FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

FATOS&OPINIÃO



Folha Distorcida

Para o ex-vereador Paulino Lopes, a folha de pagamento dos servidores municipais (EFETIVOS) do município de Marechal Deodoro contém distorções inaceitáveis, inacreditáveis e totalmente fora do comum – “A falta de valorização dos professores, atividade nunca valorizada por nenhuma gestão e a quem se paga salários miseráveis que até afrontam a dignidade da classe nunca reconhecida pelo seu verdadeiro valor.”- disse Paulino.
No Portal da Transparência, onde se percebe discrepâncias homéricas, não detalha os salários dos COMISSIONADOS e os TERCEIRIZADOS, “ e é aí é que a coisa fica preta”- observa o ex-vereador – “Na prefeitura de Marechal três categorias funcionais tiveram seus Planos de Cargos atualizados: os Procuradores, os Fiscais de Tributos e alguns Secretários, alcançando salários em torno de R$ 12.000,00. ” Nada contra que se corrija uma defasagem histórica, que não menosprezasse o restante do funcionalismo efetivo, deixando-o com salários miseráveis há mais de 7 anos.

Mais distorções

No município das distorções percebe-se que algumas Secretarias são contempladas com polpudos recursos no orçamento de 2.015 e o resultado para a sociedade é praticamente zero. Senão vejamos: SECRETARIA DE TURISMO R$ 1.214.225,00, do ESPORTE R$ 477.414,27, de CULTURA R$ 1.800.000,00, AGRICULTURA R$ 589.439,35 e não esquecendo que a Fundação Municipal de Ação Cultural detém um orçamento de R$ 1.843.902,49.
Se esses órgãos funcionassem a contento, serviriam sobremodo à população. Mas se observarmos atentamente o orçamento, perceberemos grandes contradições como é o caso da Secretaria de Meio Ambiente que foi contemplada com um irrisório orçamento de R$ 318.013,54. Este é em todos os municípios um órgão de suma importância e em especial a nossa Marechal com considerável lâmina d’água em rios e lagunas, manguezais, praias, entre outras riquezas naturais que servem ainda como fonte de renda pelo seu forte apelo turístico. Como podemos entender a seriedade do planejamento de um orçamento que praticamente tem sido a cópia dos dois anos anteriores.

Desprestígio político ou...

Foto de arquivo
É público e notório que o prefeito de Marechal, Christiano Matheus, apesar de ter sido acusado da prática de três ilícitos penais - fraude em processo licitatório (Lei nº 8.666/93), formação de quadrilha (Código Penal) e crime de responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-lei nº 201/61) - pelo Ministério Público Estadual de Alagoas, denuncia acatada por unanimidade pelo Tribunal de Justiça, ainda continua menosprezando o Poder Legislativo municipal. É sabido que a casa mais parece uma subsidiária da prefeitura e não um poder a parte, por aprovar tudo que o prefeito quer, pelos vereadores que se dizem oposição demonstrarem que não estão muito empolgados na missão e, por serem desrespeitados acintosamente ao convocar secretários e procurador sem que estes lhe deem sequer satisfação por não comparecerem. Isto parece demais. Será desprestígio político ou mais uma demonstração do poderio do prefeito?

OPINIÃO

A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA - LDO 2.016, dispõe de um prazo até o dia 15-05-2.015, para ser entregue a Câmara Municipal pelo Poder Executivo, onde deverá ser discutida e aprovada, podendo receber algumas Emendas dos Srs. Vereadores. Se faz necessário o seu encaminhamento no devido prazo, tendo em vista que a Câmara só entrará em recesso no mês de julho, após sua aprovação. O que observamos é que a prefeitura permanece no erro de não querer ouvir a população através de Audiências Públicas onde poderia colher valiosos subsídios para a elaboração da mesma. Todos sabem que é muito importante ouvir a sociedade, porque ela é que vive todos os problemas do dia a dia da cidade e sua contribuição é extremamente importante para a elaboração do texto final da LDO. O importante é que se adote em Marechal Deodoro, um modelo de Administração, MODERNO, EFICIENTE, INOVADOR e não CENTRALIZADOR, e abandonar de uma vez, essas velhas práticas administrativas, obsoletas e arcaicas, que não levam o município a um lugar de destaque em seu nível de desenvolvimento. Temos que dar uma basta nesse processo Político Administrativo, sustentado pela CORRUPÇÃO, falta de ÉTICA e MORALIDADE ADMINISTRATIVA, onde os que mais sofrem são os mais necessitados. O tempo está se exaurindo para a conclusão da LDO - 2.016, e mais uma vez, sem a participação da sociedade, esperamos que a Câmara Municipal, como a legítima representante da população, convide o povo para que através de Sessões Públicas e ouça os anseios das comunidades. A LDO é de extrema importância, pois a mesma fixa as METAS, PRIORIDADES e DIRETRIZES e serve de subsidio na elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2.016. Outra importância dessa Lei é determinar, ONDE, QUANTO e COMO serão aplicados os Recursos Públicos do município. Sendo mais objetivo, a LDO estabelece as metas físicas e o ORÇAMENTO disponibiliza os Recursos a serem gastos. Nenhuma obra pode ser iniciada, sem que conste no Orçamento Municipal.

Paulino Lopes

sábado, 2 de maio de 2015

FATOS & OPINIÕES

DÂMASO é lembrado

Foto: arquivo ATUALIDADES
Após três anos da sua morte, Danilo Dâmaso de Almeida, que tem sido considerado o maior líder político do Município de Marechal Deodoro, foi bastante lembrado entre os parentes e amigos e nas redes sociais. Tendo falecido no dia 30 de abril de 2012 vítima de tumor cerebral, o polêmico, destemido, temperamental, mas muito atuante e realizador político, foi sepultado sobe forte comoção e aplausos, prova inconteste de que foi muito querido pelos deodorenses. O seu caráter marcante despertava paixões e ódios, mas todos eram unânimes em afirmar que foi o político que mais trabalhou pelo município nos quatro mandatos como prefeito da cidade que declarava ter sido apaixonado.

Começar de novo

Foto: Realdeodorense
Recomeçar, ou refazer, tem sido o lema da atual gestão de Marechal. O que mais se percebe é que novas obras não são realizadas, mas as demolições de tantas que estavam prontas (entre algumas realizadas pelo atual gestor) tem sido frequente para logo depois serem refeitas. A futricada anda comentando que esta prática, a de reconstruir a passos de tartaruga praças, quadras esportivas entre outras “obras de fachada”, é uma velha tática para deixar suas inaugurações para as proximidades da próxima eleição. Com isso o eleitor, que normalmente tem memória curta, o enaltece por ser um político realizador. Já outra corrente diz que é só para negociar uns trocos nas épocas das vacas magras e cintos apertados.

Refazer porquê?

Num município com tantas necessidades, deixar de atender aos mais necessitados e de executar obras essenciais, arranca de quase totalidade da população críticas severas. Os únicos que se calam, segundo os comentários correntes, são os que de alguma forma estão sendo aquinhoados com alguma benesse do todo poderoso prefeito. A verdade é que são frequentes as denúncias nos veículos de comunicação quanto a falta de merenda escolar (ou apenas dispor aos alunos o pão seco com refresco), a falta de remédios nos postos de saúde, a iluminação pública caríssima, precária ou inexistente, deficiência no transporte escolar, calçamento irregular e cheio de buracos, um serviço de água carecendo de urgente intervenção pela péssima qualidade da água, quando existe.

Foto: Realdeodorense

Foto: Realdeodorense

“Toda insatisfação demostrada pela sociedade tem uma razão lógica, pois está pagando um preço muito alto em referência ao modelo de desenvolvimento implantado pela atual administração que não prioriza o BEM ESTAR SOCIAL sustentado por práticas gerenciais modernas e democráticas. Vale ressaltar que toda ação do Poder Executivo tem o aval, a aprovação e a autorização do Poder Legislativo, por suas prerrogativas. Sem eximir a responsabilidade do Poder Executivo, quanto a situação caótica existente na administração municipal, os vereadores são tão responsáveis quanto o prefeito e seu staff, em se considerando que suas principais funções são FISCALIZAR e LEGISLAR, o que não acontece em Marechal.” – comentou o ex-vereador Paulino

Mais mistérios deodorenses

E a FACULDADE de Marechal Deodoro, que só existe no imaginário da população? – pergunta ainda Paulino Lopes - mas a FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE MARECHAL DEODORO - FMESMD, se é que existe, mais uma vez foi contemplada com um orçamento de mais de MEIO MILHÃO de REAIS para o exercício de 2.015, precisamente R$ 535.562,52. Ninguém sabe como vai ser aplicado esses recursos. Outra FUNDAÇÃO que possui um Orçamento Milionário é a Fundação Municipal de AÇÃO CULTURAL, R$ 1.843.902,89 e não observamos benefícios para a sociedade, principalmente os mais necessitados. O que chama a atenção é que esses órgãos inúteis, possui recursos financeiros superiores a muitas secretarias.
Eita Orçamento Municipal cheio de ficção...!

Fatos curiosos

“Observem: Orçamento Municipal do exercício de 2.013. Receita prevista R$ 153.245.124,00. Receita prevista para o exercício de 2.014. R$ 153.878.221,00. Receita prevista para o atual exercício, 2.015. R$ 153.909.049,00. Vejam bem, praticamente a RECEITA permaneceu estável nos últimos 3 anos, o que seria praticamente impossível tendo em vista o tão divulgado crescimento do município, superando inclusive até a capital, Maceió. O que poderá está acontecendo com a RECEITA do município? Ou está havendo erro nas previsões da receita, ou as propagandas são enganosas, porque se torna inaceitável essa situação de desenvolvimento que se propala e o comportamento da Receita permanece estacionário. Inclusive afronta a todas as Teorias de Crescimento e Desenvolvimento Econômico existentes no campo das Ciências Econômicas.”

Paulino Lopes

quinta-feira, 23 de abril de 2015

FATOS@OPINIÕES

Um princípio de cidadania
Respeitar e manter o espaço que é de todos é cidadania
Mas as pessoas permitem o resultado do defecar e o xixi de seus cachorros se espalhando pelas calçadas, causando transtornos aos pedestres, podendo transmitir doenças, em especial às crianças que brincam nos parques, e deixando um forte mau cheiro.
Vendo que o dono de um cão que defecou numa praça lá deixou o cocozinho, foi perguntado se ele iria recolher a sujeira, mas o dono do cão simplesmente disse que aquilo era natural e que as calçadas já estavam todas sujas de fezes e não seria apenas ele a recolher.
É bom que o dono do animal se conscientize de que é errado e que o dono deve levar consigo um saquinho para recolhimento da sujeira para o descarte no lixo. Os saquinhos de supermercados servem, muito bem, para proteger as mãos na hora da coleta.
Portanto, você que tem cão que saí à via pública para fazer cocô e xixi, deve se conscientizar de que é errado, e passar a recolher a sujeira.

O cerco se aperta

63% dos brasileiros apoiam o impeachment, aponta Datafolha

Apoio a processo contra Dilma se baseia em fatos da Lava Jato, diz jornal.
Instituto fez 2.834 entrevistas em 171 municípios, nos dias 10 e 11 de abril.
A pesquisa também mostra que 64% dos entrevistados não acredita que Dilma será afastada em razão denúncias de corrupção da Lava Jato e que menos da metade dos entrevistados sabe que, caso Dilma saia, quem assume é o vice-presidente e que o vice é Michel Temer (PMDB).

O resultado dos protestos

Mesmo com a redução no número de participantes em relação aos protestos de março o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva (PT) acha que significa alívio para o governo, e entende que é necessário a aproximação da população. Uma das preocupações de Dilma tem sido a pauta defendida nas ruas, como o combate à corrupção. É evidente que sua acentuada sua queda de popularidade e a participação da população de forma espontânea nas reivindicações fazem com que ela tenda a mudar seu tom autoritário dividindo as decisões. Os 63% das pessoas que defendem o impeachment de Dilma é preocupante e seus staff trata de buscar medidas para a aproximação do governo com a sociedade como forma de diminuir a insatisfação popular.
Resta saber se as oposições irão se deixar levar pelo canto da sereia e a população relevará todas as mentiras até então lançadas ao vento. Ao que parece o poder das redes sociais não está se arrefecendo e os vários Movimentos não pretendem dar trégua para alcançar os resultados pretendidos.

Mais revelações

A cada dia o mar de lamas aumenta e novas áreas do governo se afundam nele

A CGU (Controladoria-Geral da União), principal órgão de controle interno do governo federal, recebeu durante a campanha eleitoral presidencial do ano passado, provas de que a empresa holandesa SBM Offshore pagou propina para fazer negócios com a Petrobras. Mas estranhamente, ou forçadamente, só abriu processo contra a empresa em novembro, após a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Em recente entrevista à Folha, Jonathan David Taylor, ex-diretor da SBM, disse que prestou depoimento e entregou documentos internos da empresa à CGU entre agosto e outubro de 2014. Em 27 de agosto, segundo ele, foi entregue o relatório de uma auditoria interna da SBM contendo mensagens eletrônicas, contratos com lobista, extratos de depósitos em paraísos fiscais, a gravação de uma reunião da empresa e uma lista com nomes da Petrobras. A documentação entregue por Taylor, indica que a SBM pagou US$ 139 milhões ao lobista brasileiro Julio Faerman para obter contratos na Petrobras. O vazamento dessa informação levou a investigações sobre a SBM no Brasil e na África.
Só em 12 de novembro é que a CGU anunciou a abertura de processo contra a SBM – Dilma já eleita. "A única conclusão que posso tirar é que queriam proteger o Partido dos Trabalhadores e a presidente Dilma ao atrasar o anúncio dessas investigações para evitar impacto negativo nas eleições", disse Taylor.

Ainda segundo a Folha, a CGU afirma que só abriu o processo contra a SBM Offsshore em novembro porque foi quando encontrou "indícios mínimos de autoria e materialidade" sobre o caso.

DEPOIMENTO


Depoimento corajoso (resumido)

Do Sr. Omar “Catito” Peres (empresário brasileiro e dono do hotel que está sendo construído na Av. Atlântica - Rio de Janeiro)

A Petrobras sempre foi um centro de corrupção e enriquecimento ilícito de empresários, funcionários da própria estatal, de todos os níveis e, claro, de políticos. Sempre foi assim.
Falo porque SEI pois, convivi, indiretamente com toda essa canalhada.
Fui dono do Mauá, o maior estaleiro do Brasil e, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval brasileira. Isso me obrigava a estar, sempre, com o maior comprador de equipamentos navais, a Petrobras.
Na minha época, ... como acontece hoje. Não se vendia um parafuso se não houvesse propina.
Decidi vender a empresa ... exatamente porque sabia que para continuar, teria de me corromper. ... Saí do setor, como não poderia ser diferente, de cabeça erguida: nunca dei um centavo para ninguém, nunca participei de atos ilícitos. E, por esse motivo, vendi, antes que fosse envolvido... Conheci e, me reuni, diversas vezes, com todos esses bandidos que estão presos ... Para Renato Duque, enviei, até mesmo, uma carta de protesto contra uma obra que seria transferida do Rio para um estaleiro virtual de Pernambuco. Claro, nunca me respondeu. ... A corrupção em nosso país existe em TODOS os setores. Petrobras é somente uma das fontes ricas. Mas não escapa nada, não se salva uma só instituição. O Estado brasileiro só serve para uma coisa: ROUBAR. Não sobra NADA. No Brasil, se rouba até merenda escolar!
Por isso, atribuir exclusivamente ao PT a roubalheira é "injusto". Fato é que a Petrobras, como todos os demais órgãos do Estado, sempre foi um balcão de negócios para pessoas que se agrupam politicamente para roubar.
...
A diferença desse "momento petista" na Petrobras, para os outros governos, encontra-se no volume de negócios da empresa que hoje, produz quase três milhões de barris de petróleo/dia, com investimentos de mais de USD 100 bilhões, enquanto no governo FHC, a estatal não alcançava um milhão de barris/dia, ou USD 10 bilhões anuais.
... Mas os ladrões e as máfias SÃO AS MESMAS. Claro que não estou me referindo ao corpo técnico da empresa e, principalmente a expressiva maioria de profissionais e cientistas honestos, ...
Neste caso, me refiro, exclusivamente, aos bandidos e às quadrilhas que se apossam da direção da empresa, repito, para, simplesmente, roubar o patrimônio público.
A Petrobras é hoje, uma empresa desmoralizada por culpa dessas quadrilhas e, dos políticos que as nomeiam para roubar. Conheço alguns ex-superintendes e ex-diretores que saíram milionários da empresa. ... Se o Ministério Público pedisse quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico de TODOS os ex-presidentes, ex-diretores, ex-superintendentes, ex-gerentes executivos e gerais, pelo menos dos últimos 20 anos, veria que muitos vivem acima do que seus salários permitiram comprar. E quantos milhões voltariam aos cofres públicos!
O que aconteceu dessa vez foi um "grande azar": a Polícia Federal pegou o ladrão Paulo Roberto Costa, em uma simples operação de câmbio com o doleiro Youssef. ...
Foi quando, na prisão, brilhantemente lhe foi dito o seguinte: "ou você entrega teus comparsas, ou temos, todos os elementos que provam o envolvimento de suas filhas e genros como beneficiários de todos os roubos que você, Paulo Roberto, praticou. ... Paulo Roberto, então, mesmo receoso de que a "máfia" pudesse calá-lo para sempre, ABRIU A BOCA......... e o resto da história todos nós já sabemos e estamos acompanhando.
... Os corruptos são diretores, superintendentes, gerentes executivos e gerentes gerais indicados por partidos políticos. Os corruptores são as empreiteiras e prestadores de serviço em geral. Todos "ganham". Todos têm a mesma responsabilidade criminal.
No comando do Conselho da Petrobrás, tivemos Dilma Rousseff, que aprovou a compra da Refinaria de Pasadena e todas as obras superfaturadas da empresa. Na Diretoria da empresa, Paulo Roberto Costa, Cerveró, Duque, Barusco e toda uma quadrilha de empresas.
Dilma Rousseff deve  explicação à nação.


sexta-feira, 10 de abril de 2015

CIRCULANDO

A ordem é refazer

Foto: Realdeodorense
O canteiro central da rotatória no acesso à Usina Sumaúma, em Marechal Deodoro, que foi construído e era mantido pela própria Usina, está sendo destruído. O injustificável ante as carências da população foi esclarecido pela Secom municipal como sendo “mais uma obra financiada pelo IPTU do contribuinte deodorense. Trata-se da revitalização e implantação de praça no Trevo da Usina, no acesso da cidade. A comunicação de Matheus afirma que outras obras estão sendo realizadas: drenagem e calçamento na rua Nelson Camilo, na Barra Nova, calçamento no Conjunto Barnabé Toledo e a revitalização do Trevo do Frances que terá recepção de turistas e apoio para polícia militar – tudo embaixo do viaduto em área do pública do DER. A aplicação dos recursos nessas obras seria louvável não houvesse tanta carência da população.

Obras de Fachada

Foto: Reprodução Tv Gazeta
“Engraçado é que toda obra de "fachada" que a prefeitura realiza no município informa logo no blog que os Recursos são do IPTU e porque não coloca na placa indicativa das obras como determina a lei: o nome da empresa vencedora da licitação, o valor da obra, prazo de execução, a FONTE DOS RECURSOS, etc., etc.... Se todas essas obras são com RECURSOS PRÓPRIOS, onde foi parar o dinheiro transferido pelo Governo Federal através do Convênio SIAPE 729256 no valor de R$ 394.220,46? Objeto do convênio: calçamento de ruas em Marechal Deodoro. A publicidade, a transparência, são pressupostos constitucionais e são direitos da sociedade.”
Por outro lado, “essas Cestas Básicas que eram doadas às gestantes de Marechal Deodoro, merecidamente, eram bancadas pelo governo do Estado, com a suspensão da entrega, nada mais justo a Prefeitura bancar essas doações, que com certeza faria muita falta as gestantes. Além do mais é um valor tão irrisório para um município como Marechal Deodoro, que detém a terceira maior renda do Estado, inclusive consta recursos disponíveis no orçamento municipal de 2.015 aprovado para tal fim. As gestantes do município ficariam muito gratas, pois esta ação possui um forte caráter social.”
Paulino Lopes

Cabe Impeachment?

O mesmo ato constitucional que elegeu Dilma, no inciso V do artigo 85, salvo melhor juízo, deixa claro que o atentado contra a improbidade administrativa implica na aplicação das reprimendas de um crime de responsabilidade:

Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950
 Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:
V - A probidade na administração;
VI - A lei orçamentária;
VII - A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos;

Art. 9º São crimes de responsabilidade contra a probidade na administração:
...
II - não prestar ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas relativas ao exercício anterior;
III - não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição;
...
VII - proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decôro do cargo.


Foto: Blog do Popa
Merenda de Alta Qualidade

“A merenda escolar de alta qualidade que o prefeito tanto fala, nem sequer chegou nas escolas e as funcionárias tem que fazer milagre com o resto que fica dos depósitos da merenda. Hoje, uma escola serviu para os alunos, pão seda seco, com refresco! Vou preservar o nome da escola para os funcionários não sofrerem retaliação! Mas, isto é uma vergonha para um município rico, como Marechal Deodoro! Nem um ovinho frito ou salsicha não tinha para colocar no pão?”

Popa

OPINIÃO

ESTE MUNDO POSSIVEL RSS TWITTER LINKEDIN FACEBOOK
ENCONTRO MARCADO COM A DEMOCRACIA NESTE DOMINGO, 12 DE ABRIL
MAIS IDÉIAS DE FRASES PARA NOSSOS GRITOS, CARTAZES E FAIXAS
Estamos na reta final da mobilização para as manifestações de 12 de abril de 2015 pela democracia e a reconstrução do Brasil. O Governo Dilma demonstra incapacidade de solucionar a crise política e econômica que o país atravessa, dilapidando oportunidades e comprometendo o futuro dos brasileiros. O Partido dos Trabalhadores aposta numa reforma política golpista e na convocação à violência para sufocar a crítica, calar a oposição e impedir a alternância do poder de forma democrática. É a sociedade na rede e nas ruas que está pressionando por alternativas políticas democráticas para o país vencer esta crise.
Temos o desafio de enfrentar esse projeto de reprodução de poder baseado na corrupção e na mentira. Peço sua participação e ajuda na mobilização para as manifestações do próximo domingo, dia 12 de abril, convidando sua família e seus amigos. Vamos fazer novamente uma manifestação pacífica e alegre. No Rio, será em Copacabana, Posto 5, às 11h.
O caminho é longo pela frente. Nada vai ser resolvido da noite para o dia. Devemos seguir unidos, respeitando as diferenças que existem entre nós. Vamos dobrar a aposta na paz e na democracia. Vamos turbinar a nossa disposição e perseverar na luta. É nesta corrente que está a esperança de um futuro melhor para o Brasil.
SUGESTÕES DE FRASES PARA 12 DE ABRIL DE 2015:
Não vamos pagar a conta da incompetência e da corrupção.
Corte de metade dos ministérios e dos cargos em comissão no governo.
Combate à corrupção: transparência no BNDES e demais estatais.
Apoio ao juiz Sergio Moro e à Operação Lava Jato.
Afastamento do ministro Tofolli do julgamento do Petrolão.
Mais Moro e menos Tofolli!
Não a parlamentares processados em cargos de direção e de comissões do Congresso Nacional.
Corte de um terço no custo do Legislativo.
Pela democracia: não à reforma política golpista do PT.
Pela liberdade de expressão: contra o controle da imprensa.
Paz e democracia para reconstruir o Brasil.
Não aos aumentos de impostos e de preços.
Defesa do emprego e dos direitos trabalhistas.
Educação sem doutrinação nas escolas.
Fora Dilma! Fora PT! Lula nunca mais!

terça-feira, 7 de abril de 2015

FATOS&FUTRYKAS

Programa Segundo Tempo

“Afinal o que está faltando para que se inicie a Implantação de 1 (um) Núcleo do Programa Segundo Tempo/Navegar no município de Marechal Deodoro, que através do Ministério do Turismo e do convênio 787376 liberou o valor de R$ 432.000,00 e mais R$ 20.046,00, como contra partida, (recursos próprios) em 13-05-2.014.”- afirma Paulino Lopes complementando que os recursos já foram liberados de uma só vez e o Projeto Técnico elaborado. Os parceiros também já estão definidos - Colônia dos Pescadores, Loja Maçônica, Secretaria Municipal de Saúde, Ibesa, BRASKEN e Instituto Lagoa Viva, todas com função pré-determinada pelo projeto.
A manutenção da população infanto-juvenil ocupada com atividades saudáveis e educacionais é a arma mais poderosa para o combate à violência e às drogas. As crianças deixarão de ficar à disposição dos traficantes para estarem se preparando para enfrentar a vida com dignidade. Porque um projeto assim não se desenvolve? Esta é a questão que deixa a população atônita diante de tanto descaso.’

E a lanchinha?

A história da lancha-escolar, a amarelinha que teve seu motor queimado por incompetência do operador, foi recuperado e chegou, segundo se falou, a mudar de cor e de município, depois de denunciado pelo ATUALIDADES (escrito) voltou a servir aos alunos que moram em zonas ribeirinhas parece que sumiu novamente.
É bom lembrar que foi adquirida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola – FNDE, para se integrar ao Programa Caminho da Escola, criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. Segundo o site oficial da Prefeitura a época, “a lancha-escolar servirá à todos os alunos que moram em zonas ribeirinhas, como algumas localidades na fronteira com os municípios Santa Luzia e Pilar e outras distantes do centro como o povoado Riacho Velho e K-doz.”
Mas hoje ela está, segundo se comenta, novamente desaparecida e mais uma das inúmeras perguntas dos deodorenses que não querem calar: Onde está a lanchinha?

Mistérios deodorenses

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Marechal Deodoro  (http://transparencia.marechaldeodoro.al.gov.br), uma servidora do município, lotada na Secretaria de Finanças, recebe R$ 9.286,57 para exercer o cargo de digitadora. Estranhamente esta mesma servidora, que já trabalha na Prefeitura de longas datas, até dezembro passado, recebia R$ 3.754,83, para exercer o mesmo cargo, o que, segundo os observadores afirmam, já é um bom salário em se tratando do município. As cópias dos contracheques já se espalham pelas redes sociais e, ao contrário do que fez o site da prefeitura que removeu parcialmente as informações, revela na íntegra todo seu conteúdo confrontando, inclusive, com outro de outra pessoa no mesmo cargo. Segundo se apurou, a servidora é lotada na Secretaria de Finanças.

Lei da Transparência

A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. E devem ser disponibilizados para conhecimento de todos, os dados de todos os atos praticados pelos gestores quanto a despesa, e os dados referentes ao número do processo, data, finalidade e o beneficiário do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado.

Queda vertiginosa

Pelas últimas pesquisas divulgadas os que julgam o governo Dilma “ruim” ou “péssimo”, segundo o Ibope, são 64%. Para 23%, o governo é “regular” e só 12% acham que é ótimo/bom. Outra questão apurada foi quanto a confiabilidade na presidente Dilma Rousseff. Apenas 24% dos entrevistados disseram ter confiança; 74% afirmaram não confiar na petista; e 3% não souberam ou não opinaram.
Numa análise superficial, poderíamos até dizer aos que afirmam que a oposição ao governo petista é só de burgueses: o número de abastados (64%) está muito alto em relação ao de pobres (12%) que reverenciam a presidente. E se observarmos que 74% não confiam na Dilma a coisa fica bem feia e os adoradores, cada vez menos, já estão querendo jogar uma cortina de fumaça e acusar o baixo desempenho ao ex-presidente Lula numa manobra para retornar como salvador da pátria.

  
Novas manifestações

Dia 12 tem novo movimento programado, e mais uma vez o receio de que se repita o que ocorreu em 2013, com a infiltração dos terríveis Black Blocs e outros vândalos para desconstruir os objetivos das oposições populares e apartidárias.
Para ajudar o trabalho da polícia, que está do nosso lado, algumas medidas devem ser tomadas:


1) Quem é da paz não deve correr, pois dificulta o trabalho da polícia na identificação de quem está em pânico e quem está depredando.
2) Quem é da paz não reage com violência, o que faria com que nossos opositores conseguissem o que querem: imagens sangrentas que vão ser disseminadas pelas redes de televisão e jornais causando medo das pessoas de sair às ruas nas próximas manifestações.
3) Quem é da paz, em caso de tumulto, senta no chão. Com isso a polícia identifica e imobiliza rapidamente os vândalos e as imagens na imprensa mostrarão que a maioria dos manifestantes é pacífica.

Portanto, em caso de ameaça de vandalismo, sente no chão, avise a quem está ao seu lado para fazer o mesmo e deixe a polícia trabalhar. Foi assim que 5 mil santistas fizeram, em 2013, com muito sucesso, como você pode ver neste link: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/06/manifestantes-de-santos-deduram-vandalos-sentando-durante-protesto.html