FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

sábado, 5 de maio de 2012

DIVAGAÇÕES


Para que Universidade?


Pouco adianta ter universidades de primeiro mundo se a base de nosso ensino, o fundamental ou básico nas escolas públicas forem de péssima qualidade. Quem mais necessita de formação pública fica marginalizado e sem chances reais de ser admitido nas melhores universidades públicas ou particulares, e consequentemente, tolhido de aproveitar os mais conceituados cursos superiores, que oferecem alguma vantagem no currículo para vida profissional. 

O ensino público brasileiro se apresenta com conjunto de professores desmotivados pelos baixos salários, pela falta de estrutura didática e inexistência de reciclagem profissional. Os alunos, por sua vez, se encontram em total desinteresse pelas dificuldades familiares, pelo aprendizado prejudicado pelo despreparo dos professores, pelo obsoleto sistema de ensino, sucateamento das instalações, ultrapassados equipamentos didáticos a sua disposição e pela excessiva quantidade de alunos nas salas de aula em função da preocupação única dos gestores públicos em obter tão somente dados estatísticos quantitativos e nunca qualitativos.

A era do giz, do apagador, dos quadros negros, cadeiras e mesas para sentar administrados por professores desatualizados e despreparados está em total anacronismo com os avanços tecnológicos dos dias atuais e não são capazes de satisfazer os anseios da juventude. Estamos vivendo a era da internet, da TV, da  informática, todos focados no desenvolvimento intelectual e técnico dos seres humanos. Os professores devem ter a sua disposição amplo arsenal didático dos dias atuais e assumir o papel, em sala de aula, de orientadores facilitando o processamento das informações disponíveis pela informática e meios de comunicação.
Aulas bem planejadas e interpretadas por profissionais da arte cênica, aliadas a amplo material visual, atuam de forma objetiva e eficiente na construção do conhecimento da criança e do jovem adolescente, preparando-o para o enfrentamento da realidade tecnológica e social dos nossos dias. Aos professores cabe o papel de necessários orientadores conduzindo as informações e tirando possíveis dúvidas que possam surgir entre o alunado.
Em face da imaturidade inerente à criança e ao adolescente, poder-se-ia também aproveitar sua natural curiosidade canalizando-a para uma identificação de suas aptidões, direcionando-os para o enfrentamento de uma realidade futura no dia a dia de suas vidas. Possivelmente seguindo esta trilha no rumo da educação a população mais carente possa ter maiores chances de sucesso profissional com capacidade competitiva com os alunos privilegiados e mais abastados.

Paulo Placido



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