FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

DENÚNCIAS&OPINIÕES



Mais Gastos Públicos



Paulino Lopes, ex-vereador deodorense, continua fazendo o que os vereadores no exercício deveriam fazer, ou seja, fiscalizar a atuação do prefeito. Com as limitações de um mero eleitor e até servindo de chacota para alguns politicamente ignóbeis, Paulino ao menos divulga a movimentação das verbas para que os munícipes saibam como tratam o seu dinheiro, o dinheiro de nossos impostos que pagamos todos os dias até ao comprar um sorvete.

“Num levantamento referente ao exercício de 2013 e 2014, e que consta do orçamento e do QDD (Quadro Demonstrativo da Despesa, referente ao exercício de 2014) temos: Gastos com DIÁRIAS, PASSAGEM e DESPESAS COM LOCOMOÇÃO. CÂMARA MUNICIPAL- Ano 2.014- DIÁRIAS, l6.844,00 - PASSAGEM E LOCOMOÇÃO - 84.319,00 - Total em 2.014 - 101.163.00. PREFEITURA DE MARECHAL DEODORO. Despesa do Gabinete do Prefeito com DIÁRIAS E PASSAGEM E LOCOMOÇÃO. Ano 2.014 - DIÁRIAS - 40.264. PASSAGEM E LOCOMOÇÃO - 248.773,00, total em 2.014 - 390.200,00.

Obs.: QUEM MAIS GASTA com diárias, passagens e locomoção, é o Gabinete do Prefeito – R$ 390.200,00, total previsto para 2.014, em segundo lugar é a Câmara Municipal, 101.163,00, total previsto para 2.014.

As despesas com todas as unidades da Prefeitura é a seguinte: no exercício de 2.014, com orçamento previsto e aprovado pelos Srs. Vereadores, temo os recursos para pagamento das DIÁRIAS, 367.380,00, recursos para pagamento com despesa de PASSAGEM E LOCOMOÇÃO, 442.175,00, perfazendo um total de 809.555,00 / ano.

Um fato interessante é que o terceiro maior gasto com despesa de PASSAGEM E LOCOMOÇÃO é do FAPEM (dinheiro dos funcionários públicos EFETIVOS que não é gasto pelos mesmos).

Despesas efetuadas referentes ao exercício de 2.013 para todas as unidades da prefeitura: DIÁRIAS, 654.983.00, PASSAGEM E LOCOMOÇÃO, 327.419,00, perfazendo um total de 982.402,00 e que é superior aos gastos de 2.014.

Observem que os gastos com DIÁRIAS e PASSAGEM é maior que o orçamento total de várias Secretárias, que são órgãos de execução.

Os recursos de Marechal Deodoro são mal aplicados e o TCU não fiscaliza, o TCE não fiscaliza, a Câmara Municipal não fiscaliza... só falta o Ministério Público entrar em AÇÃO ou também acompanhar os demais órgãos fiscalizadores e ficarem omissos”. 


Ainda existe esperança



É lamentável ver um movimento de iniciativa popular, sem interveniência da politicada, ser deturpado por pequena parte da Imprensa, que insiste em mostrar apenas atos de vandalismo de grupos infiltrados, enquanto o verdadeiro motivo do movimento não vem tendo a devida ênfase e divulgação, com raríssimas exceções.

É, no entanto, digno de comemorações evidenciar jovens e adultos brasileiros, retomando as atitudes cívicas ao sair às ruas em protesto contra as atitudes levianas da gestão pública, contra os desmandos no setor público, contra a impunidade que impera no país e incentiva a corrupção. É extasiante tomar conhecimento que grupos de jovens reivindicam ações, comportamentos e trabalho desses que se habituaram a nada fazer a não ser se locupletar do erário. E é ainda arrebatador perceber que este comportamento começou a contagiar a população que se rebela com a atual situação e começa a exigir mudanças.



Comentário



“O ATUALIDADES publicou algumas denúncias contra os vereadores citando um site da Jornalista Maria Aparecida, que aliás merece ser lido. Hoje, esses mesmos vereadores continuam com as mesmas práticas. Aliás, se observarmos direitinho não percebemos nenhuma atitude de oposição e os treze continuam comendo no mesmo cocho. Alguns, talvez uns dois ou três, ensaiam movimentos para se definirem como opositores ao prefeito Matheus. Na prática nada fazem que comprove esta posição. A tristeza, é que nós, deodorenses, estamos órfãos e se não aprendermos escolher nossos ditos representantes continuaremos na pior. Para aprender escolher acertadamente, basta verificar que esses ditos representantes do povo nada dão do que é deles. As migalhas em forma de pequenos favores, doações e afagos são patrocinadas com nosso dinheiro, o dinheiro dos impostos que você paga até quando compra uma caixa de fósforos ou um confeito. Não se iludam que os prefeitos e vereadores podem fazer muito mais trabalhando corretamente e pensando nas comunidades como um todo. Não sejam ignorantes, burros mesmo. Aprendam a escolher que entre essa turma ainda existem aqueles que podem se salvar e trabalhar realmente por nós.”

Maria Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário