FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

FATOS&FUTRYKAS



Construtora Exclusiva
Ao que parece a Construtora FP é exclusiva da Prefeitura de Marechal Deodoro, pois somente ela realiza as obras públicas no município. Ou é uma empresa de extrema eficiência que consegue executar obras a um baixíssimo preço para ganhar todas no processo licitatório como determina a Lei das Licitações. Sendo realmente esta a razão de estar em todas fica um questionamento: porque não divulgam o valor da Obra, origem dos recursos - se é próprio ou é repassado pelo governo federal ou estadual. Seria até uma excelente propaganda para a construtora. Por outro lado a comunidade tem direito de saber como está sendo aplicado os recursos dos impostos que paga.

Ensino Superior
Paulino Lopes anuncia que em breve o deodorense terá mais informações sobre a tal FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MARECHAL DEODORO (FMESMD). Nos orçamentos de 2.013 e 2.014, constam recursos orçamentários do município para sua manutenção, como também para imaginária Faculdade de Marechal Deodoro.

Reforma Administrativa em Marechal
Paulino Lopes afirma que se algumas Secretarias Municipais fecharem suas portas o município sairia lucrando, pois certamente sobrariam recursos que poderiam ser re-locados para outras áreas mais carentes. A total ausência de ação e falta de qualquer tipo de projetos em algumas Secretarias, como Turismo e Agricultura, as tornariam dispensáveis. Paulino não culpa os secretários e sim a falta de iniciativa da própria gestão que não oferece a mínima condição para que os mesmos desempenhem suas tarefas.
Além dessas, de aparente total inoperância, cita-se ainda a Infra-estrutura que não apresenta nenhuma obra de vulto e ainda deixa sua marca de lentidão na reforma da Pça Pedro Paulino. Obra de alto custo e de uma lentidão de causar inveja em qualquer lesma, já leva dezoito meses da liberação dos recursos pelo governo Federal e a obra continua a passos lentos.
Para Paulino, tem ainda outras secretarias que a sociedade nem sabe que existe, porque nada funciona. “Temos que mudar essa situação, mudando esses políticos descomprometidos com a cidade e seu povo.”  

Mais Médicos - Fragilidade Evidente
Em pouco tempo de implantação já é possível que o povo perceba a fragilidade do programa Mais Médicos. Vários dos médicos importados, que se submeteram ao exame de avaliação, conhecido como “Revalia” foram reprovados. Retornaram? Não! Foram aceitos e locados prioritariamente no interior do país e alguns acabaram ficando mesmo em grandes. Contudo, muitos deles acabaram sendo alocados mesmo em grandes centros. Esses que não deveriam exercer a medicina, pois foram reprovados, atestando que não estariam qualificados para o exercício da profissão, aí estão. Com isso, a população mais vulnerável corre risco pela possibilidade de erros por mera incompetência para o exercício da profissão. Por outro lado a falta de assistência em regiões afastadas continua e nossos médicos se revoltam, conscientes da precariedade no atendimento à população carente.

Informação Enganosa
Após a realização no dia 19 passado, no Plenário da Câmara Municipal de uma Audiência Pública Conjunta da Prefeitura Municipal e Câmara deveria haver ampla discussão do Projeto de Lei Orçamentária Anual – LOA 2015. Alguns membros do Movimento Brasil Livre que estavam presentes nesta audiência procuraram argumentar a falta de conhecimento prévio do documento que havia sido solicitado pela Associação dos Moradores da Praia do Francês e fora negado. O vereador Abelardo, presidente do Legislativo municipal, disse que o documento não fora entregue por ter sido solicitado erroneamente à Câmara, quando deveria ter sido ao Executivo que foi o autor do documento. Paulino Lopes disse que a casa do povo é a Câmara que abriga seus representantes e não na Prefeitura.
Ainda no site da Prefeitura foi dito que o orçamento havia sido aprovado, o que não ocorreu, talvez por engano ou mero desconhecimento. Na sessão que foi realizada logo após à Audiência Pública sequer houve discussão do projeto e sim a leitura do seu enunciado sem haver a devida apreciação pelos edis, como pode ser constatado na filmagem da sessão: http://www.youtube.com/watch?v=snLtd9bOSts

Câmara Aprova Projetos
Os vereadores da Câmara Municipal de Marechal Deodoro aprovaram numa sessão extraordinária antecipada sem a devida comunicação à população com a antecedência regimental de 48 horas vários projetos. Alguns deles considerados polêmicos e de grande interesse dos deodorenses, como o que altera a referência salarial do cargo de agente comunitário de saúde e do agente de endemias, o que concede incentivos fiscais para empresas de construção civil ou incorporadoras e o que modifica a cobrança da CIP, mais conhecida como taxa de iluminação pública.  Entre eles deveria estar também o projeto que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2015 (LOA – 2015). Nenhuma dessas aprovações teve o conhecimento da população e dos representantes da sociedade civil e organizada do município.
O recesso legislativo entrou em vigor, mas se a legislação for cumprida, nesse período devera ser escalado um “vereador plantonista” por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário