Popa Bota a Boca no Trombone
"Povo deodorense e autoridades! Estão vendo todos os desmandos administrativos em nosso município de boca calada! O que está acontecendo?” Para Popa, não faltam buracos, calçamento afundando, lixo nas calçadas e ruas, falta merenda nas escolas, falta energia nas creches por falta de pagamento, os professores são obrigados a escrever no chão porque não tem quadro, falta remédio, falta postos de saúde, falta escola, iluminação pública cara e insuficiente, IPTU EXORBITANTE e os serviços públicos nada. Só não faltam os forasteiros incompetentes e puxa-sacos desocupados para somarem aos desmandos do prefeito. “Ai que saudade do tempo em que existia um FORDEMPA atuante, um SINMAD combativo e Poderes Públicos atuando em suas competências de fiscais e cobradores.” – comentou um futrica com ar de desolação.
Rodas vai a luta
O empresário Robson Rodas, que em 2008 teve uma atuação decisiva para a eleição de Cristiano Matheus a prefeito de Marechal, hoje se demonstra decepcionado com a atuação da atual gestão pública na primeira capital do Estado. Comenta-se que Rodas tem frequentemente tecido comentários a amigos mais próximos de que não está mais agüentando ver seu município em tamanho abandono e que tudo fará para encontrar alguém que mude este quadro. Ao que parece, para atingir seu objetivo só mudando o prefeito, mas para tal tem que se aliar a uma oposição com chances e com demonstrações de competência administrativa e correção de conduta, o que atualmente parece não existir.
9ª Semana Nacional de Museus
Entre os eventos realizados em Alagoas, a Fundação Pierre Chalita se destacou com a organização de uma semana repleta de atividades que giraram entre exposições, seminários, palestras, oficinas e o lançamento do curta metragem “Pierre Chalita – o homem, o artista, a obra” resultado do Projeto de Extensão coordenado pelos professores Morgana Duarte e Paulo Alencar da FAU/UFAL e com a participação das alunas do PET/ARQ Laura Calheiros e Lívia Wanderley. O evento contou com ampla participação da sociedade cultural do Estado tendo como destaque a palestrante da Universidade Mackenzie de SP, Prof. Dra. Maria Isabel Villac, além da museóloga Carmem Lúcia Dantas, Arquiteta e Diretora da Pinacoteca Universitária Geisa Brayner, Prof, Ms. Patricia Hecktheuer, Prof. Dra. Enaura Quixabeira do CESMAC, Historiador Romeu Loureiro e da Arquiteta Arielle Leite. Amplamente aplaudido, o curta metragem exibido demonstrando ter alcançado o seu objetivo, recebeu elogios segundo a coordenadora do evento, artista plástica e escritora Dra. Soalnge Chalita, – “o filme, que não teve pretensões técnicas, tocou o coração das pessoas pelo equilíbrio estético, a maneira suave e até mesmo engraçada, em algumas ocasiões, de retratar Pierre”.
Parceria
Rumores muito sutis da futricada estão dando conta da participação nos lucros do acréscimo da arrecadação do IPTU por uma parceria ou mesmo uma velada sociedade entre a empresa contratada para implantar a reavaliação dos imóveis e um alto funcionário da prefeitura. Difícil é ter provas, pois dinheiro não vem marcado. Mas como onde existe fumaça pode (e sempre tem) existir fogo não custa nada o prefeito ficar atento para este detalhe.
IF pode ter foco de mosquito
Um tanque que serviria para um biodigestor existente no IF antigo CFET de Marechal Deodoro, pode estar sendo foco para proliferação de mosquitos no Bairro da Poeira. A água parada está de cor esverdeada e com um odor desagradável, segundo denúncias de moradores da vizinhança. Seria interessante que o órgão competente verificasse o fato para não ampliar o sofrimento dos moradores da região que já sofrem com o esgoto mal tratado pelo SAAE e lançado diretamente na Lagoa.
O Cordão se amplia
O grupo de oposição ao prefeito de Marechal, atualmente conhecido como Kadaff Tupiniquim, vem crescendo e se fortalecendo a cada dia. Novos nomes se somam e se oferecem para participar deste grupo que gira em torno dos vereadores Cacau, Tião, Boneco e Juscelino. Poderemos ter em breve algumas surpresas no cenário político deodorense.
Construção de casas
As tão prometidas casas populares, que seriam cem por mês e acabaram sendo sem por ano, poderão vir a ter uma resposta positiva em breve. Um convênio para construção de 2 mil casas a ser firmado com CEF poderá ser efetivado. Para tal, segundo o que se comenta, deverão ser realizadas três audiências públicas para definições de detalhes junto à comunidade. Na primeira o povão não muito satisfeito com a atuação da gestão municipal descarregou as críticas em cima do prefeito. Este, por sua vez, não gostando ser contrariado se retirou da Sessão e, ao que a futricada está disseminando nas rodinhas de bar, ele está pretendendo que a próxima não seja tão democrática como deve ser. Aí tem coisa. Vamos ficar de olhos e ouvidos bem atentos para saber a data da próxima Audiência com antecipação e marcar presença nela.
Loteamento Proibido
O Loteamento que está sendo comercializado na Reserva Ecológica do Saco da Pedra, Marechal Deodoro, deveria ter tido negada a sua licença pelo órgão responsável da prefeitura. Técnicos daquele órgão não estavam concordando com o que ambientalistas de respeito consideram um absurdo, mas ao que parece foram afastados (encostados) para dar lugar a um outro que aceitou a imposição de aprová-lo. Muita coisa estranha vem acontecendo e como Popa diz: “estão fazendo a tradicional boca de siri”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário