FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TRÂNSITO



EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Tenho visto nos últimos dias agentes da SMTT – Maceió fazendo inúmeras declarações que estão em andamento operações de educação de trânsito. Louvável que assim procedam, mas o que temos observado é que essas ações parecem se limitar a uma enxurrada de multas. Haja vista a declaração dada hoje em um jornal local onde o agente informa que em várias páginas do Diário Oficial as multas aplicadas no período estão relacionadas. Informam ainda que quem se achar inocente que requeira uma revisão. Além da “revisão” ser quase sempre inócua, a educação seria bem mais eficiente se os agentes espalhados nas esquinas da cidade fizessem os infratores pararem e avisassem, na hora e com educação, sobre a infração cometida. A famosa “patada de luva” doe mais que o desembolso de certa quantia tempos após o ato em desacordo com a legislação. Ouvindo na hora sobre o ocorrido, o infrator se sentirá constrangido além de saber que irá pagar uma multa posteriormente.  

domingo, 24 de fevereiro de 2013


Desaprendendo com os mestres

Observando o caótico trânsito de Maceió começo a perceber que estou num processo de desaprendizado do que julgava, como arquiteto com alguma experiência em sistema viário urbano, conhecer. Nossos “mestres planejadores” urbanos, sejam lá em que órgão público estejam lotados, mas responsáveis pela definição do tráfego da capital, parecem estar na contramão das soluções que poderiam desafogar o tão entravado trânsito.
Não se faz necessário ter profundos conhecimentos para se perceber que uma (ou a maior) causa de engarrafamentos na capital alagoana é a profusão de cruzamentos com semáforos. Um dos exemplos marcantes desta afirmativa é o cruzamento da Avenida Leste-Oeste com o acesso ao Terminal Rodoviário. Logo cedo, no sentido Mangabeira – Farol, o engarrafamento se prolonga além do viaduto do Jacintinho. Motivo: um semáforo em três tempos que retarda o fluxo de veículos sensivelmente. Solução: uma rotatória (ou girador com alguns denominam) poderia, sem grandes obras, eliminar a necessidade de semáforo possibilitando a fluidez do trânsito naquele local. Como este, existem várias outras situações em que soluções de baixo custo e de poucas obras eliminaria a causa dos transtornos reinantes em nossa capital.
Ou seja, mudando a cultura da solução por semáforos e buscando soluções mais simples e criativas de fluxo contínuo, poderíamos certamente ter dias melhores com menos tempo parados nas ruas desnecessariamente. É só colocar a massa cinzenta para funcionar em decorrência da observação in loco das ruas da cidade.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

OPINIÃO


Empresário invade área no Francês

O empresário Mauro Vasconcelos tem sido acusado de tomar posse de área pública ao urbanizar o espaço frente a seu hotel na Praia do Francês. Legalmente não poderia fazê-lo, mas quando o poder público abandona uma área deixando-a sem nenhum cuidado ou zelo, a meu ver, o empresário está beneficiando a praia e tornando-a mais atrativa aos olhos do turista. Ou seja ele não poderia ser considerado um vilão e sim um benfeitor da praia. 
Pelo menos está fazendo melhor que os barraqueiros que se julgam donos da praia (areia) e fixam suas sombrinhas não permitindo aos que não consumam nos seus bares de permanecerem nelas. Quanto às barraquinhas estão lá para quem quiser usufruir.
O fato vem sendo contestado, mas para quem nunca contestou a ocupação ilegal da praia pelos xerifes do Francês não tem muito a dizer da atitude do empresário.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

COMPORTAMENTO

CONSELHO DE PAI

Um jovem recém-casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando chá gelado durante uma visita ao seu pai. Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho.
- Nunca se esqueça de seus amigos, aconselhou! Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos..

Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles; faça coisas com eles; telefone para eles...

Que estranho conselho - pensou o jovem . Contudo, ele obedeceu ao pai. Manteve contato com seus amigos e anualmente aumentava o número de amigos. Passados 50 anos, eis o que aprendi:

O Tempo passa.
A vida acontece.
A distância separa.
As crianças crescem.
Os empregos vão e vêm.
O amor fica mais frouxo.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração se rompe.
Os pais morrem.
Os colegas esquecem os favores.
As carreiras terminam.
Os filhos seguem a sua vida como você tão bem ensinou, mas... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês.

Um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

NOTÍCIA


RENAM CALHEIROS REJEITADO EM SPA DE GRAMADO/RS


O senador Renan Calheiros até hoje está arrependido da decisão de passar o feriado de Carnaval em um hotel cinco estrelas na serra gaúcha. Ao trocar sua mansão na Barra de São Miguel pelo Spa de luxo, Renan e sua mulher Verônica pretendiam perder alguns quilos de gordura para enfrentar a difícil campanha pela reeleição ao Senado. Mas foram barrados pelos hóspedes do hotel, que vetaram a presença do casal nas atividades conjuntas. "O Judiciário e o Executivo podem absolver Renan, mas a gente, não", bradou um dos indignados hóspedes.


O fato ocorreu no Spa Shop - Kurotel, em Gramado, e o vexame só não foi maior porque o hotel ofereceu atividades individuais para o indesejado casal. O Kurotel é um dos locais mais procuradores por brasileiros milionários como o finado Roberto Marinho, que era hóspede frequente do Spa cinco estrelas. Poucos mortais têm condições de bancar uma semana no paraíso gaúcho, que custa mais de 20 mil reais, sem os gastos extras.

Renan Calheiros e Verônica sentiram na pele a mesma humilhação sofrida pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello e sua ex-mulher Rosane, que também foram xingados e até ameaçados pelos hóspedes de um hotel de luxo de Minas Gerais. O fato ocorreu no Grande Hotel de Araxá, vários anos depois do impeachment de Collor, o que mostra que o povo jamais esquece os políticos que traem seus compromissos. O Grande Hotel é o hotel mais tradicional de Araxá, que oferece o requinte de um palácio e a diversão de um resort cinco estrelas.

fonte Extra/Alagoas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

DEPOIMENTO


Onde foi aplicada a verba da "URBANIZAÇÃO" da PRAIA DO FRANCÊS?


Faz alguns anos (já perdi a conta) foi lançado o programa de urbanização com aperitivos próximo ao restaurante TAIPAS no Francês, patrocinado pela Prefeitura, no inicio da primeira gestão do Prefeito Cristiano Matheus.
A verba seria de origem Federal.
Passados uns 3 anos e sem prestação de contas da aplicação dos presumíveis 3 milhões da verba, a placa que anunciava o programa de urbanização no local já deteriorou-se.
A calçada ou ciclovia esta inacabada, o mato tomando conta, só faltando uns pequenos trechos e uma fina camada de asfalto para que os pedestres, ciclistas, paraplégicos e mães com seus carrinhos de criança possam deixar de concorrer com os veículos pesados no meio da rua arriscando as vidas.

É de pouco ou nenhum interesse (sequer para tapear antes das eleições) terminar as poucas obras de um lado da pista.
Como se não bastasse a falta de "trabalho" os trabalhadores da empresa ENENGE que ocupam uma construção dormitório, construída ilegalmente sobre uma área verde, dedicam-se a reformas e aumentos da referida construção dormitório, aumentando a mesma em direção da calçada (vide fotos), desrespeitando o alinhamento e afastamento que as outras construções próximas foram obrigadas a manter da Avenida Caravelas.

A poucos metros dali na direção praia e na direção mercadinho, a obra da calçada esta intransitável ocupada pelo mato ou por rampas de acesso ilegal que a gestão anterior da secretaria de Planejamento ficou de resolver, motivo que eventualmente poderia ser alegado para interromper as obras....
Seja por falta de verba ou de interesse político não é justo que o povo e turistas coloquem suas vidas em risco por falta de incompetência em terminar pelo menos 50% da obra iniciada. Se a verba não deu então que se ocupe para terminar a parte mais frequentada e arriscada no trecho centro até o mercadinho Compre-Bem.
A prefeitura nem sequer vem a público explicar pelos fartos meios de comunicação local ou site oficial.

Esperamos não ter que aguardar novas campanhas para prefeito a fim de ver as obras terminadas, e antes que se iniciem outras obras fantásticas e anunciadas anualmente de reforma da orla.

Morador do Francês decepcionado!


"QUEM COMPRA DROGAS FINANCIA O CRIME ORGANIZADO, E QUEM PAGA IMPOSTO TAMBÉM.”

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ESTA VAGA NÃO É SUA

Nesta vaga não deveria estar estacionado este carro que estava sendo dirigido por pessoa jovem, saudável, sem nenhuma condição que o incluísse com especial, mas estava estacionado na vaga de idoso no Atacadão no dia 06/02, por volta das 10 horas. A infração não foi cometida por estar o estacionamento com poucas vagas, mas simplesmente por comodidade.
ONDE ESTÁ A SMTT? 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PROTESTO


E você? Deitado em berço esplêndido ou está fazendo a sua parte?

Desde 1986 que os membros do Senado elegem um integrante do PMDB para presidir o Senado Federal.(com um breve intervalo de 1997 a 2001, quando Antônio Carlos Magalhães do DEM-BA, presidiu àquela casa)
Antes e depois da votação (SECRETA) que reconduziu o peemedebista alagoano Renan Calheiros à presidência daquela casa, li e ouvi muitas e pesadas críticas. E, por eu também ser alagoano, muitos ofenderam minha querida terra por ter Collor e Renan como representantes daquele belo estado.
Depois da eleição, eu pensei com meus botões: São 78 votos dos quais Renan obteve 56. Nós, alagoanos, só temos 3 senadores e 2 votos....
Tirem suas conclusões.
E pensar que a palavra "candidato” tem sua raiz na palavra candidus, do latim, cândido, ou seja, puro, imaculado, envolto numa túnica branca, alvura, símbolo de candidez, de pureza interior.
As coisas mudam e mundo realmente dá voltas. Muitas vezes penso que o Mundo está Girando ao contrário.
Afinal, não deveria ser motivo de orgulho para os alagoanos e de admiração para os demais brasileiros a eleição de um Muriciense nascido pobre, que morou em rebública, concluiu curso superior em Universidade Federal, pela segunda vez, à presidência do Senado?
Infelizmente, a política não orgulha ninguém. A política enoja, repudia, apavora e espanta as pessoas honestas. E é exatamente assim que as chamadas velhas raposas querem que permaneça, pois como disse Einstein, "o mal só prospera e vence na ausência do bem".
Quando o assunto é política, alguns não se interessam, outros tentam emplacar seu projeto pessoal, poucos pensam no coletivo, muitos se revoltam e a maioria permanece inerte, ainda que deitada em berço nada esplêndido.
Enfim, falar, pensar e escrever é fácil, difícil mesmo é se levantar e brigar por um mundo mais justo, educado e honesto, principalmente para aqueles que se encontram, de fato, deitados em berço esplêndido.
Como disse Beveridge, a IGNORÂNCIA e a PREGUIÇA, são um dos 5 gigantes que devem ser combatidos na reconstrução da sociedade. E eu acrescento o comodismo e o EGOÍSMO.
Ah, e com relação à pergunta do título, não se culpe, a maioria também!

                                  Rodrigo Constante Ferraz
          (alagoano, filho de muriciense, advogado e indignado)
                         Surpreso nunca, esperançoso sempre.