FRASE DA SEMANA

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

FATOS, FUTRYKAS e OPINIÃO

Aos leitores do Realdeodorense

Hombridade, dignidade, honestidade, entre outros adjetivos que denotam a boa conduta de cidadãos em relação a seus pares, parece não estar tendo o lugar de destaque que merece e é esperado na atualidade. Se não bastasse o uso de pseudônimos (uns até engraçados e outros grotescos) por alguns dos usuários deste mural que acovardados se ocultam para não serem identificados, percebemos que hoje já estão chegando ao cúmulo de adotarem nomes de pessoas dignas como autores de absurdas e estapafúrdias mensagens na oposição das ideias dos supostos signatários. Tal prática é covarde e abominável, por querer imputar a outrem uma postura que não condiz com a verdade.
Este comentário se deve em particular a um recado deixado em nome de Wanillo Galvão tecendo elogios ao prefeito de Marechal Deodoro, quando é público e notório que Wanillo é adversário político de Cristiano por não compactuar com suas ideias e práticas administrativas.
Culpar o site e seus administradores não é o caso, pois estes não estão na posição de julgadores das opiniões de quem se utilizar deste importante veículo para externar suas ideias. Mas quero lembrar ao ignóbil mau-caráter e seus seguidores que os recados aqui deixados podem ser identificados facilmente e, caso da vítima se senta prejudicada pode exigir a violabilidade do sigilo para processar o autor da “calúnia” exigindo todas a aplicação de todas as penalidades previstas na legislação. Pensem bem!

Invento incompatível

Uma das maiores cretinices inventadas pelo governo da Esquerda Caviar foi a nova tomada elétrica de 3 pinos, que é incompatível com TODAS as tomadas da galáxia. A justificativa da mudança foi pela preocupação com a segurança da população. A tomadinha teria requisitos de segurança nunca antes pensado. Chegou-se a conclusão, no entanto, que este invento não foi concebido desta forma por falta de competência e sim por capacidade demais. Pensando direitinho, alguns observadores concluíram que houve mesmo foi a instauração de monopólio, com muito dinheiro envolvido.
Uma simples tomadinha que não tem similar no mundo obriga que todos os brasileiros troquem as antigas ou gastem mais em adaptadores. Ou seja, tudo fabricado por grupos que detém o poder. E haja grana!

Mais esquecimento

A “esclerose” ou “caduquice”, hoje chamada doença de Alzheimer, é uma enfermidade que parece assolar os deodorenses, com uma diferença - entre tantas importantes coisas, por serem relegadas pelo poder público, acabam caindo no esquecimento da população. Uma delas é a Agencia do INSS que continua com suas obras paradas.
Foto: http://www.realdeodorense.com.br/
Recentemente o Vereador Jorge Mello, reconhecendo a importância de uma Agência do INSS no município, principalmente por dar muito mais conforto e comodidade aos aposentados, pensionistas e beneficiários da previdência, esteve na Superintendência de Alagoas cobrando ao seu Superintendente Edgar Barros, a retomada das obras. O vereador recebeu do superintendente a explicação que diante de alguns problemas com a construtora responsável pela execução a obra teve de ser parada, entretanto uma nova construtora já foi selecionada, e afirmou que as obras no mais tardar em Março já irão ser retomadas.
A atitude de Jorge Mello revela sua preocupação pelo coletivo, sobrepujando os interesses pessoais e individualistas que acometem geralmente o meio político. Um exemplo a ser seguido.

A Escolha pelo voto

Uns escolhem candidatos que lhe ofereça proteção, solidariedade pessoal ou lhe dê assistência e aí vem a regra da gratidão. São os de menor poder econômico, menos instruídos e mais carentes;
Outros optam por definir a quem dar seu voto pela aparente capacidade de priorizar o coletivo indistintamente e que possa lhe passar a imagem de honestidade, mas que tenha serviços prestados e regular presença nas comunidades carentes fora do período eleitoral; mais ainda: a escolha passa também pela verificação do nome que não esteja envolvido em escândalos nem evidências de enriquecimento ilícito. Esses são os intelectualizados que buscam a segurança de seus descendentes numa sociedade mais equânime.
No final pesa mesmo o grupo que é a maioria do eleitorado: aquele que não titubeia na escolha do que mais lhe der naquele momento. E como pesa os que só respeitam a gratidão, o assistencialismo e as benesses do momento.

Paulo Placido

Novas regras para longevidade
Acontece que há muitos outros: bons hábitos e fatores externos que são fundamentais para se chegar a uma “melhor idade” digna do nome. Hoje colocamos algumas das novas regras para se chegar que são desdobramentos de estudos que levam em conta a influência que a sua personalidade e o seu entorno podem ter na sua longevidade. O principal deles é um estudo da Universidade Stanford, na Califórnia, iniciado pelo médico Lewis Terman em 1921.
Deus ajuda quem vai à igreja
Fato: quem comparece à missa, culto, centro espírita, sinagoga, terreiro etc. em geral vive mais. Dilema: religiosos vivem mais porque rezam ou rezam porque vivem mais? Os dados não permitem concluir se a saúde dos anciãos é beneficiada pela experiência ou se, na verdade, quem tem disposição para ritos religiosos são justamente os mais saudáveis. Moral da história: na dúvida, tenha fé em alguma coisa – nem que seja em Richard Dawkins.

Beba! E não precisa ser tacinha de vinho
Quando o assunto é álcool e longevidade, só se fala em vinho tinto. Preconceito: vinho branco, cerveja, uísque e outros fermentados e destilados também podem fazer bem. Há um índice menor de doenças cardiovasculares relacionadas ao consumo diário de até duas doses – e de apenas uma para mulheres, ponto para os homens! Mas a ALFA e o Ministério da Saúde advertem: beba com moderação. Passou de duas doses, já vira problema.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

IMPRESSIONANTE

Vejam só como lá fora querem querem nos mostrar.

http://www.liveleak.com/view?i=cbc_1388001539

É TRISTE!

FATOS, FUTRYKAS & OPINIÕES

Efeito Eleição

No ano de 2012, ano em que ocorreu a última eleição que escolheu vereadores e prefeitos, o município de Marechal Deodoro teve receita orçada em torno de 129 milhões e 180 mil reais e teve 86,09%, ou seja, aproximadamente 111,211 milhões de reais, aplicados. Já em 2013, consolidada as eleições, prefeito e vereadores empossados, o valor orçado foi de 152,759 milhões de reais, mas só foram realizados 56,60% deste total – algo em torno de 86, 460 milhões. A futricada só pode concluir que a disparidade representa a falta de interesse dos empossados e deixando-os acomodados ou procurando meios para pagar os papagaios contraídos para a compra dos votos... ou teriam outras explicações?

Adro do Convento

Paulino Lopes informou no mural do Realdeodorense que o convênio 774908 (SIAFI), com recursos do Ministério da Cultura que liberou os recursos na ordem de 1,917 milhões e contra partida da prefeitura de R$ 83.000,00 para a reforma do ADRO do Convento de Marechal Deodoro, é o mesmo que determina a reforma da Praça Pedro Paulino, a Rua Melo Morais e a Barão de Alagoas (a que desce para o cais da lancha). O convênio é de 27/11/2012 e tem término previsto para 18/02/2014. A única liberação, que ocorreu em 05/06/2013 no valor de 1, 917 milhão de reais, representa muito dinheiro para pouco serviço, que quase não se vê.

Forum

Paulino Lopes indaga pelo Realdeodorense se alguém tem informações sobre a construção do novo Fórum de Marechal Deodoro e da sede do INSS? Há quem diga que a construtora faliu! As obras se encontram paralisadas há anos e nenhuma autoridade se pronuncia dando satisfação à sociedade. Afinal os recursos são públicos.
Outra dúvida do ex-vereador é quanto à Faculdade de Marechal Deodoro! “Em publicação no site da prefeitura divulgado em 29/07/2011, o prefeito dizia em ALTO E BOM SOM, que iríamos EXPORTAR médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais Será que algum deodorense acreditou nessa PIADA?” – indagou Paulino.

Transparência

Uma das leis criadas recentemente é a da transparência. Ela obriga o que seria obvio, mas que alguns gestores só entendem quando são obrigados e cobrados. Se o serviço é público nada mais evidente que toda população tome conhecimento do que está ocorrendo, principalmente quando o assunto é a utilização dos recursos que são da população. Apenas os inocentes gestores "acham" que as verbas que eles administram são deles, e como tal fazem o que querem e normalmente as usam em benefício próprio sem querer prestar contas do que fazem aos seus legítimos donos. Aí vem a Lei e lhe puxa as orelhas para lembrá-los que o buraco é mais embaixo e a música tem outro ritmo. Tadinho deles!!!


SAAE x ELETROBRÁS

Ainda no site da prefeitura em publicação de16/07/2009, o Diretor do SAAE prometia investir pesado em maquinário, perfuração de poços, etc..., na tentativa de solucionar o problema da falta de água nas torneiras das casas dos deodorenses. Até hoje o problema continua - “Hoje arrumam como desculpa para os problemas a deficiência da ELETROBRÁS, o que não é justo. A falta de um planejamento estratégico, definições de prioridades para o setor, mão de obra especializada, estudos da relação produção/consumo/população e outros fatores relativo ao caso e os investimentos a serem realizados, é o caminho para a solução do problema.” – afirma ainda Paulino Lopes que conclui – “Com o visível aumento da demanda, não podemos conviver com improvisações nem paliativos, assim nunca conseguirão resolver nada. E o sofrimento continua.”

Ponte Submersa

Estão lembrados da ponte submersa no rio da Estiva? De acordo com o site da prefeitura, foi divulgado no dia 28/04/2012, com foto e tudo mais, que o impedimento para a sua construção era falta da licença do IMA. Liberada a licença na época em, 2012, a ponte continua do mesmo jeito, e já serve hoje de atração turística. Outra piada, “ponte submersa”, só em Marechal Deodoro.

Saúde Capenga

Posto de Saúde fecha por falta do fornecimento de energia causado pela falta de pagamento e uma ambulância do Hospital de 24 horas do município de Marechal Deodoro fica impedida de abastecer em um posto localizado na AL-215 próximo ao Povoado Massagueira para atender à população Deodorense. Foi necessária a denúncia no site Realdeodorense para que um funcionário de nome Alexandre providenciasse o abastecimento da ambulância e informasse que o posto dispõe de quatro linhas para que as pessoas que precisem entrar em contato com o posto possam ligar a cobrar.

Vale-voto

Vale-miséria ou vale-voto é um expurgo eleitoral de que os políticos do tipo ave de rapina sabem oferecer em troca de voto e poder; só pessoas com um pouco (mínimo) de cultura sabem entender a diferença entre isto e trabalho digno.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FATOS, FUTRYKAS & OPINIÕES

Perseguições

"O atual prefeito, criticava tanto o Danilo, de perseguir funcionários, mas ao que parece, depois de refletir, pensar bastante, achou que Danilo tinha suas razões, e já fez isto também".
A pergunta da sociedade deodorense, que aguarda que o pessoal que participou da Assembleia Geral Unificada (AGU), na Carlos Gomes, como, e servidores municipais de diversos setores da administração do município de Marechal Deodoro, façam alguma coisa é – por que ter medo do prefeito? Vão às ruas protestar, pois só assim o Cristiano entende e atende as suas reivindicações.

Reinvindicações

Entre as reivindicações dos servidores está à atualização do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores da Saúde que soma 25% de defasagem, cumprimento da promessa do Prefeito para criar um Plano de Carreira e, ao final, incorporar 25% na gratificação de risco de vida para os Guardas Municipais e melhorias nas condições de trabalho.
Os funcionários esperam que prevaleça a união e que eles, unidos, consigam seus objetivos.

Duvidas

O povão tem uma vaga lembrança de um ônibus que existiu e que serviu com consultório odontológico circulante. Agora a pergunta que não quer calar: Onde foi parar esse ônibus que ninguém sabe responder? Alguns se atrevem a comentar que o ônibus foi queimado, mas ninguém sabe dizer quando, onde e porque o foi, e muito menos mostrar os resquícios do finado. É pé de cobra...

Mais dúvidas

Outra das pulgas que rondam Marechal Deodoro é a que insiste em permanecer sobre rondando a casa dos seus habitantes é sobre o paradeiro da lancha escolar. Houve comentários (maldosos) que estava pintada de branco e servindo a um juiz em Japaratinga. Já defensores do prefeito dizem que ela está na Massagueira transportando estudantes, só que ninguém viu. Alguém sabe dizer onde foi parar mais esse recurso público?


Emblemáticas e Inúteis

As QUADRAS de AREIA são mais exemplos de dinheiro público jogado no lixo. De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, no dia 05-02-2009 foi publicado o convênio (SIAPI) de número 648318 no valor de R$ 487.500,00 e mais a contrapartida de R$ 29.750,00 da prefeitura e sendo sua última liberação em 28-03-2013 no valor de R$ 143.750,00 tendo como objetivo a construção de uma quadra poliesportiva em Marechal Deodoro.
O que nos surpreende é que de repente surgem 03 quadras de AREIA e pouco tempo depois são destruídas pela prefeitura (duas), sem ninguém ter sido responsabilizado pela perda do dinheiro público.
No local das quadras demolidas (Massagueira e Barro Vermelho), aparecem placas indicativas informando a construção de (NOVAS) quadras esportivas cobertas com os valores de R$ 509.837,31 e R$509.942,30 respectivamente. Nota-se a ausência do número do convênio e o nome da empresa responsável pela construção. Como também nada consta no Portal da Transparência do Governo Federal referente a esses convênios até esta data. O que nos deixa indignado é a falta de transparência nas ações da Prefeitura no que diz respeito ao emprego do dinheiro público, levando a sociedade a suspeitar de algum tipo de desvio do ERÁRIO, seja lá de que forma foi.
Paulino Lopes

Economia

Os alunos de Marechal Deodoro estão sem o ônibus do estudante que faz a linha Maceió. E até hoje, sem terem explicação, indagam o porquê dos ônibus estarem parados na garagem quando algumas Instituições já voltaram a funcionar desde o dia 27/01.
Depois de terem perdido dias de aulas, os alunos se deslocaram para Maceió e na volta para casa FORAM ASSALTADOS. A situação está insustentável. Na Secretária de Educação informaram que os ônibus dos estudantes só voltarão no dia 24/02. Por conta disso os alunos pacificamente, por enquanto, exigem uma solução imediata! A única explicação encontrada é a necessidade de economizar uns trocos. E ao que parece é pro prefeito realizar outras obras como as quadras.


Dicas para viver mais
Por Emiliano Urbim

Alimentação balanceada, exercícios regulares, álcool sob controle, cigarro à distância, muitas horas de sono. Se tudo isso já faz parte da sua rotina, parabéns: você cumpre alguns dos pré-requisitos para viver mais.

E aqui vai mais um ensinamento para viver mais:

4. Socializar é a fonte da juventude
Quanto mais velhos, menos saímos de casa. Lute contra isso: a ciência garante que conviver com outros é o gatilho de benefícios físicos e mentais que prolongam a vida.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

MARÉ ALTA

Maré Alta   
Por Arico Siarra

Coisa de brasileiro

Observei que após a troca do secretário da segurança do Estado, tem havido blitz mais assentuadas  no trajeto de pista Maceió x PraIa do Francês. Uma delas ocorreu na altura do Pontal da Barra. O engarrafamento foi imediato por uma extensão que chegou a cerca de um Kilômetro. É de salientar que o novo secretário deu amplo informativo sobre essa intenção. Apesar disso, logo que o engarrafamento se iniciou, muitos motoristas retornaram, até atravessando a ilha, sentido Maceió. Observei que alguns carros me pareceram suspeitos. Não seria o caso de se implantar uma blitz em sentido contrário, à altura da Brasken, antes da entrada para o Vegel?
Uma segunda questão que levanto: É muito morosa a ação da Blitz. É imprescindível mais organização e preparo dos policiais recrutados para este trabalho tão específico. Porque parar, por exemplo, um veículo com homens mulheres e crianças? A possibilidade de problemas de segurança destes agrupamentos é bem mais remota. Porque não deixar que estes veículos sigam sem o transtorno da ação da blitz? 
Uma última questão: Não constatei blitz intensivas nos retornos à Capital, nos fins de semana. E posso afirmar que nas tardes dos Domingos, os motoristas embriagados ao volante é algo altamente temerário.



P.S. - É de se suspeitar a proliferação de sites e blogs que avisam em tempo real a ocorrência de uma blitz policial informando o local exato e a dimensão e finalidade do aparato. A prática deixa os bandidos e beberrões em alerta, possibilitando-lhes a chance de driblar a ação que tem como finalidade reduzir a violência e evitar que acidentes ocorram com inocentes vítimas fatais.
FINAL FELIZ DO FELIX

“Na minha opinião está cena representa a mais linda imagem de todas as que finalizaram uma novela.” (opinião de um assíduo noveleiro).
Se o comentário foi com relação ao beijo, este só serviu para mostrar que as diferenças se acabam com o amor e ele pode existir de várias formas.
Mas se a cena foi a do reencontro do pai, que em final de vida dependendo de cuidados, reconhece em seu filho rejeitado uma vida inteira, o verdadeiro amor, e é quem está ali.
Ela representa que a única coisa que resta em vida é o reconhecimento dos erros e das injustiças cometidas e saber pedir perdão àqueles à quem machucou ou feriu de forma inconsequente pela vida a fora.
O Carrasco conseguiu passar ao assíduos telenoveliviciados  que o poder, a arrogância, o dinheiro e tudo que se fizer em prol de si, não terão valor nenhum se não plantar o amor ao nossos semelhantes de forma despretensiosa.
Tem muito político que deveriam ter assistido e tentado aprender alguma coisa.

Português é burro?

No mês passado, o ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, anunciou que 266 escolas com menos de 21 alunos seriam fechadas por estarem com uma população escolar diminuta. De acordo com dados do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, em 2005/06 havia 2849 escolas primárias e 1289 jardins-de-infância públicos com menos de 20 crianças.
O interessante que ainda dizem que português é burro. Eles têm mais alfabetizados que vagas nas escolas. Aqui, o oitavo país em analfabetismo faltam vagas para crianças querendo ser educadas. Até que temos bastante escolas, mas estão sucateadas ou sem equipamentos e professores... de nada adiantam.

Protesto Inteligente

FOTO:  /real deodorense
Um protesto inusitado chama a atenção de quem passou na Rua Dr. Miguel Omena, bairro de Taperaguá, Marechal Deodoro , na noite desta quarta-feira, dia 29. Um idoso, chamado Pedro Granjeiro, improvisou um chuveiro na porta de sua residência, alimentado por garrafões de água mineral. O protesto, segundo Pedro, é contra o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) que suspendeu o fornecimento d’água por falta de pagamento de contas relativas ao ano de 2003. Foram dois meses que não foram pagos a época, mas que já foram quitados há anos. Pedro Granjeiro, 62 anos, revelou ainda que não teria sido comunicado previamente do corte. Vamos aguardar para ver o que o SAAE tem a dizer agora.
Ele promete ingressar ainda com uma ação contra o órgão por constrangimento e danos morais.
Deixamos aberto o espaço para que o SAAE se pronuncie, caso tenham algo para se justificar ou ficar calado se houver concordância sobre o fato.

Carnaval Marechal 2014

O prefeito anunciou que a Spok Frevo Orquestra, de Pernambuco tocará dia 15 de fevereiro no Bloco Ninho do Pinto. Com este contrato, a prefeitura garantirá financeiramente um bom carnaval para os integrantes da orquestra de RECIFE, mas e para os MÚSICOS DA NOSSA TERRA, como é que ficam? Pergunta dos deodorenses que não deixa de ecoar pelos quatro cantos de nosso município. O que se sabe até agora é que será repassada uma ajuda de custo aos blocos, e estes, caso achem necessário, contratarão músicos. A responsabilidade pelo incentivo e preservação da cultura musical do nosso município tem sido assumida até hoje, por todos os prefeitos anteriores.
Apesar do atual não ser da terra, é sua obrigação garantir o melhor pros deodorenses. Não se cogita repudiar os músicos de outras plagas, mas o que os deodorenses já começam exigir é que a população se revolte, repudie e se manifeste. Afinal, é quase que unânime aos da terra terem um músico na família, seja ele tio, sobrinho, primo, irmão ou filho, ou mesmo amigo e seria deles o pão que o prefeito está negando.

Outras extravagâncias da presidente

Dilma também esteve em Cuba para participar da inauguração do Porto de Mariel financiado pelo BNDES, ou melhor, construído com dinheiro do povo brasileiro. Foram 682 milhões de dólares, ou melhor, 15 vezes mais do que o aplicado nos terminais brasileiros em 2013. Esse Porto de Mariel terá capacidade 30% superior à do Porto de Suape, o principal do nordeste brasileiro.
Essa gastança com Cuba tem, além da malversação do dinheiro público, deixa um gostinho de ofensa ao bondoso, ordeiro e inocente contribuinte brasileiro. E para quem não sabe, nos últimos anos o Dinheiro do povo brasileiro financiou também estradas na Bolívia e metrô na Venezuela.
A bondosa Dilma, em outra ocasião, perdoou uma dívida de quase 2 BILHÕES de países africanos, entre eles alguns comandados por ditadores que tem apartamentos no Rio de Janeiro com valor de aproximadamente 80 milhões.


Regime CLEPTOCRÀTICO


Usurpar a sociedade sob forma de impostos, taxas e tributos desumanos como se fora uma máquina preparada para amealhar riquezas a qualquer custo tem sido aparentemente o único objetivo do Estado brasileiro. Temos hoje uma nação que há algum tempo deixou de ser governada por um Estado de Direito imparcial e se submetendo ao comando de um poder discricionário que consegue transformar “tudo que toca em ouro”, como um Rei Midas. O erro é o uso para esse “ouro”. É uma verdadeira Cleptocracia, termo de origem grega que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”.

O cerco está apertando


O Procurador Federal Claudio Henrique C. M. Dias determinou que fosse aberto um inquérito civil para apurar as coisas estranhas verificadas nas Autorizações de Internação Hospitalar – AIHs. Marechal paga mais internações que a capital de Sergipe. Aí tem... Além das internações também tem colocado pulgas nas orelhas dos procuradores federais a forma que vem sendo aplicados os recursos que deveriam ser destinados à Merenda Escolar. Aí surgiram algumas empresas fornecedoras que até hoje tentam encontrar suas sedes. Estão pintando fantasminhas na estória. E ainda tem fatos intrigantes na contratação de Transporte Escolar em Marechal Deodoro. Geeente! A coisa tá ficando feia e ao que tudo indica o cerco tá se fechando. Demorou, mas tá apertando, lenta e gradualmente. Quem for vivo que pule fora enquanto é tempo. Ah! O inquérito tomou o nº 1.11.000.1384-2013-71.

Dicas para viver mais
Por Emiliano Urbim

Os conselhos clássicos de se manter ativo, bem alimentado e tranquilo continuam valendo, claro. Mas os pesquisadores chegaram a algumas informações surpreendentes: trabalhar muito é um caminho para viver muito, otimismo demais pode ser prejudicial e a genética não é assim tão determinante para prever seu futuro.

Conheça agora mais um ensinamento para viver mais:
Otimismo faz mal à saúde


Enxergar apenas o lado bom das coisas tem seu lado ruim. Pois é: pessoas otimistas tendem a subestimar riscos – um traço de personalidade que pode levar de ultrapassagens ousadas a longas ausências no médico. Além disso, otimismo além da conta deixa você frustrado demais com as dificuldades da vida. Ou seja: com um pé atrás, você vai mais longe.