FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

HUMOR





















Degustação de vinho em Minas





- Hummm...

- Hummm...

- Eca!!!

- Eca?! Quem falou Eca?

- Fui eu, sô! O senhor num acha que esse vinho tá com um gostim estranho?- Que é isso?! Ele lembra frutas secas adamascadas, com leve toque de
trufas brancas, revelando um retrogosto persistente, mas sutil, que enevoa as papilas de lembranças tropicais atávicas...

- Putaquepariu sô! E o senhor cheirou isso tudo aí no copo ?!
- Claro! Sou um enólogo laureado. E o senhor?
- Cebesta, eu não! Sou isso não senhor !! Mas que isso aqui tá me cheirando iguarzinho à minha egüinha Gertrudes depois da chuva, lá isso tá!
- Ai, que heresia! Valei-me São Mouton Rothschild!
- O senhor me desculpe, mas eu vi o senhor sacudindo o copo e enfiando o narigão lá dentro. O senhor tá gripado, é ?
- Não, meu amigo, são técnicas internacionais de degustação entende? Caso queira, posso ser seu mestre na arte enológica. O senhor aprenderá como segurar a garrafa, sacar a rolha, escolher a taça, deitar o vinho e, então...
- E intão moiá o biscoito, né? Tô fora, seu frutinha adamascada!
- O querido não entendeu. O que eu quero é introduzi-lo no...
- Mais num vai introduzi mais é nunca! Desafasta, coisa ruim!
- Calma! O senhor precisa conhecer nosso grupo de degustação. Hoje, por exemplo, vamos apreciar uns franceses jovens...
- Hã-hã... Eu sabia que tinha francês nessa história lazarenta...
- O senhor poderia começar com um Beaujolais!
- Num beijo lê, nem beijo lá! Eu sô é home, safardana!
- Então, que tal um mais encorpado?
- Óia lá, ocê tá brincano com fogo...
- Ou, então, um suave fresco!
- Seu moço, tome tento, que a minha mão já tá coçando de vontade de meter um tapa na sua cara desavergonhada!
- Já sei: iniciemos com um brut, curto e duro. O senhor vai gostar!
- Num vô não, fio de um cão! Mas num vô, messs! Num é questão de tamanho e firmeza, não, seu fióte de brabuleta. Meu negócio é outro, qui inté rima com brabuleta...
- Então, vejamos, que tal um aveludado e escorregadio?
- E que tal a mão no pédovido, hein, seu fióte de Belzebu?
- Pra que esse nervosismo todo? Já sei, o senhor prefere um duro e macio, acertei?
- Eu é qui vô acertá um tapão nas suas venta, cão sarnento! Engulidô de rôia!
- Mole e redondo, com bouquet forte?
- Agora, ocê pulô o corguim! E é um... e é dois... e é treis! Num corre, não, fiodaputa! Vorta aqui que eu te arrebento, sua bicha fedorenta!...

Luiz Fernando Veríssimo

domingo, 22 de setembro de 2013

DEVANEIOS



Chorumelas

          Mais uma vez me reporto ao mural do site realdeodorense onde praticamente constatamos a quase totalidade de críticas ao prefeito Christiano Matheus e sua administração. Refletindo sobre o seu conteúdo não temos dúvidas que Marechal Deodoro vive hoje uma de suas piores fases nas últimas décadas em termos de abandono, descaso e fortes suspeitas de desvios do erário.
          São protestos frente à casa do prefeito com reivindicações de mais atenção à educação. São piquetes clamando por infraestrutura, melhorias nas vias públicas, mais segurança, melhorias na saúde, entre outros queixumes. São os reclamos dos componentes da Guarda Municipal contra as péssimas condições de trabalho e pelas observações que lhe foram dirigidas pelo presidente da Câmara de Vereadores, Delegado Abelardo, ao afirmar que a categoria não está capacitada para usar armas. Também é público e notório a existência de processos transitando nos Ministérios Público Estadual e Federal, Polícia Federal entre outros órgãos, com provas contundentes apontando desvios, suborno, corrupção e muita impunidade.
          O que falta? Apenas vontade política, pois recursos devem existir até em excesso.
          Em meio à enxurrada de verbas que o município vem recebendo de forma legal e até transparente, como os recursos federais de projetos específicos, se verificam outros não tão claros e aparentemente lícitos. É o caso do muito duvidoso volume de recursos destinados às AIHs - AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR.
          Só de janeiro a junho de 2012, o município alagoano recebeu a bagatela de R$ 4.792.000,00 (quatro milhões e setecentos e noventa e dois mil reais) para custear as internações hospitalares aos 45.977 deodorenses. Sem querer entrar em detalhes, vamos apenas estabelecer um comparativo entre a primeira capital das Alagoas com a capital de Sergipe, Aracajú. No vizinho estado, com uma população de 614.577 habitantes, o município recebeu 8 milhões e 436 mil reais.
          Em Marechal Deodoro foram gastos (ou recebidos) R$ 104,22 para internar cada habitante, enquanto em Aracajú foram pagos apenas R$ 13,72 por cada sergipano se internar na capital.
Outra perguntinha inocente: onde estariam sendo internados nossos conterrâneos da terra do Proclamador? Com tanta grana para que as chorumelas?

Paulo Placido

O QUE VEM PELA INTERNET



Zegota (Resgate)

Espero que, antes de minha partida, eu possa vislumbrar pessoas que se preocupem em passar para as gerações futuras conceitos de uma consciência social séria, objetiva, e isenta do exibicionismo visionário que impera nos dias atuais. Seria de extrema utilidade que se exemplificassem nos lares, nas escolas e nas conversas despretensiosas, atitudes de pessoas como a de Irena Sendler. Talvez assim agindo, em algum tempo poderíamos ter uma geração mais sensível, humana e determinada nos reais direitos humanos. Direitos aos humanos que mereçam respeito e não apenas a bandidos que mereciam a pena de morte. Dando exemplos como da Irena, quem sabe, poderemos formar uma consciência humana... de fato!
Paulo Placido

Irena Sendler (em polaco: Irena Sendlerowa) (15 de fevereiro de 1910 - 12 de maio de 2008), também conhecida como "O Anjo do Gueto de Varsóvia," foi uma ativista católica dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo contribuído para salvar mais de 2.500 vidas ao conseguir que várias famílias cristãs escondessem filhos de judeus no seio do seu lar e ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além e ao retornar trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhonete (para crianças de maior tamanho).

Também levava na parte de trás da camioneta um cão, adestrado para ladrar aos soldados nazistas. O ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto pôde manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.

Por fim os nazis apanharam-na e souberam dessas atividades e em 20 de Outubro de 1943 Irena Sendler foi presa pela Gestapo e levada para a infame prisãode Pawiak, onde foi brutalmente torturada.
Ela, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou trair seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Já recuperada foi, no entanto, condenada à morte.

Enquanto esperava pela execução, um soldado alemão levou-a para um "interrogatório adicional". Ao sair, ele gritou-lhe em polaco: "Corra!".

Esperando ser baleada pelas costas, Irena, contudo, correu por uma porta lateral e fugiu, escondendo-se até ter certeza de que não fora seguida. No dia seguinte, encontrou o seu nome na lista de polacos executados que os alemães publicavam nos jornais.

Os membros da organização Żegota("Resgate") tinham conseguido deter a execução de Irena, subornando os alemães e Irena continuou a trabalhar com uma identidade falsa.

Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, e depois da guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais, ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.

Em 2006 foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz, mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por sua campanha sobre o Aquecimento Global.

Não é justo que a atitude desta Senhora seja esquecida!
Tudo que fizermos para isto será também em memória aos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos (inclusive 1.900 sacerdotes católicos ), 500 mil ciganos, centenas de milhares de socialistas, comunistas e democratas e milhares de deficientes físicos e mentais que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados, enquanto povos do restante do mundo muitas vezes olhando para o outro lado.

sábado, 21 de setembro de 2013

FATOS & FUTRIKAS




Celso Mello em julgamento


Notável saber jurídico, dotado de grande serenidade e de profundas convicções democráticas e um dos juízes mais severos com os mensaleiros. Assim era visto o ministro Celso de Mello antes de seu voto final no processo do Mensalão.
Já no ano passado, ele se pronunciou em plenário favorável aos embargos infringentes. Poderia ter sido apenas para evitar o desmembramento do processo, o que poderia ser pior, mas o fato é que agora teve que ser coerente com sua posição anterior e passará para a História como o magistrado que livrou a cara dos bandidos que tão duramente sentenciou.
Por outro lado, tudo isso começa a perecer claro que não passa de uma encenação, bem ensaiada pelo sistema para deixar os réus em liberdade enquanto se espera a prescrição dos prazos, como explicam alguns juristas.


Novas Desembargadoras
As advogadas LETÍCIA MELLO, 37 anos, filha do ministro do STF Marco Aurélio Mello, e MARIANNA FUX, 32 anos, filha do ministro Luiz Fux, ambas, segundo se divulga, sem pós-graduação, receberam como presentinho encomendado pelos papais, a indicação para os cargos de desembargadoras.
Os colegas dos papais é quem confirmarão a indicação para o TJ do Rio e o TRF (Tribunal Regional Federal), com salários aproximados de R$ 25,3 mil, carro oficial e equipe de assessores.


Muro (Mural) das Lamentações
O Realdeodorense disponibiliza um espaço para os seus leitores desabafarem. E como tem lamentações... Ora é contra a ausência do prefeito Matheus, ora é detonando a incompetência ou subserviência dos vereadores, ora é o lamento pelo caos instalado na primeira capital de Alagoas. Seja como for neste espaço só encontramos condenações aos atos e aos fatos das autoridades constituídas na terrinha do Marechal. A única falta é a da coragem nos lamentantes de se identificarem. Pena!

Cratera criminosa
Foto Sandro Quintela
No último dia 20 do mês em curso, um buracão que se encontra atravancando o tráfego na referência do Centro Histórico de MD, a fabulosa urbanização da Orla lagunar (ou lagoar), foi causa principal de um acidente entre um Fiat Uno e um ônibus escolar. Para não se atabalhoar no volante e evitar danos ao próprio veículo tentou desviar da cratera e acabou colidindo com o coletivo e a porcariada foi feita.


Faltou Tinta?
Jobson Cabral, aficionado delegado alagoano, tá hoje algemado por uma impressora ou melhor pela falta de tinta para ela, que o diga Ailton Vilanova. Os inquéritos, aos montes, estão parados na delegacia da cidade de Deodoro empancados por não poderem ir adiante pela inoperância da maquineta. São coisas da modernidade que fazem todos como reféns de equipamentos eletrônicos e deixam todos sem ação quando falham. E a bandidagem agradece.

Bandidos
A bandidagem tá tão solta que tem gente em Marechal Deodoro sugerindo aos bandidos que façam rodízio de suas praças. Variando seus ambientes de trabalho eles teriam uma diversidade maior de clientes, de mercadorias negociadas e saiam um pouco da rotina... além de darem um refresco aos deodorenses.

Curtura

Foto Sandro Quintela

Foto Sandro Quintela
Cultura é uma coisa farta na terrinha. A fartura é tanta que na manifestação que os estudantes fizeram em frente a residência particular do prefeito Cristiano Matheus na Massagueira em Marechal Deodoro, um cartaz chamou a atenção: "FALTA DE HISTRUTOR". A falta de cultura na juventude deodorense seria motivada pelas faltas das escolas? É preciso que as otoridades se empenhem mais para reverter a realidade que não é privilégio de Marechal Deodoro, mas está acontecendo em todo país fazendo gerando farto material para os comediantes. Um humor negro, é certo, mas serve como protesto pela inoperância dos dirigentes e políticos corruptos que imperam no Brasil.