FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 23 de abril de 2015

DEPOIMENTO


Depoimento corajoso (resumido)

Do Sr. Omar “Catito” Peres (empresário brasileiro e dono do hotel que está sendo construído na Av. Atlântica - Rio de Janeiro)

A Petrobras sempre foi um centro de corrupção e enriquecimento ilícito de empresários, funcionários da própria estatal, de todos os níveis e, claro, de políticos. Sempre foi assim.
Falo porque SEI pois, convivi, indiretamente com toda essa canalhada.
Fui dono do Mauá, o maior estaleiro do Brasil e, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval brasileira. Isso me obrigava a estar, sempre, com o maior comprador de equipamentos navais, a Petrobras.
Na minha época, ... como acontece hoje. Não se vendia um parafuso se não houvesse propina.
Decidi vender a empresa ... exatamente porque sabia que para continuar, teria de me corromper. ... Saí do setor, como não poderia ser diferente, de cabeça erguida: nunca dei um centavo para ninguém, nunca participei de atos ilícitos. E, por esse motivo, vendi, antes que fosse envolvido... Conheci e, me reuni, diversas vezes, com todos esses bandidos que estão presos ... Para Renato Duque, enviei, até mesmo, uma carta de protesto contra uma obra que seria transferida do Rio para um estaleiro virtual de Pernambuco. Claro, nunca me respondeu. ... A corrupção em nosso país existe em TODOS os setores. Petrobras é somente uma das fontes ricas. Mas não escapa nada, não se salva uma só instituição. O Estado brasileiro só serve para uma coisa: ROUBAR. Não sobra NADA. No Brasil, se rouba até merenda escolar!
Por isso, atribuir exclusivamente ao PT a roubalheira é "injusto". Fato é que a Petrobras, como todos os demais órgãos do Estado, sempre foi um balcão de negócios para pessoas que se agrupam politicamente para roubar.
...
A diferença desse "momento petista" na Petrobras, para os outros governos, encontra-se no volume de negócios da empresa que hoje, produz quase três milhões de barris de petróleo/dia, com investimentos de mais de USD 100 bilhões, enquanto no governo FHC, a estatal não alcançava um milhão de barris/dia, ou USD 10 bilhões anuais.
... Mas os ladrões e as máfias SÃO AS MESMAS. Claro que não estou me referindo ao corpo técnico da empresa e, principalmente a expressiva maioria de profissionais e cientistas honestos, ...
Neste caso, me refiro, exclusivamente, aos bandidos e às quadrilhas que se apossam da direção da empresa, repito, para, simplesmente, roubar o patrimônio público.
A Petrobras é hoje, uma empresa desmoralizada por culpa dessas quadrilhas e, dos políticos que as nomeiam para roubar. Conheço alguns ex-superintendes e ex-diretores que saíram milionários da empresa. ... Se o Ministério Público pedisse quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico de TODOS os ex-presidentes, ex-diretores, ex-superintendentes, ex-gerentes executivos e gerais, pelo menos dos últimos 20 anos, veria que muitos vivem acima do que seus salários permitiram comprar. E quantos milhões voltariam aos cofres públicos!
O que aconteceu dessa vez foi um "grande azar": a Polícia Federal pegou o ladrão Paulo Roberto Costa, em uma simples operação de câmbio com o doleiro Youssef. ...
Foi quando, na prisão, brilhantemente lhe foi dito o seguinte: "ou você entrega teus comparsas, ou temos, todos os elementos que provam o envolvimento de suas filhas e genros como beneficiários de todos os roubos que você, Paulo Roberto, praticou. ... Paulo Roberto, então, mesmo receoso de que a "máfia" pudesse calá-lo para sempre, ABRIU A BOCA......... e o resto da história todos nós já sabemos e estamos acompanhando.
... Os corruptos são diretores, superintendentes, gerentes executivos e gerentes gerais indicados por partidos políticos. Os corruptores são as empreiteiras e prestadores de serviço em geral. Todos "ganham". Todos têm a mesma responsabilidade criminal.
No comando do Conselho da Petrobrás, tivemos Dilma Rousseff, que aprovou a compra da Refinaria de Pasadena e todas as obras superfaturadas da empresa. Na Diretoria da empresa, Paulo Roberto Costa, Cerveró, Duque, Barusco e toda uma quadrilha de empresas.
Dilma Rousseff deve  explicação à nação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário