FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Município Rico - Povo Pobre

Marechal Deodoro é o segundo município mais  rico do Estado. Com uma arrecadação mensal girando em torno dos R$ 10 milhões de reais vem sendo tratada pelos políticos gananciosos com muita deferência ou preferência. O turismo é um dos seus pontos fortes por tem um dos maiores potenciais do Estado com a laguna, a história, os monumentos e a praia do Francês.Só perde possivelmente para a capital pois nossa praia do Francês  é a mais visitada por turistas de todo o mundo. Com seu patrimônio histórico tombado pelo IPHAN recebe muitas verbas tornando o poder público mais aquinhoado que os demais de Alagoas.
As verbas federais chegam com relativa facilidade com os inúmeros convênios firmados. A pesquisa datada de 03.08 passado nos revela que o atual prefeito Cristiano Matheus Souza e Silva nos seus dois anos e meio de administração recebeu R$  21.677.941,78 milhões.














Detalhadamente o que Matheus recebeu só em 2010 do Governo Federal
 01 – Melhorias habitacionais para controle de doenças de chagas
Min. da Saúde
500.000,00
02 – Construção da Praça da Juventude
Min. do Esporte
828.750,00
03 – Construção de uma quadra esportiva
Min. do Esporte
487.500,00
04 – Apoio a elaboração de plano habitacional
Min. das Cidades
58.640,00
05 – Apoio a projetos de infraestrutura turística
Min. do Turismo
3.607.500,00
06 – Apoio a projetos de infraestrutura turística
Min. do Turismo
3.412.500,00
07 – Aquisição de veículos automotor  0Km. para o transporte escolar
Min. da Educação
615.780,00
08 – Recuperação de área degredada na orla da praia de Barra Nova
Min. da Integração
5.520.000,00
09 – Festa da República/2009
Nacional
300.000,00
10 – Festival do Músico/2009
Min. do Turismo
100.000,00
11 – Recuperação de estradas vicinais nos povoados Riacho Velho, Malhadas, Cabreiras, Mucuri, Morros, Rua Nova e Catussaba
Min. do Turismo
600.000,00
12 – Verão Francês/2010
Min. do Turismo
300.000,00
13 – Festival Junino/2010
Min. do Turismo
200.000,00
14 – Construção de 69 casas de alvenaria para melhoria habitacionais no controle das doenças de chagas no município.
Min. da Saúde
1.000.000,00
 TOTAL
17.530.670,00
Fora essa dinheirama ainda restam os recursos próprios e outras receitas estaduais. 
É pouco?

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fatos&Futrikas

Roubaram as vassouras
“Quando a zeladora da sede da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro, Cícera Lima, chegou para trabalhar na manhã de sexta-feira, teve uma surpresa desagradável. A porta dos fundos da secretaria estava com alguns sinais de tentativa de arrombamento. Acredita-se que os ladrões tentaram arrombar o prédio para roubar os vários equipamentos de valor de seu interior. Ainda não se sabe porque (o correto seria por que) o plano foi frustrado. Os invasores levaram duas vassouras, sujaram o banheiro dos fundos que fica aberto, mexeram na torneira externa do fundo, fugiram sem levar nada”. (Nota oficial)
Seria o valor das vassouras altíssimos pela finalidade a elas atribuídas (além a de limpar o ambiente) ou os larápios pretendiam levar alguns documentos para encobrir falcatruas?

Dúvidas Atrozes
Porque se usa tanto o instrumento do “segredo de justiça” nos processos investigatórios dos desvios de recursos públicos? O que se pretende esconder com tantos segredos? Porque não se apura de alguns políticos as tão evidentes falcatruas que todo mundo conhece? Porque grande parte da imprensa só noticia o que é de interesse de alguns políticos e escondem a verdadeira face das administrações e dos municípios?
São tantas dúvidas que o povão tem que fica difícil acreditar que na terra existe justiça e honestidade quando se trata do serviço público.

Vai enganar a quem? 
Véspera de eleição em nosso município e já estamos vendo algumas pessoas começarem a dar uma de "bom moço"! De bom coração! Que nunca perseguiu ninguém! Que sempre trilhou pelo caminho do bem!
Vemos também muita falsidade, cinismo, descaramento, ousadia e muita cara de pau!!!
Usando mascaras apenas pra manter a fama querem enganar o homem, mas a Deus não engana!
Do blogdopopamarechal


 
E a água do SAAE?


Segundo a futricada nada de água e de explicações na Câmara como esperam os vereadores Cacau, Tião e Boneco. Aliás, por serem da oposição, vivem hoje esperando muitas explicações entre outras tantas coisas. Ele dizem que esperam que o prefeito passe a falar a verdade, divulgar os fatos e começar a realmente trabalhar para o município e seus munícipes.




Por falar em verdades...

Não dá pra entender porque alguns veículos de comunicação só divulgam pelo que lhes pagam. Na Folha da Barra, em matéria de capa conclama que “agora todo 15 de novembro Marechal Deodoro é a capital das Alagoas”. Só agora? Isso é velho meus caríssimos amigos... ou é possível que só agora a Barra tenha vindo a Marechal...
Bolero de Ravel





Jurandy Felix da Silva ou simplesmente Jurandy do Sax, é hoje o músico responsável pelo programa mais vendido pelas agências de receptivo de João Pessoa. O pôr do sol ao som de Jurandy do Sax tocando a imortal obra de Maurice Ravel na Praia do Jacaré e que se apresenta num barco em um trecho do rio frente aos bares que se instalaram no calçadão do Parque Turístico Municipal é algo de inesquecível. O show do músico é a principal razão que faz tanta gente buscar esse roteiro, inclusive, muitos paraibanos. Estima-se que aproximadamente 30 mil pessoas frequentam o local nos finais de semana na meia temporada e mais de 50 mil na alta temporada. Ou seja, o Parque Municipal da Praia do Jacaré vive em função de Jurady e como tal deveria ter mais respeito para com o artista.
Para melhorar o “produto Jurandy” foram instalados os equipamentos que centralizam o som nos estabelecimentos comerciais às margens do rio. A central fica em um dos bares, de onde o som é emitido para todos os outros, saindo de forma uniforme e com a mesma qualidade. Durante o show do músico, que dura em torno de 45 minutos, todas as pessoas têm a oportunidade de escutar o Bolero de Ravel de maneira uniforme, sem interferência técnica. A deficiência, no entanto está no antes e no intervalo entre o Bolero de Ravel e a Ave Maria, também interpretada pelo artista exatamente às 18 horas. Os bares numa disputa desrespeitosa contratam artistas para tocarem os mais diferentes ritmos e num som altíssimo que atrapalham o que se está ouvindo no visinho. O clima das melodias interpretadas pelo artista nada tem com os forrós, pagodes e bregas dos bares se caracterizando uma verdadeira balburdia sonora e totalmente fora do clima que o artista em suas 4.040 interpretações (11/12/2011) pretende imprimir ao espetáculo.
Além de tudo os quatro bares têm péssimo atendimento a seus clientes.
Jurandy do Sax, como a atração e único motivo de tanta procura do local, deveria exigir mais respeito e tratamento condizente para com suas interpretações.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Fatos&Futrikas


Conselho Utilíssimo
As pessoas só reclamam da administração, mas não fazem nada para mudar. Será porque foram essas pessoas que os colocaram lá e infelizmente têm que aguentar as consequências? Dizem que para mudar este quadro só existe a ferramenta do voto e esta só em 2012. Não seria mais eficiente que os que sabem e conseguem dados concretos sejam inteligentes e escolham o caminho da denúncia fundamentada? Este caminho pode encurtar o processo. Não se vendam para não reclamar depois, pois quem se vende não tem direito a reclamar de nada e não vale à pena. Cumpra seu dever com consciência, vejam novas opções, pois a mesmice cansa, consome nosso tempo e dinheiro. Reflitam!

A conta não bate na Prefeitura
Já foi noticiado e até a presente data parece que nada foi feito, como muita coisa que vem acontecendo com a administração pública da primeira capital do Estado. O saldo bancário não foi o mesmo que o balanço anual de 2010 apresentou. Deu uma diferença de aproximadamente 6 milhões de reais. Não é qualquer troquinho e já dá pra fazer umas boas farras, mas isso não importa. O que importa mesmo é que fatos como este sejam apurados. E agora senhores vereadores... vocês são ou não os representantes do povo e fiscais dos atos do prefeito. a turminha da futrica diz sempre que vocês são capachos do prefeito... será?

O que existe para esconder?
Alguns vereadores, os da oposição, vivem pedindo alguns documentos ao prefeito Matheus, mas nada de concreto eles receberam. Já pediram a relação dos cargos comissionados, cópia dos contratos de prestação de serviços como o do lixo, o da telefonia, os processos de concorrência pública para concessão das barracas da orla da Stª Mª Madalena e dos taxistas, explicações para o péssimo serviço do SAAE e do atendimento da Saúde, e muito mais. Só que até a presente data nada receberam. Como diria aquele âncora da TV: - isto é uma vergonha!!!

Praia do Francês pede socorro
Moradores do povoado do Francês reclamas que todas as ruas onde passou o saneamento estão abandonadas. Lixos são acumulados nas ruas, carros atolando e a constante falta d’água que tem sido a tônica da administração Cristiano Matheus.

Mais uma vez Cristiano Mateus
Torna-se necessário alertar ao povo de Marechal Deodoro, no que diz respeito à distribuição de verbas, que foi feita e continua sendo pelo prefeito Cristiano Mateus, para vários municípios de Alagoas. É dinheiro do município que está servindo para  alavancar campanhas políticas dos “companheiros” da dupla Cristiano Mateus e Washington Luis. Para alertar, vamos citar aqui  três municípios:  Porto Real do Colégio, São Brás e Olho D’Água do Casado. Esse três municípios estão atrelados ao futuro político  do desembargador Washington Luis, através  de alguns vereadores, os quais na última campanha (das eleições municipais) receberam dinheiro do candidato Cristiano Mateus  e  continuaram recebendo do já prefeito para fazer caixa da próxima eleição em 2012.
Maria Aparecida Garrastazzu

Atenção Câmara de Mal. Deodoro.
No ultimo dia sete (07) de outubro passado  foi divulgado no Diário Oficial do Estado um comunicado assinado pelo prefeito Cristiano Mateus, convocando três funcionários de cargos comissionados da prefeitura e alguns jornalistas, publicitários e até proprietários de televisão de Maceió,  todos sem nenhum vínculo com a prefeitura. A convocação foi para que fosse formada uma “comissão”  no sentido de estudar as propostas publicitárias para divulgar as ações do governo  “Cristiano Mateus,” no ano de 2012.  Será que os vereadores do município tomaram conhecimento deste ato? Ou foi o “reizinho” Cristiano juntamente com o seu “príncipe consorte”  Carlos Robert’s, que maquinaram o ato sem dar valor a sua bancada? Senhores vereadores: Isso é vergonhoso! Primeiro  é a distribuição de verbas públicas para que não se toque negativamente no nome do prefeito e “dedure” os colegas. Em segundo lugar, na escolha da futura agência de publicidade, está embutida  a  próxima candidatura a reeleição de Cristiano Mateus. Fiquem atentos senhores vereadores. Este ato do prefeito além de ilegal é por demais imoral. Vamos acordar gente, antes que seja tarde demais!
Maria Aparecida Garrastazzu

Rodas presente
O empresário Robson Rodas vem se fazendo presente a todos os atos de vulto no município. A procissão de São Cristóvão (padroeiro dos motoristas), foi a 3ª vez que Rodas a acompanhou, já o prefeito do nosso município, ao que se sabe, foi apenas a 1ª vez. E possivelmente só o fez pela proximidade do ano de eleição. Por causa da buraqueira em frente ao terreno que outrora foi o Campo do Grêmio, provocada pelo ato insensato do prefeito e seus asseclas, pela 1ª vez a procissão não foi ao bairro da poeira! “É lamentável"!

Patrimônio Histórico
Já que o patrimônio histórico da nossa cidade parece não ter importância para a atual administração municipal de Mal. Deodoro com seus subservientes assessores que pouco sabem dos valores históricos da terra que hoje lhes paga suas mordomias, ao menos tenham o mínimo de respeito confessando a real origem dos recursos que proporcionaram ao povo, e a eles próprios, uma orla digna. A orla lagunar da Av. Santa Maria Madalena, no Centro Histórico, pesar de superfaturada e com várias falhas de execução, ainda está levando o nome de uma criatura que nunca colocou os pés na cidade, enquanto existem tantos deodorenses que merecem uma justa homenagem. Agora cadê o povo da Poeira, tão preocupados com o Campo do Grêmio?

Candidatos
Até o momento não tinha candidato, porém com a possível indicação do CLIUTON para Vice Prefeito na chapa da situação até estou pensando em votar nela. O cara é nota 10, seu principio é fazer o bem sem olhar a quem. Não tem uma pessoa em nosso município que não goste dele. Até a oposição está calada e com as barbas de molho e a única coisa que podem dizer è que o mesmo é forasteiro. E vários oposicionistas-candidatos não são também forasteiros, condição sem nenhuma importância desde que trabalhem por nossa terra.

Quadra de areia do Barro Vermelho
Para que foi feita exatamente essa quadra em nosso bairro? Para constar como obra da administração "UM LUGAR MELHOR PARA VIVER"? É inadmissível que por falta de VERBA para aquisição de uma mísera rede de contenção de bolas para que telhados de vizinhos não fossem destruídos, venha a ser o fim da quadra ou torná-la imprópria para o uso... Isso é inaceitável... E o "RESPÓNSÁVEL" pela quadra, (Jadilson Gouveia) ainda murmurou a seguinte frase, colocando corrente e cadeado no portão da mesma: "Quero ver quem manda aqui".

Gestão (anti) Democrática
A LDB defende a gestão democrática nas escolas, o que significa dizer que para assumir a direção de uma escola o diretor deve passar por uma eleição, mas a Secretária Flávia parece ignorar esse fato (propositalmente, é claro) e insiste em fazer de conta que está tudo certo, indicando quem "eles" julgam convenientes para assumir tais cargos. Há escolas que as eleições já deveriam ter sido realizadas há um ano, há outras cujos diretores estão terminando suas gestões agora e, no entanto nem se houve falar em eleição. "Eles" querem continuar manipulando esse povo. E até agora não tomei nenhum conhecimento de pronunciamento por parte da promotora em relação a isso. É, parece que está tudo bem mesmo...

CRISTIANO É INTIMADO



Matheus zomba das ações
O prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, é novamente intimado pelo Procurador Rafael Gazzanéo Junior a comparecer em audiência no Ministério Público do Trabalho para esclarecimentos no Inquerito Civil de nº 000801.2011.19.000-0 sobre as denúncias formuladas pelo seu caseiro Antônio Sávio Cavalcante sobre irregularidades caracterizados como Improbidade Administrativa.
O caseiro denuncia com farta documentação que trabalhava para Cristiano Matheus em sua residência, conforme CTPS devidamente registrada, mas posteriormente, mesmo continuando com o trabalho rotineiro, passou a receber por uma conta salário do Banco do Brasil aberta pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.
Tendo em vista o não comparecimento em audiência marcada no mês anterior, o Procurador intimou o Prefeito Matheus para nova audiência que deverá ser realizada no próximo dia 15 às 11 horas nas dependências da Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Gravatá recebe os quarentões da arquitetura

O seresteiro dá uma canja aos colegas

A grande roda relembrando os velhos tempos

E um grande abraços do amigos colegas
A foto oficial dos 40 anos


















Arquitetos 1971 UFPe

Não foi mais uma turma de estudantes da UFPe. A turma de arquitetos de 1971 foi A TURMA. Inovadora, arrojada, criativa e, acima de tudo amiga e muito unida.

Nove de nossos amigos partiram para outro plano deixando saudades. Os que ficaram continuam anualmente se encontrando e revivendo os momentos inesquecíveis de quando estudantes, e este é mais um diferencial dessa turma.

O encontro de comemoração dos 40 anos de formados se deu em Gravatá, no Hotel Monte Castelo. Uma programação simples, mas que marcou pela descontração, brincadeiras, música e algumas doses com algum teor alcoólico dentro dos limites que a tenra idade permite. Podemos afirmar, sem réstia de dúvidas, que os arquitetos UFPe 1971 são profissionais competentes, mas antes de tudo com a forte característica da união de verdadeiros amigos.

A todos que compareceram e aos que não tiveram a oportunidade de participar deste encontro, os parabéns pela data.