FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FATOS & FUTRIKAS

Elogios
Num mundo onde as nulidades, a desonra e a injustiça são referências de conduta que chegam fazer com que homens de bem sintam vergonha de ser honestos, é notável elogiar quem apenas cumpre o dever de cidadão.
O Ministério Público no Brasil, mesmo tendo alguns poucos desvios de conduta, ainda é referencial por abrigar membros que merecem ser enaltecidos. Em Alagoas pode-se citar hoje em especial um Dr. Sergio Jucá, um Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça e um Dr. Luiz Tenório. São pessoas dessa estirpe que dignificam sua função atuando sempre na defesa da ordem jurídica e fiscalizando o cumprimento da lei.
Função do MP
Um órgão que tem a tutela de interesses difusos e coletivos, como meio ambiente, patrimônio histórico e paisagístico, além de interesses individuais e específicos como pessoas portadoras de deficiência, criança e adolescente, consumidor, comunidades indígenas e minorias ético-sociais pode ser chamado de o maior defensor da população brasileira.
Operação Marechal
Na manhã desta última quarta-feira (8), o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual (MPE), fecha a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Infraestrutura em busca de documentos que comprovem as suspeitas de irregularidades e danos ao erário. Os militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) isolaram os órgãos.
Ampliação dos alvos
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, a pedido do Gecoc, que tem o comando do promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, coordenador do grupo, segundo informou a assessoria de comunicação do MPE. Outros órgãos municipais em Marechal deverão ser investigados pelos promotores com o desdobramento das análises dos documentos apreendidos.
Vazamento
Correm rumores que houve vazamento de informações sendo antecipadamente anunciada a operação. Diante do volume nos indícios de desvios especulados, acredita-se que mesmo havido o sumiço de parte da documentação, como se comenta que houve, a comprovação dos principais fatos não será comprometida.
Ação Positiva
A aceitação da população quanto à operação deflagrada pelo MP é sentida nos quatro cantos do município. No mural do Real Deodorense pode-se ler uma grande quantidade de comentários como: “Finalmente o MP resolveu agir, pois o povo de Marechal não aguenta mais tanta roubalheira. - Só agora os deodorenses estão vendo que apenas uma orla bem apresentável não resolve os problemas sociais do município como uma educação de péssima qualidade, uma saúde precária e a total falta de segurança.”
Chamamento
“Acorda povo de Marechal! Está na hora de fazer manifestações pedindo a renúncia do prefeito e de todos ligados a ele. Temos que fazer uma limpeza e a hora é essa. Tomara que (o GECOC) chegue também na Câmara dos Vereadores.” Esses são apelos feitos por deodorenses insatisfeitos com a atual administração e esperançosos num resultado positivo do MP.
A Culpa
O mais interessante é que os ligados ao prefeito Matheus, para justificar os problemas atuais da cidade, como a falta d’água constante, acusam a gestão passada. Esquecem que a gestão passada é também de Matheus que nada fez salvo trabalhar no último ano para concluir “a toque de caixa” a orla lagunar e fazer dela sua bandeira para reeleição. O pior é que o povo engoliu o embelezamento e esqueceu a miséria do povo, a falta de saúde, de segurança e uma educação que alcançava os piores índices estaduais, além de nada mais ter sido feito... mas a culpa era da administração passada e continua sendo hoje.
Fiscalização
A orientação do prefeito, de acordo com sua assessoria, é de que equipes técnicas do Município auxiliem o Gecoc em tudo o que for necessário. O afirmar não temer a investigação por vir prestando contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) e contar com a fiscalização próxima dos vereadores de Marechal, soa como piada aos ouvidos dos que acompanham mais de perto os acontecimentos que envolvem o executivo com o aval do legislativo.
Aplicação dos recursos
O prefeito apregoou aos quatro ventos que dinheiro público em Marechal é empregado com responsabilidade. Afirmativa apropriada levando-se em consideração o acompanhamento que vem sendo feito pelos fiscais representantes do povo – os vereadores – que aprovaram as três etapas do orçamento em um dia e sem ter conhecimento do seu teor (pois não seria possível conhecê-lo em tão pouco tempo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário