FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

FATOS & FUTRIKAS



Desejo Latente
Muitos, mesmo de forma velada, já manifestam um desejo do retorno da Forças Armadas tomarem novamente conta do Brasil. Outros até apostam que isso não demora muito. O motivo desta ideia que para outros é absurda parece ter base nos desmandos, falcatruas, vilipêndios, improbidades e outras cositas más nas quais os Lulas, os Genuínos e os Dirceus estão envolvidos. O ex chegou ao cúmulo de afirmar que é um desrespeito o que estão fazendo aos companheiros não respeitando o passado de luta deles. Ora, da mesma forma que alguns se arrependem e buscam a salvação nas boas ações para aparecerem bem na foto diante de Deus outros buscam a salvação metendo a mão na cumbuca dos outros. Os crimes que cometeram os quadrilheiros é tão hediondo que as penalidades ainda parecem suaves. Afinal desviaram fortunas que poderiam ter sido aplicadas na saúde, educação e segurança, salvando a vida de muitos compatriotas. No final ainda gozam do povo brasileiro posando de heróis ao serem encaminhados para as grades, isto é, para as reclusões especiais para umas férias forçadas. Alguém escreveu: “Brasil pacato, respeitável e decente só com intervenção federal”, desde que não seja do mesmo time.

UPA
Uma turista, a senhora Ana Carina Richar, parece ser uma pessoa de muita sorte ou estar precisando urgentemente de oftalmologista por não ter enxergado as carências que, mesmo tendo uma equipe dedicada, gentil atendendo os pacientes e com instalações limpas por serem novas, são registradas. Dona Ana, lá não funciona sequer o Raio X, equipamento de suma importância num atendimento desta ordem.

Gente Boa
Ainda bem que temos no corpo docente deodorense profissionais eficientes e dedicados à profissão. Mesmo não tendo a devida e merecida capacitação revitalizada, a grande maioria dos que se dedicam ao ensino se esforçam vencendo as deficientes instalações e a quase ausência de material didático adequado. Haja visto que algumas são lembradas e reverenciadas por ex-alunos. Um exemplo é a Professora Sil da escola Petronila que arrebata elogios e motivo de orgulho por tê-la tido como mestra. “Não é preciso ser rico para aprender, basta querer” – é uma frase da Professora Sil para a qual seria necessário complementar dizendo que para querer é imprescindível ter incentivo e exemplo.

É pra Estourar os Tímpanos
       
Os apelos agora são até para o amor divino, já que para as autoridades constituídas não tem surtido efeito. Os deodorenses pacatos já cansaram de apelar para “Juiz, Promotora, Policia e quem mais de direito” na tentativa de conter o som altíssimo que rola... ou emana dos “paredões” que se instalam na orla tirando o sossego dos moradores das imediações. “Isso está virando uma grande bagunça”, pois os donos de carros com seus sons que permeiam os limites da dor de ouvidos, não respeitam nem a policia. Segundo testemunhos, quando os policias viram as costas eles voltam a aumentar o som em tom zombeteiro. Por outro lado isto até favorece aos que residem nas proximidades, pois já que não podem assistir a TV economizam energia. O problema é que não conseguem dormir também.

Cadê Meu Dinheiro
Quem também não anda muito satisfeito com o Cris, prefeito de Marechal Deodoro, são os músicos. Há mais de dois anos foi prometido que o valor da ajuda da prefeitura para as bandas, patrimônio cultural do município, seria de três salários mínimos e até hoje nadica de nada. Eles estão achando que o Cris não é muito chegado a musicalidade local e tradicional, pois nem no dia do músico o prefeito apareceu para prestigiá-los.

Nova Frota
A Secretária de Educação anunciou que recebeu 9 ônibus novos, mas ao que parece são invisíveis. Para os alunos da UFAL o que lhes têm sido oferecido é O SUCATÃO 374. Além do mais o Sr. Paulo, Chefe de Transporte e Gerente da Veleiro, mesmo se empenhando, não pode fazer muito mais do que dispõe para os sacrificados e sofridos alunos empenhados em adquirir novos conhecimentos e formação profissional superior. Apena dedica aos universitários deodorenses um veículo que quebra todos os dias e nem consegue completar o itinerário.

Superação
Acredita-se que o povo deodorense tem tendências heroicas e conseguem passar por cima das intempéries políticas ou politiqueiras com hombridade. Segundo um filósofo da Massagueira este sofrido povo já superou os DD´s, e saberá superar os Matheus. Para ele tudo passa e nada é definitivo. Se hoje Marechal Deodoro sofre com as más administrações é por conta de não se saber votar relegando um ato tão importante e grandioso ao segundo ou terceiro plano ou, o que é bem pior, se vendendo por migalhas.
O filósofo Zé, com toda simplicidade diz que basta exercitarmos a cidadania acompanhado os vereadores em suas atuações de legisladores e fiscais dos atos do executivo e cobrando as propostas que melhor sirvam a população. Da mesma forma como devemos fazer, quando colocamos nossos filhos na escola - temos que acompanhá-los e nos certificarmos de seu aprendizado. Descartá-los lá não resolve, como também com os políticos, não devemos descartá-los no poder, mas acompanhá-los lá, trazê-los à comunidade e fazê-los participar. Só criticá-los, é o esperado e não resolve. É só fazer valer o voto.

15 de Novembro
A falta de respeito para com o desfile escolar por parte das autoridades deodorenses, capitaneadas pelo prefeito, e seguida pelos convidados, foi marcante. Mal terminou o desfile militar os homens do poder deram as costas e se mandaram, e nem a Sec. Flávia ficou no palanque, enquanto os diretores, coordenadores, professores e alunos, que passaram meses preparando as apresentações ficaram ao léu, e nem sequer foram notados por eles. A maior frustração foi das crianças que levaram meses treinando, acordaram cedo e se aprontaram impecavelmente para, se sentindo cidadãs, cumprirem o seu dever cívico.
A atitude foi considerada pela comunidade, além de falta de respeito, uma verdadeira palhaçada.

Assalto Profissional
Num assalto a um banco uma jovem senhora apresentou-se sobre a mesa provocativamente, tentando desviar a atenção do ladrão que, de imediato gritou para ela: "Por favor, seja civilizada isto é um assalto e não um estupro!"

Voto Secreto
Manter o voto secreto para a eleição das mesas do Senado e da Câmara é mais uma esperteza de Renan e Cia. Enfiaram esse contrabando no projeto do voto aberto para a cassação de parlamentares. O voto secreto para a eleição das mesas perpetua os que já dominam o Congresso. Esse voto deve ser aberto. O voto aberto para a aprovação de ministros do STF e outros cargos estratégicos enfraquece o Parlamento em relação aos outros poderes. Esse voto deve continuar secreto?
Altamir Tojal

Nenhum comentário:

Postar um comentário