FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

domingo, 29 de maio de 2011

A FUTRICADA DAS RUAS

Oposições a Matheus se encontram 
Orquestrada por Olympio Galvão, POPA, foi realizado o encontro da oposição no Adelmo (da feijoada). Para Popa “foi plantada a semente da esperança de um futuro melhor para o município, sendo assim um estimulo para que o deodorense possa voltar a sonhar e depositar novas esperanças no amanhã. Popa ainda foi enfático em dizer “que espera a união de todos para banir de vez o que não presta na nossa querida marechal”.
O dia de ontem, 28 de maio, reuniu, o que parecia até bem pouco tempo ser impossível. Políticos que têm um histórico de ferrenhos adversários estiveram presentes ao encontro, trocaram idéias e traçaram planos para derrotar o atual prefeito Cristiano Matheus, considerado um grande malefício para a cidade. Parece que pelo menos no quesito união o chamado Kadaff Tupiniquim está conseguindo fazer com as oposições.

Ex-aliado de Matheus

Além de vários oradores que destacaram a importância de ter apenas um candidato de oposição ao prefeito atual para garantir a vitória e retomar a prefeitura para os deodorenses, a grande expectativa foi a presença do empresário Robson Rodas, ex-aliado de Matheus. Rodas ao fazer uso da palavra foi duro e taxativo quanto à necessidade de retirar o atual prefeito “de seu trono”. “Fui o responsável por trazer esse pústula para Marechal e me sinto hoje na obrigação de ajudar a retirá-lo daqui” – disse Rodas - “Eu trouxe a merda para nossa cidade e quero agora limpá-la totalmente e colocá-la no rumo do progresso nas mãos de homens de bem que sejam deodorenses ou que estejam realmente comprometidos com seu povo” – complementou. Rodas disse ainda que no momento certo, ele e seu filho contarão a verdade sobre Cristiano Matheus, a quem conhecem muito bem.

Presenças ilustres
Vereadores, ex-prefeitos, candidatos, povo em geral, se misturaram e entre eles o ex-deputado Antônio Carlos Chamariz e sua esposa que veio hipotecar sua solidariedade aos opositores. Em sua fala disse que Marechal não merece ter uma administração caótica como está sendo a atual administrada por um colega de câmara federal. Aliás, a tônica dos oradores presentes foi retratar os desmandos, a ineficiência administrativa e, o pior, a prepotência e falta de respeito do prefeito para com a população.

Quase um ano 
A população está se preparando para comemorar um ano da obra da Ladeira da Estiva. Além da obra na ladeira, outro problema que impede a alternativa de acesso ao Centro Histórico é a inusitada ponte submersa sob o rio da Estiva. O fato é pitoresco e já está sendo pensado para servir como mais uma atração para que turistas visitem Marechal. 

Casamento perfeito
Entre os políticos que se sobressaem no cenário deodorense, e que estavam presentes no encontro das oposições, notou-se a longa conversa entre Junior Dâmaso e Cacau, um par que tem sido o consenso no grupo oposicionista como o casamento ideal para vencer o Kadaf Tupiniquim. O comentário geral é que nos bastidores está sendo trabalhada essa dupla, apontada como única capaz de unir as forças oposicionistas e que não encontra rejeição entre o eleitorado. Mesmo diante da altíssima repulsa ao atual prefeito, sabe-se que ele está se resguardando para no próximo ano, em período de campanha, começar a realizar  alguns trabalhos, na maioria executados com recursos deixados encaminhados pela gestão anterior e que poderão enganar o eleitorado para as urnas.

Promessa não cumprida
Mais uma promessa, entre inúmeras outras, não está sendo cumprida. A atual administração tupiniquim prometeu, dizendo que em breves dias as ruas do Loteamento Cidade Imperial, principalmente a avenida que dá acesso ao povoado das Malhadas, receberiam calçamento em paralelepípedo. Os recursos teriam sido conseguidos pelo senador Renan e já estariam sendo alocados, mas até a presente data nada foi feito. Para variar a avenida está praticamente intransitável diante das chuvas que mal começaram. 

Calote oficial
Mais um serviço público foi suspenso. Depois de ser cortado o fornecimento de energia elétrica das creches por falta de pagamento de suas contas, desde o dia 27 de maio por voltas das 14:00hs, todos os telefones moveis da TIM da Prefeitura de Marechal Deodoro, foram contemplados com a mensagem de Chip Invalido. Oficialmente ninguém quer se pronunciar, mas existe a possibilidade da Prefeitura ter cancelado o contrato da operadora, e todos os assessores do prefeito estão sem a comunicação da atualidade.

Recadastramento
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) publicou várias portarias assinadas pelo seu presidente, desembargador Orlando Manso, autorizando a realização dos procedimentos de revisão do eleitorado, com a coleta de dados biométricos (o que lê as impressões digitais) para as eleições do próximo o ano, em mais onze zonas eleitorais. Os eleitores de Marechal Deodoro, (sede da 26ª Zona Eleitoral), deverão comparecer no cartório eleitoral para cadastrar seus dados biográficos (coleta das impressões digitais, assinaturas digitalizadas e fotografias). O eleitor deve levar carteira de identidade, carteira profissional ou o certificado de reservista do serviço militar e comprovante de residência recente (contas de água, luz, ou de telefone, nota fiscal ou envelope de correspondência. Como os faltosos terão os seus títulos cancelados, a expectativa é que seja sensivelmente reduzido o número de eleitores, pelo que diz a boca miúda achando que tem eleitor fantasma e importado. O futuro revelará a verdade.

domingo, 22 de maio de 2011

A FUTRICADA DAS RUAS

Popa Bota a Boca no Trombone

"Povo deodorense e autoridades! Estão vendo todos os desmandos administrativos em nosso município de boca calada! O que está acontecendo?” Para Popa, não faltam buracos, calçamento afundando, lixo nas calçadas e ruas, falta merenda nas escolas, falta energia nas creches por falta de pagamento, os professores são obrigados a escrever no chão porque não tem quadro, falta remédio, falta postos de saúde, falta escola, iluminação pública cara e insuficiente, IPTU EXORBITANTE e os serviços públicos nada. Só não faltam os forasteiros incompetentes e puxa-sacos desocupados para somarem aos desmandos do prefeito. “Ai que saudade do tempo em que existia um FORDEMPA atuante, um SINMAD combativo e Poderes Públicos atuando em suas competências de fiscais e cobradores.” – comentou um futrica com ar de desolação.

Rodas vai a luta
O empresário Robson Rodas, que em 2008 teve uma atuação decisiva para a eleição de Cristiano Matheus a prefeito de Marechal, hoje se demonstra decepcionado com a atuação da atual gestão pública na primeira capital do Estado. Comenta-se que Rodas tem frequentemente tecido comentários a amigos mais próximos de que não está mais agüentando ver seu município em tamanho abandono e que tudo fará para encontrar alguém que mude este quadro. Ao que parece, para atingir seu objetivo só mudando o prefeito, mas para tal tem que se aliar a uma oposição com chances e com demonstrações de competência administrativa e correção de conduta, o que atualmente parece não existir.
9ª Semana Nacional de Museus
Entre os eventos realizados em Alagoas, a Fundação Pierre Chalita se destacou com a organização de uma semana repleta de atividades que giraram entre exposições, seminários, palestras, oficinas e o lançamento do curta metragem “Pierre Chalita – o homem, o artista, a obra” resultado do Projeto de Extensão coordenado pelos professores Morgana Duarte e Paulo Alencar da FAU/UFAL e com a participação das alunas do PET/ARQ Laura Calheiros e Lívia Wanderley. O evento contou com ampla participação da sociedade cultural do Estado tendo como destaque a palestrante da Universidade Mackenzie de SP, Prof. Dra. Maria Isabel Villac, além da museóloga Carmem Lúcia Dantas, Arquiteta e Diretora da Pinacoteca Universitária Geisa Brayner, Prof, Ms. Patricia Hecktheuer, Prof. Dra. Enaura Quixabeira do CESMAC, Historiador Romeu Loureiro e da Arquiteta Arielle Leite. Amplamente aplaudido, o curta metragem exibido demonstrando ter alcançado o seu objetivo, recebeu elogios segundo a coordenadora do evento, artista plástica e escritora Dra. Soalnge Chalita,  – “o filme, que não teve pretensões técnicas, tocou o coração das pessoas pelo equilíbrio estético, a maneira suave e até mesmo engraçada, em algumas ocasiões, de retratar Pierre”.
Parceria
Rumores muito sutis da futricada estão dando conta da participação nos lucros do acréscimo da arrecadação do IPTU por uma parceria ou mesmo uma velada sociedade entre a empresa contratada para implantar a reavaliação dos imóveis e um alto funcionário da prefeitura. Difícil é ter provas, pois dinheiro não vem marcado. Mas como onde existe fumaça pode (e sempre tem) existir fogo não custa nada o prefeito ficar atento para este detalhe.
IF pode ter foco de mosquito
Um tanque que serviria para um biodigestor existente no IF antigo CFET de Marechal Deodoro, pode estar sendo foco para proliferação de mosquitos no Bairro da Poeira. A água parada está de cor esverdeada e com um odor desagradável, segundo denúncias de moradores da vizinhança. Seria interessante que o órgão competente verificasse o fato para não ampliar o sofrimento dos moradores da região que já sofrem com o esgoto mal tratado pelo SAAE e lançado diretamente na Lagoa.
O Cordão se amplia
O grupo de oposição ao prefeito de Marechal, atualmente conhecido como Kadaff Tupiniquim, vem crescendo e se fortalecendo a cada dia. Novos nomes se somam e se oferecem para participar deste grupo que gira em torno dos vereadores Cacau, Tião, Boneco e Juscelino. Poderemos ter em breve algumas surpresas no cenário político deodorense.
Construção de casas
As tão prometidas casas populares, que seriam cem por mês e acabaram sendo sem por ano, poderão vir a ter uma resposta positiva em breve. Um convênio para construção de 2 mil casas a ser firmado com  CEF poderá ser efetivado. Para tal, segundo o que se comenta, deverão ser realizadas três audiências públicas para definições de detalhes junto à comunidade. Na primeira o povão não muito satisfeito com a atuação da gestão municipal descarregou as críticas em cima do prefeito. Este, por sua vez, não gostando ser contrariado se retirou da Sessão e, ao que a futricada está disseminando nas rodinhas de bar, ele está pretendendo que a próxima não seja tão democrática como deve ser. Aí tem coisa. Vamos ficar de olhos e ouvidos bem atentos para saber a data da próxima Audiência com antecipação e marcar presença nela.
Loteamento Proibido
O Loteamento que está sendo comercializado na Reserva Ecológica do Saco da Pedra, Marechal Deodoro, deveria ter tido negada a sua licença pelo órgão responsável da prefeitura. Técnicos daquele órgão não estavam concordando com o que ambientalistas de respeito consideram um absurdo, mas ao que parece foram afastados (encostados) para dar lugar a um outro que aceitou a imposição de aprová-lo. Muita coisa estranha vem acontecendo e como Popa diz: “estão fazendo a tradicional boca de siri”.

quarta-feira, 18 de maio de 2011



 


CARGA MÁXIMA

A Câmara Municipal, após vários meses, pôde contar com os noves vereadores presentes na sessão da última sexta-feira (13). Com tantos problemas no município para serem discutidos, não vão faltariam trabalhos para nenhum deles.


CARGA MÁXIMA II

Nem todos os vereadores estão com ânimos suficientes para trabalhar; alguns têm saído no meio da seção sem ao menos esperar os convidados especiais explanar seus problemas e objetivos para comunidade deodorense. Entre os convidados, a “Defesa Civil”, que fez uma palestra sobre as dificuldades que acometem Marechal Deodoro neste período chuvoso. Talvez o assunto não fosse tão interessante para o vereador.

Antes de sair da seção, o Vereador Valter Cabeção em seu único ato agradeceu o empenho do prefeito pela construção da orla, acrescentando que em sua primeira visita ao canteiro da obra, ficou encantado. Não custa lembrar que este projeto teve início na administração passada do antigo aliado do Vereador Valter.


DEFESA CIVIL

Falando em Defesa Civil, foi bastante comentado nessa sessão o problema com a morte envolvendo uma criança de um ano e seis meses no prédio que era utilizado pelo Pró-jovem, hoje utilizado para os desabrigados das chuvas.  O Vereador Claudio Filho (Cacau) cobrou explicações sobre o acontecido. É inadmissível que uma criança venha a morrer por descuido e negligência da prefeitura destaca o vereador. 


 FAMÍLIAS DESABRIGADAS

A mãe e os familiares da menina que veio a morrer no bairro da Poeira, foram retirados do prédio do Pró–Jovem. A manobra da prefeitura tem características de quem quer esconder rapidamente o ocorrido; nem a Defesa Civil estava informada desta “manobra”. É bom ficar atento para saber o que acontece com as outras 14 famílias que estão abrigadas neste mesmo prédio. 


MERENDA ESCOLAR


O convite feito pelo Vereador Claudio Filho ao conselho da merenda escolar não foi atendido, pelo menos nessa sessão da última sexta. Não compareceu ninguém para dar às devidas explicações sobre a falta de merenda nas escolas. Ainda não se sabe se será marcada nova data para as devidas e necessárias explicações.
  


SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA

Pelo visto, a Secretaria de Infra-Estrutura vai ter muito trabalho, pois as indicações por parte dos vereadores na Câmara Municipal foram muitas:

a-     A Praça de Taperaguá esta totalmente abandonada, e é utilizada para shows do prefeito, mas esquecida logo após os eventos; o mato esta cobrindo e os moradores não estão nada satisfeito.

b-     A entrada de Marechal Deodoro, a do antigo Nelson da Rabeca, não tem acostamento adequado para manobra dos motoristas. Este fato mantém todos em risco constante de acidentes - diz o Vereador Tião que pede providência urgente.

c-      Na Massagueira de Baixo, os alagamentos são constantes - mencionou o Vereador Cacau - na Rua que tem acesso pelo Bar do Wilson quase não dá para passar os carros, quanto mais os pedestres.

d-     Em uma das escolas no bairro da Poeira o muro esta preste a cair podendo causar um acidente, inclusive com vítimas. É bom o prefeito acompanhar, pois pode morrer mais crianças no município.

e-     O descaso é grande com a manutenção nas estradas de acesso ao Pólo Cloro Químico: falta de manutenção na iluminação, nas galerias e capinagem dos acostamentos tem deixado os empresários chateados -  acrescentou Cacau. Mesmo com a previsão de instalação de novas indústrias a prefeitura tem esquecido-se de manter as mínimas condições na manutenção destas vias pública. 


TAXISTAS PIRATAS

A cooperativa de taxi de Marechal Deodoro cobrou providências à Câmara Municipal sobre o transporte ilegal de passageiros feito com carros de particulares especialmente em dia de feira - nós pagamos todos os impostos e taxas e estamos perdendo espaço para estes clandestinos - desabafou os taxistas. O Vereador Abelardo, juntamente com o Vereador Valter Cabeção, informou que estava de reunião marcada com a Cooperativa para se interar melhor do assunto. É bom a SMTT acompanhar os vereadores no desenrolar desta situação.       


DEFESA CIVIL

O Coronel. Jadir Ferreira Cunha e sua equipe composta pelo Capitão Gouveia, Sargento Alcântara e Rivaldo, fez uma excelente explanação na Câmara Municipal sobre as atividades da Defesa Civil este ano. Jadir deu destaque para as áreas de monitoramento de inundações: toda Orla Lagunar, ênfase a localidade Beco da Anastácia, por trás do Instituto Federal de Educação, Rua São Vicente (Taperaguá) na margem do Rio Sumaúma, Barro Vermelho – Trav. Regatas, Rua da Palha (margem da Rodovia BR 424), comunidades nativas dos povoados Santa Rita e Riacho Velho na margem da Lagoa Manguaba. Outro ponto abordado pelo Coronel foi o plano de fusão da Guarda Municipal com a Defesa Civil, salientando que com isto a população deodorense vai ganhar agilidade nas ações.

FALTA DE PAGAMENTO DEIXA CRECHE SEM LUZ
O vereador Juscelino, na manhã de terça feira dia 17 de Maio, a pedido de moradores da Barra Nova, visitou a Creche Nei E. Teixeira, para constatar a falta de energia que já ocorre há dias. A falta de energia elétrica, segundo usuários daquele estabelecimento público é por falta de pagamento. Segundo Juscelino, que se diz horrorizado com a situação, as crianças ficam sem camisa, sem merenda, e a Creche está também sem material de limpeza.







domingo, 15 de maio de 2011

A FUTRICADA DAS RUAS


Viagem reveladora
O prefeito Matheus foi a São Paulo. Até aí nada de mais tendo em vista que sua missão foi encontrar empresários e tentar trazê-los para se instalarem na terrinha. O que os futricas ficam no bochicho é com relação ao acompanhante do PC (Poderoso Chefão). O que seria de se esperar para uma missão tão elevada? Alguém de alta confiança e afinação: Walter Avelino. E porque não o vice – indagou o futriquinha mais cri-cri.
Debandada
Na Barra Nova grandes mudanças políticas se prenunciam. Uma delas é com relação aos outrora fieis escudeiros do Delegado Abelardo. Pelos comentários da futricada e os fatos dos bastidores o presidente da Câmara do dia deverá ter alguns probleminhas com os votos para reeleição. Isto a se considerar que alguns de seus seguidores mais eficazes em termo de densidade eleitoral estão migrando para outras lideranças ou ganhando asas e alçando vôos em direção a novos “eldorados”. Numa contagem por baixo, uma meia dúzia de seus “cabo”, e até “sargentos”, eleitorais estão de malas prontas.
Ainda da BN
O queridíssimo Dr. Washington da Barra Nova pretende ganhar independência e partir para uma carreira solo. Como tem uma vida muito agitada e cheia de compromissos profissionais, pretende deixar o seu filho lhe representar como candidatíssimo a vereador no próximo pleito. Outro da Barra Nova que retoma o caminho da busca para si próprio de alguns votinhos para a vereança é o conhecido e amigo da comunidade da Barra, Hélio Mantimentos. Hoje ele já se encontra engajado em um grupo que lhe oferece boas chances.
Mais uma Reunião
Desta feita um grupo político, que tem o Zé Carlos como líder, se reúne na Churrascaria Espetos do Nordeste, no Povoado da Praia do Francês. Nome conhecidos como o Lizete, Gerson “prestanista”, Fabiano, Jackson, Costinha, Maciel, Prof. Rafael, Irmão Wagner, Gago Lopes, Vano “do Cordeiro”, Carlos Alberto, Miguel, João Rosendo, Hélio da Barra Nova, Doge das Malhadas, Fruta-pão, Riu, Diná, Leandra e Alandra. Um grupo que promete ter uma boa densidade de votos com muita igualdade de chances. O que a futrica duvida e não coloca a mão no fogo é se, diante das pressões financeiras que deverão vir, esses nomes conseguirão se manter unidos até o dia D.
Esportes
O Secretário Executivo de Esportes em Marechal, Ciro, tem encontrado algumas dificuldades para dar asas a sua criatividade, pois demonstra conhecimento do traçado e competência que adquiriu ao longo dos anos exercendo na função de fazer o melhor para o setor. Não se sabe se o maior entrave é do prefeito Matheus que, segundo ex-assessores não é muito chegado a benesses para o povão, ou do próprio secretário de direito da pasta dos esportes. Como o Bocão, secretário de Esportes de direito, é uma pessoa querida e dedicada, a futricada anda achando que o problema é mesmo com o chefão... o certo é que o esporte deodorense anda meio paradão – segundo dizem as más línguas.
Entediado
O sen Renan Calheiros já não agüenta mais essa estória de outros políticos quererem assumir a paternidade de suas conquistas. Em Marechal a obra de revitalização da orla lagunar no Centro Histórico, que teve a verba conseguida graças a seus esforços, tem sido requerida como autoria de outros políticos e até do prefeito Matheus. Isso ‘tá ficando enfadonho.

Irado
Outro que parece não estar gostando muito da tentativa de tomarem a paternidade de suas obras é o outro senador... o Collor. Embora irado, prefere ficar meio na moita por conta de seu parente e grande assessor o Euclydes, que ainda anda namorando o prefeito prá não perder os laços.

sábado, 14 de maio de 2011

Mais uma campanha!



Paulo Alencar
Falam em um novo referendo pelo desarmamento! Uma campanha certamente.
Em suma, não consigo entender como essa demagogia de desarmar os cidadãos de bem neste país ainda passe pela cabeça de homens sensatos. Não seria bem melhor que se criassem mecanismos de restrição e rigorosa seleção na venda de armas? A violência urbana não reduziria se houvesse mais eficiência nos nossos mecanismos de segurança pública e se nossos policiais agissem com mais seriedade, tendo condições dignas e necessárias de trabalho? Não estariam hoje os bandidos mais afoitos pela certeza de não sofrerem reprimendas pelo desarmamento que já passamos?
Podem me criticar da maneira que quiserem  e me considerarem errado, mas se houver o tal plebiscito o meu voto será NÃO e por quantas vezes forem necessárias. Pelo menos até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, os desarmem, os prendam, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que não lhe cabe desarmar cidadãos de bem. Com a violência que o Estado não freia só resta tentar se defender com as mesmas armas que os bandidos usam, ou aceitar submisso a ficar prisioneiro e refém do mais absurdo caos urbano que hoje é uma realidade pela falta de segurança pública e educação.
Antes de desarmamento porque não se pensa no voto facultativo? Porque não se reduzem os nossos representantes politiqueiros para apenas 2 Senadores por Estado e metade dos Deputados Federais e Estaduais e dos Vereadores? E ainda é muito para só receberem sem nada produzirem. Vamos pensar no acesso aos cargos públicos exclusivamente por concurso, e não por nepotismo? Porque não se pensa em reduzir os 37 Ministérios para um número não superior a12? E a fidelidade partidária absoluta? Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? Ampliação do Ficha-limpa? Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público? Fim dos suplentes de Senador sem votos? Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um terço? Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor?
Vamos parar com a hipocrisia neste país que só não sucumbiu de todo por que é grandioso em suas riquezas e tem um povo bom e ordeiro. Vamos dar um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil?
Comentário com base em texto de Gil Cordeiro Dias Ferreira

A FUTRICADA DAS RUAS

Grande ausente
Para variar, o vereador Cabeção, que não pode ter mais faltas p’ra não perder o mandato, se fez presente, mas logo que a sessão da última sexta (13-05) começou, ele pediu para se ausentar. Já tá ficando manjado.






 
Linguagem impopular
O presidente da Câmara do dia, vereador Delegado Abelardo, usa um linguajar que o povo não entende - um português erudito com terminologias dignas dos doutos acadêmicos e eminentes juristas, mas longe de ser aquele português que a população deodorense está acostumada a ouvir no dia-a-dia. Agindo assim não se faz entender com a clareza que deveria ser a prática dos representantes do povo. Há quem diga que essa tática é proposital.

Impopular
Ao se tratar de impopularidade o prefeito Cristiano (também conhecido como Kadaff Tupininquim) é doutor no assunto. Segundo depoimentos de ex-assessores diretos do ditatorial prefeito, ele gostaria que nos conflitos e nos protestos populares a Guarda Municipal, que está sob sua jurisdição, agisse de forma truculenta. Ele não gosta quando se procura o diálogo para dissipar as manifestações e cita como exemplo a gestão do folclórico Lula Cabeleira nesses casos.




Edil encrenqueiro

Tem gente ligada ao prefeito que já anda atribuindo ao vereador Cacau a pecha de encrenqueiro. Também pudera... ele não dá trégua aos erros cometidos pelos seus opositores, ou melhor, a tudo que acontece de errado na terrinha do Marechal. Na última sessão ele voltou a falar da merenda escolar, ou a falta dela nas escolas municipais.

Grupo em crescimento
Por falar em Cacau, o grupo político que se forma em torno de seu nome cresce assustadoramente, ou esperançosamente, melhor dizendo. A cada semana, de forma espontânea e isenta de promessas vultosas, surgem mais nomes no grupo. A única certeza de todos os que dele já participam e dos que se somam a cada dia, é que não aceitam mais a presença de um chefe do executivo que tinha tudo para dar certo, mas que se perdeu na ganância pelo poder, apenas pelo poder... e uns troquinhos extras no bolso, na cueca, nas meias e em qualquer outro lugar que possa caber.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vereadores de Marechal Deodoro vão ao MP

Os vereadores Caudio Filho - Cacau, Élio Junior - Boneco, Tião e Juscelino, fizeram ontem uma visita a Dr.ªMaria Aparecida Carnauba, representante do Ministério Público em Marechal Deodoro. Na ocasião o bloco considerado por muitos como oposição, mas que ainda se consideram independentes, levaram à Promotora assuntos de alto interesse do município como o fim da Gestão Democrática nas escolas públicas municipais (a Lei que dava direito a eleição de diretores nas escolas com participação da comunidade), o problema do Lixão, como vem sendo denominado o que a prefeitura chama de aterro sanitário, que vem se arrastando há mais de um ano, a falta de merenda nas escolas e o escandaloso aumento no IPTU.
Segundo o vereador Cacau, a receptividade da Promotora, Dra. Aparecida, foi muito boa se mostrando sensível aos problemas que o município vem vivendo. Élio Junior salientou que aproveitou a ocasião para abordar outros assuntos, como as irregularidades que vinham sendo notadas na Câmara de Vereadores entre outros problemas ocorridos no município e no executivo.
O grupo fez questão de deixar claro que estão atentos aos problemas e que não se dobrarão diante de ameaças ou outros artifícios para fazê-los calar ante o retrocesso que estão verificando com a atual gestão do executivo. Eles pediram o apoio do MP para as questões levantadas e tiveram da Dra Aparecida a certeza de firmeza e lisura no Ministério Público.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

MERENDA ESCOLAR EM FALTA

Foto do Real Deodorense
Face a inúmeras denúncias, na manhã desta sexta feira dia 06 de maio, após sessão na Câmara municipal de Marechal Deodoro, o Presidente da câmara Élio Junior e os Vereadores Cacau, Juscelino e Tião decidiram fazer uma visita surpresa a várias escolas do município para verificar como anda o fornecimento da merenda escolar. Na ocasião os vereadores pediram a presença da imprensa e de outros deodorenses que se faziam presentes na seção. Acompanharam os vereadores a equipe do Real Deodorense, do Atualidades e dos sites e blogs que divulgam os acontecimentos da primeira capital do Estado. Entre os presentes estavam Paulino Lopes, Wanillo Galvão, Paulo Alencar e Luciano da Ribeira.
A primeira escola a ser visitada foi Escola Municipal Gov. Luiz Cavalcante, onde a Diretora da escola informou que "somente hoje chegou uma parte dos alimentos, e não há previsão de entrega de mais mantimentos, o que é preocupante por que a quantidade não será suficiente para chegar até o final do mês".

Já na Escola Municipal Joaquim Gama Filho, que fica no povoado tuquanduba, havia na geladeira apenas alguns legumes. Segundo informações de alunos e professores, vem sendo feita uma cotinha para comprar fubá, pois com a chuva as poucas que restaram estavam estragadas. Também foi constatado nesta escola falta de carteiras e outras quebradas. Os vereadores ouviram as reivindicações da direção e prometeram que levarão o caso ao prefeito Matheus numa tentativa de sensibilizá-lo para a situação.

TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS

Marechal Deodoro: 29 de Abril de 2011

Número do Convênio SIAFI: 648340



Nº Original:
CR.NR.0266888-45
Objeto do Convênio:
CONSTRUÇÃO DE POSTO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MARECHAL - AL


Concedente:
CEF-PROGRAMAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Convenente:
PREFEITURA de MAL DEODORO - AL
Valor Convênio:
200.000,00
Valor Liberado:
200.000,00
Publicação:
02/02/2009
Início da Vigência:
30/12/2008
Fim da Vigência:
30/12/2010
Valor Contrapartida:
6.185,58
Data Última Liberação:
06/10/2009
Valor Última Liberação:
200.000,00

Número do Convênio SIAFI: 648341



Nº Original:
CR.NR.0266977-20
Objeto do Convênio:
CONSTRUÇÃO DE POSTO DE SAÚDE NO MUN. DE MARECHAL DEODORO  


Concedente:
CEF-PROGRAMAS DO MINISTERIO DA SAUDE
Convenente:
PREFEITURA de MAL. DEODORO
Valor Convênio:
200.000,00
Valor Liberado:
200.000,00
Publicação:
02/02/2009
Início da Vigência:
30/12/2008
Fim da Vigência:
30/12/2010
Valor Contrapartida:
6.185,58
Data Última Liberação:
06/10/2009
Valor Última Liberação:
200.000,00
Comentário
No site da Presidência da Republica (Controle Geral União), Portal da Transparência, indica os convênios acima mencionados: (SIAFI: 648340 e SIAFI: 648341), que totaliza uma liberação no valor de R$ 400.000,00, mostra a liberação de verba Federal para construção de dois postos de saúde em Marechal Deodoro, recurso liberado em 06 de outubro de 2009. Mas até o presente momento não se teve o prazer de inaugurar os referidos postos, mas a onde é mesmo sua localização? Será que um deles é o posto de saúde do Riacho Velho (promessa de campanha do Prefeito Cristiano Matheus)? Em se tratando da referida promessa, a população daquela região ainda não sentiu o prazer deste benefício. Vale a pena lembrar que se trata de um direito da população e uma obrigação da administração pública (União, Distrito Federal, Estados e Municípios): prestar um serviço de saúde adequado e digno conforme é mencionado no Capítulo II dos Direitos Sociais, Art. 6º da Constituição Federal.

Luciano da Ribeira