FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

DICAS DE PORTUGUÊS



O Português como deve ser falado
Erros frequentes da língua pátria e tão simples de serem corrigidos.
A língua não é ingrata como dizem muitos, ingratos são os que a distorcem e cometem erros banais deturpando tudo. Vejam alguns exemplos:

Eu X Me X Mim
Depois de preposição, use o pronome oblíquo tônico. Portanto, o correto é entre mim e ela. Sendo assim, entre mim e você, uma dica: atenção para não cometer este erro! Já antes de verbo, o correto é utilizar o eu. Portanto, lembre-se: mim não conjuga verbo, mim não faz nada! Analogamente não se diz: quando eu chorar vou MIM lembrar... e sim quando eu chorar vou ME lembrar...

Mandado X mandato
Mandados de segurança são expedidos por magistrados. Já os políticos têm mandato.

Aguardando X no aguardo
Se você está no aguardo, eu estou aguardando que você aprenda a forma correta. Nada de dizer estou no aguardo, seja lá do que for, porque esta expressão não existe.

Espiral X aspiral
Seu caderno é espiral, não aspiral!

Bastante X bastantes
Bastante, significando muito, pode funcionar como advérbio, sendo então invariável. Como adjetivo, deve concordar com o substantivo a que se refere. Quando houver dúvida, substitua por muito. Se muito for para o plural, o mesmo deverá ocorrer com bastante: Tenho bastantes (muitos) problemas. Elas estão bastante (muito) cansadas.

Namorar com X namorar
Namorar todo mundo namora, mas qual a forma correta de falar? Na tradição da língua, o verbo namorar é transitivo direto, ou seja, seu complemento não deve ser acompanhado de preposição. Assim, o certo seria namorá-la ou namorá-lo. Mas a forma namorar com alguém é usual no Brasil e também aceita, sendo utilizada, inclusive, por alguns escritores.
Provérbios Corriqueiros
No popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!"
O correto é: 'Quem tem boca VAIA Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo mármore que muitos escultores usaram para suas obras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário