FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

domingo, 6 de setembro de 2015

NOTA OFICIAL



Querem Engrupir o Povo?

Um grupo de 40 pessoas se dizendo servidores da secretaria de educação, foram às ruas de Marechal Deodoro na manhã desta quinta-feira (03) pedindo aumento de salário e melhores condições de trabalho.”
Esta afirmativa consta do site da Prefeitura, mas de acordo com o presidente do SINMAD, Marcos Antônio, o prefeito alterou o PCC e causou perda de até 10% no salário dos servidores, reduzindo o percentual de ganho de professores por titulação e a classe continua em luta.

Pelo que afirma o órgão de classe a paralização é quase total, cerca de 90% das escolas não estão funcionando em sua plenitude, apesar dos professores não estarem indo às ruas. “A presença foi bem maior que as 40 ditas no site oficial da prefeitura e o que acontece é a existência de professores contratados que, ficam com receio de perderem seus contratos e são orientados a ficarem de fora das atividades grevistas ” – complementou Marcos.
O vereador Cacau hipoteca total apoio ao movimento dos servidores da educação e afirma que não pode concordar com o retrocesso pela retirada de benefícios conquistados pela categoria. “A valorização da classe é primordial para melhorar os índices do município”, declarou o vereador ao Realdeodorense.

NOTAS RÁPIDAS

Sou Inocente

Foto: Marcos Oliveira e Luis Macedo/Câmara e Senado
O senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira, investigados pelo Supremo Tribunal Federal, juram inocência e afirmam que as doações de campanha estão rigorosamente dentro da lei.
A Polícia Federal, que tem tido muito trabalho com tanta corrupção no país, remeteu denúncias contra os dois políticos, pai e filho, ao STF, mas ainda deverão passar por uma sequência de formalidades como passarem pela Procuradoria Geral da República que poderá ou não denunciar os dois parlamentares ao STF. Caso o ministro relator acate a denúncia, será aberto um processo sobre a investigação. Caso contrário o ministro pode até determinar o seu arquivamento.

Acusação é a melhor arma


O senador Fernando Collor (PTB-AL), acusado por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras na Operação Lava Jato, foi denunciado Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, demonstrou que irá até às últimas consequências para amenizar os efeitos da denúncia. O senador alagoano, em recente discurso no Senado Federal, chamou Janot de ´fascista da pior extração´ e ‘sujeitinho à toa e figura tosca´. “Até quando vamos permitir estado policialesco?” - indagou Collor no discurso. Segundo Umberto Eco – “Para rebater uma acusação, não é necessário provar o contrário, basta deslegitimar o acusador”.

sábado, 5 de setembro de 2015

FATOS&FUTRYKAS DA POLÍTICA


Documentos Ocultos

Ver. Jorge Mello
Pela total falta de conhecimento dos atos do Prefeito, o vereador Jorge Mello, pretendendo exercer suas funções de fiscal do executivo e representante do povo que o elegeu, passou a solicitar uma série de informações que até a presente data continua são ignoradas por Matheus, o prefeito.
O pleito de Jorge Mello foca principalmente o uso do erário e, para tal solicitou os seguintes documentos e informações:
1- Cópia dos processos licitatórios para realização dos vários eventos festivos em MD;
2- Cópia da licitação e contratos com as respectivas planilhas de serviços para a obra da Pça Pedro Paulino, com especificação de valores principais e das contrapartidas, obra esta que já ultrapassou mais que o dobro o seu custo original;
3- Extratos bancários, e a receita detalhada do município de junho de 2014 a fevereiro de 2015, incluindo as que são rotuladas como Royalties e, se as recebeu, qual a destinação que teve:
4- Comprovantes dos repasses das contribuições previdenciárias retidas dos servidores;
5- Existência de automóveis locados especificando quantidades, valor pago, destinação e cópia do processo licitatório, se houve.

Vereador pede cassação do prefeito

Prefeito Cristiano Matheus
O vereador por Marechal Deodoro, Jorge Mello, indignado com o que considera desrespeito do prefeito em não atender às solicitações de informações sobre atos praticados pela administração pública do município e que deveriam ser transparentes, resolve tomar atitudes de oposição atuante. Desde o dia 5 de março, respaldado na legislação vigente, Jorge enviou vários ofícios ao prefeito, mas “a autoridade municipal insiste em fazer tábua rasa dos ditames da norma mencionada (art. 10 e seguintes da Lei 12.527/2011) e, principalmente, dos Princípios que norteiam a administração pública – LEGALIDADE e PUBLICIDADE, se negando intencionalmente a fornecer o acesso às informações” – salienta o vereador em seu ofício ao Promotor de Justiça de Marechal Deodoro ao solicitar providências acrescentando considerar improbo o ato de ação ou omissão e requer a Representação Judicial por Improbidade Administrativa com aplicação das sanções legais inclusive com a perda do mandato.

Boa Disputa

Muitos candidatos à cadeira maior de Marechal Deodoro, a do prefeito, deverão surgir doravante. O filão é muito bom e tudo indica que desperta o desejo de muita gente, bem mais que a maioria do restante dos municípios . Mas, seja quem for o candidato de oposição, deverá ser visto com o perfil de real oponente aos desmandos que vem levando o município a bancarrota. 
Na atual conjuntura os nomes que mais se enquadram nos pré-requisitos são Junior Dâmaso e Cacau.Junior Dâmaso notadamente mais popular e o Cacau, como disse Ricardo Mota, com mais cacau.
Aliado à dupla e nos moldes de oposição ao atual prefeito Matheus, está o Vereador Jorge Mello, o Jorginho. Apesar de iniciante na política, Mello vem se destacando pelo destemido combate aos desmandos da gestão pública municipal, inclusive aos da mesa diretora da Câmara que vem cometendo uma série de irregularidades na condução dos trabalhos da Casa de Tavares Bastos.

Novos Nomes

Dep. Inácio Loyola, possível candidato de Matheus
O que se comenta é que o prefeito não medirá esforços, e muita grana, para não largar o filão. Desesperadamente vem comprando a consciência de muitos políticos sem muita consistência ideológica, tão somente para garantir o necessário apoio para o candidato que o “blindado” resolver lançar. Segundo a boca miúda, a futrykada, os bochicheiros, deve ser Loyola, tio de sua ex-esposa, aquela que sofre a investigação pelos supostos desvios do erário no período que foi prefeita de Piranhas, mas é Secretária de Governo.
A mesma futrykada fala também de um processo, um tanto cabeludo, que o titio de Mellina Torres Freitas, o Loyola, está envolvido.

Mas como ele, Matheus, tão bom estrategista quanto voraz abocanhador do erário, sabe, a divisão das oposições é a única chance que tem para fazer seu sucessor diante de sua péssima aceitação no município. E para tal pretende bancar alguns nomes que finjam posar de oposição só para atrapalhar o processo.

domingo, 23 de agosto de 2015

FUTRYKAS DEODORENSES


Junior e Cacau


Há mais de um ano para as eleições municipais e já começaram as futrykas sobre quem está com quem, situação ou oposição. As mais recentes giram em torno de um possível acordo de Junior com Loyola e de Cacau com João Lopes. 
Pode até ter algo de verdade, pois onde há fumaça há fogo, diz o adágio popular, mas não é o que afirmam eles que se colocam como pré-candidatos. Porém analisem a quem realmente interessa uma notícia dessa. É evidente que ao gestor, que deseja se manter no poder elegendo um comparsa seu, nos parece obvio e o melhor é detonar todo e qualquer cidadão que possa lhe criar problemas.

Oposição I

Prefeito Matheus

A verdade é que o todo poderoso, o blindado, o negociante de almas, ou melhor, o prefeito da primeira capital do Estado, está arrebanhando para o seu curral muitas (e possivelmente fracas) lideranças que se diziam oposição ferrenha ao atual gestor. 
Possível candidato de Matheus - Inácio Loyola 
Verdade, verdade mesmo, é que o dinheiro fala mais alto... e como fala! Para comprovar, pela grana pública que entra (e sai) nos cofres da prefeitura e pela facilidade como é manipulada, não é de se estranhar que tenhamos um Dedé, um Jau da Colônia, um João, aliás uns joãos, um Pedrinho da Barra Nova, um Kia, um Gerson da Panela, um Bezouro e tantos outros, segundo a futrykada, sob as asas do “blindado” Matheus. Diante dos fatos e como dedução tudo mais pode acontecer.

Oposição II

Outra verdade, e a mais verdadeira, é que as oposições ao prefeito, e a qualquer pessoa que lhe acompanhe, estão cada vez mais unidas e fortes. A união faz a força, dizem. A força maior, no entanto, está nos nomes que se aliam a Junior e Cacau a cada dia mais e sem recompensas e apenas por serem os únicos que estão sólidos no propósito de retomar os comandos do município, moralizando os poderes, hoje apodrecidos por improbidades, desmandos e falcatruas nesses últimos anos. Quem não quer mudança nesse quadro atual é que se opõe a esses propósitos de moralidade.

Quem é o candidato?

Quem será o comandante dessa dupla? Só o povo decidirá quando as convenções se aproximarem e as chapas eleitorais tiverem que ser definidas. Os campeões nas pesquisas de opinião pública estão no firme propósito de deixarem as vaidades e acatarem o que o povo decidir. Eles, que aparecem nas pesquisas não oficiais a frente do candidato do todo poderoso que não passa de uma aprovação popular de no máximo 32%, ou seja, 1/3 dos votantes, estão recebendo dia a dia mais adeptos à sua campanha. O comandante será definido em pesquisa de opinião pública a ser feita nas vésperas das convenções onde as candidaturas terão que ser registradas.
O apoio do povo deodorense a essa dupla lhes dá mais ânimo para seguirem em frente nessa luta e no propósito definido por eles mesmos: – “Queremos devolver a dignidade do povo deodorense buscando retomar o poder público das mãos dos forasteiros que aqui se implantaram para usurpar o que pertence tão somente a nossa gente.”

Câmara Atropela

Foto: site oficial da Prefeitura de M. Deodoro
Os últimos acontecimentos na casa de Tavares Bastos, a casa legislativa deodorense, não tem sido hoje muito diferente do que vem acontecendo nos últimos anos, na era Matheus/Leopoldino. Irregularidades, falta de respeito aos pares e ao povo, administração ditatorial, entre outras atitudes não muito condizentes com a retitude no trato da coisa pública, tem sido a tônica na Câmara Municipal de Marechal Deodoro, segundo os poucos vereadores de oposição. O último ato dessa trágica administração foi a Lei que altera os ganhos da educação prejudicando sensivelmente a categoria. 
Numa manobra espúria engendrada por Matheus, que segundo juristas fere total e integralmente os preceitos da legalidade e do respeito aos bravos professores que dão tudo para cumprir a sublime missão de preparar jovens para a vida, foi aprovada em sessão recheada de ilegalidades e passiva de se tornar nula.

Irregularidades

Como já tem sido amplamente divulgado nos veículos de comunicação (a exceção dos oficiais de Marechal) a Câmara Municipal é um poço de irregularidades, para não serem denominadas de falcatruas ou coisa pior. A começar por uma ata que aparentemente não é registrada e muito menos lida nas sessões seguintes. Eleições que são consolidadas sem cumprir os ditames da legislação, prazos que não são levados em consideração, aprovações em total desacordo com a legislação vigente e uma série de atos que são contraditórios aos anseios da população.  Se os próprios vereadores têm dificuldades em conseguir esclarecimentos lacrados na “caixa preta”, imaginem a população, setor do município mais interessado nas decisões da casa legislativa. O povo fica a mercê dos rumos do município que ali são traçados. E o pior é que todo mundo aceita tranquilamente tudo que ali é praticado. É bem verdade que qualquer cidadão pode ingressar no judiciário com uma petição para investigar toda essa sujeira, mas esses mesmos cidadãos não têm facilidade de acesso a documentos que instruam o processo investigatório inicial, como aqueles que por ali transitam. E aí fica difícil, ou praticamente impossível.

A pergunta que não quer calar: os vereadores não foram eleitos para representar o povo?

terça-feira, 18 de agosto de 2015

FATOS&FUTRYKAS


Golpe na Educação

Marechal vive mais um drama onde a população é mais uma vez penalizada. O descumprimento do acordo, ou promessa, de reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação parece cair por terra. Os funcionários se rebelam. Trabalham sem incentivo. Ameaçam paralização. E no final de tudo o alunado é quem sofre as consequências.
O maior problema não está, a meu ver, nas cascas de bananas apresentadas pelo prefeito Matheus e sua secretária Flávia Souza no projeto de lei que reduz a progressividade dos servidores e que foi aprovado pela Câmara. Segundo o sindicalista Jaelson da Força Sindical, com esse projeto a categoria fica lesada no pagamento do reajuste de 13,5% no piso nacional da categoria determinado pelo governo federal. O maior problema, e que mais me preocupa, é perceber que os vereadores, legais representantes do povo e dos funcionários da educação, conhecedores das artimanhas contidas nas entrelinhas do projeto, o aprovaram tranquilamente sem questionamento. E é aí que indago mais uma vez: onde está a oposição?

Cadê a Oposição

NOOOOOOSSA!
A Câmara de Vereadores de Marechal, segundo se observa, é um perfeito exemplar de irregularidades. Lá não respeitam leis e, em consequência, não respeitam o munícipe. Nas suas sessões, quando são realizadas, nunca é lida uma ata da sessão anterior, o que é obrigatório; lá também não se observam os prazos regimentais para aprovação de projetos, concedem títulos honoríficos a pessoas ocupantes de cargos públicos eletivos, aprova-se qualquer coisa em regime de urgência dispensando-se inclusive a apreciação das comissões. Entre outras irregularidades que ferem gritantemente o previsto no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município, são aprovadas Leis que regulam o orçamento, entre outros assuntos de relevante interesse da comunidade, e tudo sem a menor discussão com a população.
Diante de tudo isso e muito mais, é lamentável que nenhum vereador se rebele, deixando transparecer uma possivelmente conivência. Será? Lamentável também é que nenhum segmento da sociedade organizada tenha o aval da população para se manifestar contra tudo isso. É lamentável e vergonhoso!

Investigação


Surgem rumores que somente dois dos vereadores deodorenses não estão sob investigação por suspeita de uso indevido do erário. Parece que os representantes do povo além de recebem cerca de 2 mil reais por mês para combustíveis, ainda alugam seus próprios carros para a Câmara que os coloca a serviço do próprio vereador. Essa estória não é nova, mas o novo é que a PF agora anda checando essa e mais umas tantas outras, como umas verbas destinada a pagamento de pessoal e acabam tendo outro destino. É só esperar para ver no que vai dar.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FATOS&OPINIÕES

Rigidez e liberalidade

Diante do crescente número da violências envolvendo jovens, o que vemos é uma verdadeira caça às bruxas ou a famigerada busca por culpados. Na realidade a culpa é mesmo de toda sociedade. Uma sociedade mais permissiva que nunca. Uma sociedade que ao invés de acolher menores de rua aceita uma lei da palmada, ao mesmo tempo é favorável à redução da maioridade penal. Total incongruência. Não reprimir erros com umas palmadinhas preventivas, mas condenar garotos a uma escola de marginalidade.

Arrependimento

Ter participado da luta contra a ditadura, ter se arriscado a ser preso, a levar bordoadas e receber reprimendas de toda sorte por um ideal julgado democrático não parece ter valido a pena. A época o cidadão comum, sem envolvimentos políticos, tinha uma vida sossegada, sem medos e com liberdade de ir e vir. Mas desejava também a propalada liberdade ideológica, o poder ser contrário ao regime e até clamar por um utópico socialismo. Chega ao final a “ditadura”. “O poder voltou ao povo”, bradavam milhares de brasileiros que se solidarizavam aos “perseguidos”, presos e exilados políticos.
Passados trinta anos, o que vemos é um mar de lamas encenado pelos mesmos que a época clamavam por uma social democracia. Hoje vivenciamos milhares de pessoas condenadas a morte pela falta de educação, de saúde, de segurança, de oportunidades de trabalho, de mobilidade, e até de liberdade, enquanto se vive no analfabetismo e ladeado pelas drogas a mercê do tráfico. Seria esta a situação que o povo almejava? Ou o que fica é um grande arrependimento de ter, de alguma forma, sido partícipe da busca por novos tempos?

A Educação

Os funcionários da Educação de Marechal Deodoro reclamam que o Prefeito não tem respeitado a categoria faltando com os compromissos assumidos. “Não somos marionetes que aceitam qualquer farsa no aumento salarial e ficamos na submissão de uma gestão que soube aumentar 100% seus salários que já são significativos por sinal, enquanto resta ao docente um reajuste vergonhoso. ” – afirma um funcionário. A classe ameaça paralisar as atividades se nada for feito. As lideranças prometem no próximo dia 17/08 voltar a encaminhar, de forma legal, a greve que poderá acontecer em Marechal. Eles ainda afirmam que irão denunciar junto a mídia trazendo repórteres para que fique claro à categoria, pais e comunidade, as motivações que levaram os professores a Greve.

Vereador Vai e Vem

Aquele vereador que não se fixa em um lado e ora está na situação, ora na oposição, anda mais uma vez em conversações com a Polícia Federal. Parece que o vídeo que andou circulando pelas redes sociais e que foi parar nas mãos da Polícia Federal, ainda rende dividendos, mas negativos ao que parece. Desta vez os federais já andam ouvindo outros participantes do flagrante. O que se comenta é que a estória contada agora se aproxima mais da história ocorrida e com isso novos participantes estão sendo envolvidos. Vamos esperar para ver no que vai dar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Fatos&Futrykas

Operação Lava a Jato
A sujeira que vem sendo colocada a público com as operações desencadeadas para apurar os saques aos cofres públicos é tanta que já andam sugerindo alterar o nome da operação para “lavagem gástrica”.

Justos Dízimos
Eduardo da Cunha, economista, radialista e presidente da Câmara dos Deputados é evangélico, membro da Igreja Neopentecostal Sara Nossa Terra. Diante das suspeitas de recebimento de alguns agrados para liberar dois contratos da Petrobras entre os anos de 2006 e 2007 e segundo o consultor Júlio Camargo em depoimento de delação premiada, Cunha teria recebido US$ 5 milhões em propina. As bocas miúdas já andam dizendo que o pastor de sua igreja já anda rondando seu gabinete para cobrar o dízimo sobre o que Cunha teria recebido!

A PF em Deodoro
Parece que a turma está mesmo querendo colocar o Brasil em pratos limpos. Os mais recentes comentários nas altas rodas politiqueiras e futriqueiras dão conta que os Federais andam rondando a primeira capital do Estado de ALAGOAS também.
Lá são treze vereadores mas pelo que se fala só dois estão fora da listagem dos homens. Os onze restantes estão todos enrolados, a começar pelo presidente – lembram daquele filminho onde tentam (e parece que conseguem) subornar um vereador, o “Vai e Vem”, onde o presidente aparece, com suas pulseiras de ouro “a moda” Sinhozinho Malta, no comando da situação? Pois é, pelo que dizem a Federal não esqueceu o lance.

Atos Obscuros
A coisa naquela casa legislativa, a da terra do Marechal, anda meio enrolada: pelo que se comenta, inclusive nas rodinhas do corredor da casa da Tavares Bastos, o duodécimo vem sendo surrupiado sob a alegação que é para pagar SERVIDORES TERCEIRIZADOS. Tal desculpa até pode servir como justificativa, pois a Câmara só tem dois servidores efetivos e com uma já aposentada, como vem alertando Paulino Lopes em seus recados no Realdeodorense.
Além disso se fala também da verba para combustíveis que gira em torno de 2 mil reais por mês para cada vereador. Com esse trocado dá para rodar algo em torno de 4mil e 800 quilômetros por mês. Com essa quilometragem pode se realizar cerca de 70 viagens Marechal – Maceió - Marechal. Nossos representantes do povo precisam rodar muito, pois mesmo com essa verba para o combusta, ainda recebem para alugar um carrinho para deixar o seu sem desvalorizar.
Mas aos que merecem as benesses do blindado Matheus resta ainda alugar para a Prefeitura - máquinas, ônibus e caminhões. Bem o valor dos aluguéis é outra estória.
Essa turma gosta mesmo de uma futrica, mas que pode ser apurada pelos homens de preto, ou seja, os da Federal.

Telefonema Esclarecedor
Um cara moderninho, telefonando para um amigo:
- Estou aqui vendo televisão e aparece um dentista famoso preso por tráfico de drogas. Para você ver como a gente se engana com as pessoas - sou cliente do cara há anos e não sabia que ele era dentista!