Moradores do povoado da Praia do Francês, diante da crescente onda de violência que vem se registrando, atingindo turistas e moradores, solicitaram um encontro com o prefeito Cristiano Matheus para discutir medidas para atenuar os acontecimentos. A reunião foi marcada, mas o prefeito não apareceu e mandou o Capitão Gouveia, coordenador da Guarda Municipal, para representá-lo. Uma moradora lembrou que anteriormente chegaram a agendar um outro encontro com o prefeito, na prefeitura, e na hora marcada foram informados que não seriam recebidos pelo chefe do executivo, o que consideraram um grande desrespeito.
Os moradores visivelmente frustrados se revoltaram quando lhes foi apresentada a justificativa para sua ausência (uma missa de sétimo dia em Maceió) - “O prefeito está sendo pago por nós, com nosso dinheiro através dos impostos que pagamos, para nos defender e nos proteger” - enfatizou exaltada a Srª Mara, da pousada Aconchego - que concluiu dizendo que o prefeito acha mais importante uma missa em Maceió que a segurança de uma comunidade.
O representante do prefeito, Capitão Gouveia, tentou amenizar a reação dos moradores dizendo que qualquer ação mais efetiva só poderá partir da Polícia Militar e não do prefeito, pois a Guarda Municipal não tem poderes para exercer qualquer ação de policia. Gouveia sugeriu que os moradores fossem pressionar o Comando da PM em Maceió.
O consultor imobiliário José Luiz, também morador da Praia do Francês, lembrou que em outras ocasiões houve a tentativa de que a PM prestasse um bom serviço preventivo e que a Associação doou até um veículo para auxiliar para este fim e tudo não passou de uma temporada.
O vereador Claudio filho, Cacau, convidado a participar da reunião agradeceu o convite e salientou que está ao inteiro dispor da comunidade para o que for necessário e estiver a seu alcance. “A desculpa mais freqüente para que se invista em segurança no município é a falta de dinheiro - lembrou o vereador - para trazer grandes shows em épocas não necessárias e fazer festas eleitoreiras, o prefeito não mede gastos.
Cacau concluiu que o festival do Francês é realizado em alta estação quando o município já está cheio, o que nada acrescenta, apenas o tumulto para quem procura o local para repouso. O mais importante seria promover shows desse tipo na baixa temporada atraindo novos turistas para manter um fluxo mais constante - arrematou Cacau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário