com os desvios nas verbas públicas ainda estamos em pé. É ultrajante! Merecemos respeito por partes deste governo.  Não precisamos uma copa em nosso país porque sempre disputamos fora, ganhado ou perdendo, mas do mesmo jeito. O que queremos e necessitamos são ESCOLAS, HOSPITAIS, SANEAMENTO BÁSICO e SEGURANÇA e tudo no PADRÃO FIFA DE QUALIDADE.

Isso sim é importante, mas viver em uma PSEUDO-DEMOCRACIA, onde a cada instante um jovem é morto pela falta de saúde, de educação e de segurança pública. A cada instante milhares de famílias vivem aterrorizadas com o medo das drogas e da violência que ronda nosso país.

ISSO É VIVER? NÃO SENHORES, ISSO E UMA PALHAÇADA E A CULPA É NOSSA, POIS NÃO SABEMOS VOTAR!

Patrícia Correia



Dia da Água



Foto: Anna Rachel
Dia 22 de março, quando se comemora mundialmente o dia da água, o eco sistema de Marechal Deodoro sofre outra agressão: os manguezais e a mata atlântica são queimadas e nada é feito. Este ano a devastação no manguezal foi nas proximidades do povoado Morros e, pela dificuldade do acesso, nada é feito. O Corpo de Bombeiros não consegue chegar ao local e a Secretaria de Meio Ambiente do Município, não tem fiscalização. A população apela e espera que o IMA, Ibama, Secretaria do Meio Ambiente e órgãos afins se unam e tracem um planejamento para salvar o pouco que resta e fiscalizem para não deixar os pescadores e marisqueiras sem seu sustento.

Desassoreamento



Ao final de dezembro último, chega a Marechal Deodoro o ministro da pesca, acompanhado de Senadores, Deputados, Prefeito, Vereadores e outras autoridades, para o anúncio do Projeto de Desassoreamento da Lagoa Manguaba e posterior liberação (fevereiro) dos recursos para sua devida execução.

Foram discursos empolgantes, sorteios de motores para os pescadores, dia de festa, principalmente para os que dependem da lagoa. Obra importante e necessária, não tenham dúvidas, mas, a presença menos marcante era dos pescadores e marisqueiras.

O que não se esperava é que os recursos financeiros para a execução do citado projeto fossem bloqueados em função da INADIPLÊNCIA da Prefeitura junto aos órgãos federais demonstrando com isso a sua incompetência e inoperância. A informação foi colhida junto a Secretaria de Pesca do Estado de Alagoas.

Paulino Lopes



Inspeção nas Escolas



É até cômico a ação dessa “inspeção dos vereadores” às escolas  municipais em Marechal Deodoro. A maioria da COMISSÃO é composta por aliados do prefeito. Vocês acham que vai chegar a algum lugar! Duvido?

O que o vereador deve fazer é uma fiscalização séria na aplicação dos recursos municipais em todas as áreas de atuação, e constatar a sua correta utilização, satisfazendo os anseios da sociedade, e posteriormente sendo o seu resultado amplamente divulgado através da elaboração de um relatório final. Só assim a população poderia fazer uma avaliação real da situação.

A administração pública em Marechal Deodoro é um caos total, a beira de um colapso - sem um objetivo prévio, sem metas determinadas à alcançar, constantes mudanças de secretários sendo a maioria deles sem identificação com o município e muitos menos com a população.

Para a inspeção, prevista a se realizar pelos senhores vereadores, espero que os mesmos se sensibilizem com os reclamos da população e procurem solução para grandes problemas da educação, que são muitos, e carecem de urgentes soluções.

Não dá para acreditar numa administração que revoga uma lei da GESTÃO DEMOCRÁTICA, que não atende os reclamos da sociedade e onde não existe TRANSPARÊNCIA de seus atos como determina lei, não resolve o problema do transporte escolar, nem o problema salarial dos professores ou o problema da qualidade e quantidade da merenda escolar e ainda a questão da estrutura física das escolas.

Torna-se inaceitável essa situação tendo em vista um montante considerável de recursos transferido pelo Governo Federal e mais 25% do orçamento municipal, que gira em torno de um total 160.000.000,00, e que é determinado por lei.

A responsabilidade do vereador é muito grande perante a administração municipal, porque tudo que acontece no município, passa pelo aprove-se da Câmara Municipal.

Paulino Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário